Lista completa de Questões sobre Ética em Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as responsabilidades previstas no Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu artigo 11, quando requisitado a depor em juízo o psicólogo poderá
justificar sua ausência por falta de dados.
enviar apenas relatório pormenorizado.
enviar seu representante legal.
prestar informações considerando o previsto neste Código.
solicitar autorização de seu Conselho Regional.
O art. 4º do Código de Ética Profissional do Psicólogo informa que, ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o psicólogo: levará em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário; estipulará o valor de acordo com as características da atividade e o comunicará ao usuário ou beneficiário antes do início do trabalho a ser realizado e assegurará a qualidade dos serviços oferecidos
respeitando os valores aplicados pelo mercado de saúde.
por meio do valor acordado.
respeitando as tabelas de valores indicadas pelo Conselho Regional de Psicologia do qual faz parte.
respeitando a média dos valores estabelecidos pelas tabelas de valores indicadas pelo Conselho Regional de Psicologia do qual faz parte.
independentemente do valor acordado.
Ainda de acordo com o código de ética profissional do psicólogo, assinale a opção correta.
A intervenção na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo realizados por outro profissional poderá ocorrer a pedido do profissional responsável pelo serviço.
Quando não houver apresentação de um responsável legal, nos atendimentos a crianças, adolescentes ou interditos, o psicólogo poderá intervir, responsabilizando-se amplamente pelos atendidos.
O psicólogo deve registrar todas as informações relativas ao caso atendido, a fim de qualificar o atendimento prestada e favorecer a troca entre profissionais.
É facultado ao psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por qualquer meio, utilizar-se do preço do serviço como forma de propaganda.
Sempre que achar necessário, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo realizados por outro profissional, pois o zelo pela pessoa humana constitui princípio fundamental da categoria.
O código de ética profissional dos psicólogos estabelece padrões quanto às práticas e atuações referendadas pela respectiva categoria profissional e dedica alguns artigos às relações entre os psicólogos e a justiça. De acordo com tais dispositivos, assinale a opção correta.
O psicólogo deve registrar todas as informações relativas ao caso atendido, a fim de qualificar o atendimento prestado e favorecer a troca entre profissionais.
Em hipótese alguma o psicólogo poderá optar pela quebra de sigilo, mesmo com decisão fundamentada que busque o menor dano ou prejuízo.
Deverá o psicólogo interferir na validade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterando-as, quando não houver riscos ou benefícios para paciente ou familiares.
Não há restrição a que o psicólogo seja perito ou atue como avaliador em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado.
Em perícias, o psicólogo deve limitar-se a expor as informações de que tiver conhecimento por meio de seu trabalho e, em laudos, deve ater-se a exibir somente informações relevantes para tomadas de decisão.
Assinale a opção CORRETA.
Analise as alternativas abaixo classificando-os como V para Verdadeira e F para Falsa, tendo como norteador O código de Ética Profissional do Psicólogo no que se refere as RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO Art. 1º São deveres fundamentais dos psicólogos:
( ) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia.
( ) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos mesmo que injustificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substitutoas informações necessárias à continuidade do trabalho.
( ) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício legal ou regular da profissão,com exceção das transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.
( ) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal.
V, F, F, V.
V, V, V, V.
F,F, V, V.
V, V, V, F.
F, V, V, F.
De acordo com o Artigo 16 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, o psicólogo:
I. Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas grupos, organizações e comunidades envolvidas estimular a cidadania e a participação social.
II. Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica.
III. Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações.
IV. Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.
Estão corretos os itens
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O atual Código de Ética Profissional do Psicólogo reflete a importância e o reconhecimento do papel social deste profissional ao longo de décadas, sua atuação em diferentes espaços, a participação na construção de práticas e saberes distintos e sua forma de responder e lidar com pontos delicados como os dilemas éticos. Sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo de 2005, é incorreto afirmar:
é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender a evolução do contexto institucional legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes.
foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania.
pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.
a formulação deste Código de Ética, o quinto da profissão de psicólogo no Brasil, explicita em seus artigos a questão do preconceito racial e sexual, umas das novidades desta edição.
na sua construção, entre outras coisas, buscou-se estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não suas práticas particulares.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia Nº 002/87, de 15 de agosto de 1987, que aprova o Código de Ética Profissional do psicólogo, é regida por princípios fundamentais. Qual opção abaixo diz respeito a estes princípios?
Igualdade e fraternidade.
Integralidade e universalidade.
Dignidade e integridade.
Respeito à ordem nacional e a cultura.
Responsabilidade econômica.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n. 002/87, de 15 de agosto de 1987, aprova o Código de Ética Profissional do psicólogo. Qual opção abaixo não está correta em relação ao item Das Relações com a Justiça?
O Art. 17 trata da obrigatoriedade de colocar o conhecimento à disposição da Justiça.
O Art. 18 trata da possibilidade de escusa, por parte do psicólogo, de funcionar em perícia que escape à sua competência profissional.
O Art. 19 trata da obrigatoriedade de, nas perícias, o Psicólogo agir com absoluta isenção, limitando-se à exposição do que tiver conhecimento, através de seu trabalho e não ultrapassando, nos laudos, o limite das informações necessárias à tomada de decisão.
O Art. 20 trata do sigilo profissional do psicólogo.
O Art. 20 trata do que é vedado ao Psicólogo na relação com a Justiça.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...