Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de Ausubel, não é correto afirmar que
com o progressivo auge das concepções cognitivas em psicologia, a teoria de Ausubel foi alcançando um posto relevante no campo educacional, ainda que sua importância e consideração tenham sido maiores, talvez, internacionalmente do que nos EUA.
Ausubel considera evidente que a principal fonte de conhecimentos provêm da aprendizagem significativa por recepção.
a tarefa do docente consiste em programar, organizar e seqüenciar os conteúdos, de forma que o aluno possa realizar uma aprendizagem significativa, encaixando novos conhecimentos em sua estrutura cognitiva prévia e evitando, portanto, a aprendizagem memorística ou repetiva.
os novos materiais que serão aprendidos devem ser potencialmente significativos, ou seja, suficientemente substanciais e não – arbitrários, para poderem ser relacionados com as idéias relevantes que o sujeito possua.
a teoria da assimilação de Ausubel sustenta que a aprendizagem significativa produz-se quando o sujeito cria idéias totalmente novas na estruturação do seu cognitivo.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca de grupos e equipes de trabalho.
Equipes de trabalho que apresentam melhores resultados de desempenho tendem a afirmar que possuem o número adequado de membros para a realização da tarefa e que estes possuem as habilidades necessárias para cumprir os objetivos estabelecidos.
Na Psicoterapia Breve de crianças, a focalização deve ser processada da seguinte forma, segundo E. Gilliéron:
A focalização estará orientada para o sintoma, a angústia ou o conflito predominante.
A focalização estará dirigida para uma patologia localizada no espaço intrapsíquico.
A Teoria Breve, em um apreciável número de casos, deverá focalizar não um indivíduo isolado, mas um espaço intermediário, ligando os pais e a criança numa interação psíquica.
Os esclarecimentos e interpretações serão focalizadas no espaço intermediário que liga pais e filhos, através de projeções e identificações baseadas na fusão imaginária. O objeto da focalização é, portanto, um espaço de individualidade psíquica.
A meta da Terapia Breve será mais a redução sintomática ou a resolução de um conflito intrapsíquico do que a desparasitagem projetiva, a redução das identificações (principalmente dos pais com as crianças) e a retomada dos processos de individuação do pai e da criança.
Considere que o diretor da área administrativa de uma organização procure o setor de gestão de pessoas para solicitar uma intervenção na referida área, em razão de seus funcionários estarem desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Nessa situação,
pode-se esperar uma queda na produtividade da área considerada, já que as pesquisas indicam que funcionários insatisfeitos com o trabalho são menos produtivos.
Podemos afirmar que a maioria das ações do psicólogo com a pessoa deficiente tem ocorrido em instituições especializadas, o que significa que o serviço básico de saúde tem se omitido. O profissional de psicologia, neste contexto, pode facilitar para que a pessoa deficiente tenha acesso aos programas de saúde atuando de acordo com as afirmativas abaixo, com exceção de:
O psicólogo, na equipe multiprofissional, deve promover momentos para reflexão sobre preconceito.
A avaliação psicológica seja repensada e sirva para quebrar as cristalizações sobre incapacidade.
O diagnóstico psicológico precisa compreender como funciona o sujeito, que lhe foi encaminhado, enfatizando suas deficiências e dificuldades.
O psicólogo tenha conhecimento das técnicas de exame psicológico.
O psicólogo deve possuir conhecimento sobre o desenvolvimento humano.
Considere que o diretor da área administrativa de uma organização procure o setor de gestão de pessoas para solicitar uma intervenção na referida área, em razão de seus funcionários estarem desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Nessa situação,
deve-se investigar a forma como os objetivos de trabalho são fixados, pois metas difíceis e específicas conduzem geralmente a desempenho ruim e reduzem a motivação.
Institucionalmente, o processo de psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (paciente) pede que a ajudem, e outra (psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê- lo na medida de suas possibilidades. Neste contexto, não se constitui característica do psicodiagnóstico:
Utilização de técnicas de entrevista, técnicas projetivas e entrevista de devolução para alcançar seus objetivos.
A investigação de aspectos em particular, segundo a sintomatologia e as características da indicação (se houver).
Tempo de duração ilimitado.
Abranger aspectos do passado, presente e futuro da personalidade.
A descrição e compreensão da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.
Considere que o diretor da área administrativa de uma organização procure o setor de gestão de pessoas para solicitar uma intervenção na referida área, em razão de seus funcionários estarem desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Nessa situação,
deve-se investigar se o sistema de recompensas da organização apresenta eqüidade.
O Psicólogo inserido no trabalho de equipe multiprofissional, suscita discussões sobre como deve ser esse relacionamento. Há pelo menos dois olhares possíveis para quem trabalha nessa equipe. O primeiro como membro e o segundo como aquele que cuida dos cuidadores. Com base na situação descrita, para que o Psicólogo possa atuar de maneira eficaz, deve ainda:
I. Sensibilizar a equipe para os aspectos psicossociais que vêm favorecendo, impedindo ou dificultando a comunicação com seus pacientes.
II. Facilitar o intercâmbio entre diversos profissionais.
III. Coordenar as reuniões da equipe multiprofissional.
IV. Intervir nas ocorrências de desgastes, de forma que comprometa o envolvimento dos profissionais que atuam na assistência direta às pessoas.
V. No contexto hospitalar, focalizar sua atenção na doença, no paciente e em seus familiares.
Estão incorretas as alternativas I, II e V.
Somente a alternativa I está correta.
Estão corretas as alternativas I, II e IV.
Estão corretas todas as alternativas.
Estão corretas as alternativas I, III e V.
Considere que o diretor da área administrativa de uma organização procure o setor de gestão de pessoas para solicitar uma intervenção na referida área, em razão de seus funcionários estarem desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Nessa situação,
deve-se investigar se as recompensas organizacionais são adequadas ao desempenho dos funcionários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...