Questões sobre Psicologia Clínica

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A citação é um exemplo do processo de desenvolvimento estudado por Vygotsky e descreve o que ele chama de

  • A.

    função instrumental, necessária à produção da lembrança.

  • B.

    internalização, que é a reconstrução interna de uma operação externa.

  • C.

    atenção, que é meio de auxiliar na resolução de um dado problema.

  • D.

    memorização, que é a representação do estímulo posteriormente.

  • E.

    percepção, que se desenvolve como continuidade direta e aperfeiçoada.

A atuação do psicólogo na área clínica é muito conhecida e ela inclui fazer diagnóstico, intervir e

  • A.

    medicar.

  • B.

    publicar.

  • C.

    sentenciar.

  • D.

    avaliar.

  • E.

    induzir.

Segundo Jurema Alcides Cunha, quando o psicólogo inicia uma avaliação psicológica, pela reconstituição global da vida do paciente, este processo corresponde à Anamnese ou

  • A.

    História Pessoal.

  • B.

    Avaliação Interpessoal.

  • C.

    Diagnóstico Longitudinal.

  • D.

    Diagnóstico Psicoevolutivo.

  • E.

    Desenvolvimento Psicoafetivo.

O atendimento psicológico a crianças e adolescentes apresenta certas particularidades. O código de ética do psicólogo determina que, sempre, nessas situações:

I. o psicólogo deve utilizar testes psicológicos para a elaboração do psicodiagnóstico.

II. o psicólogo obtenha autorização de ao menos um dos responsáveis.

III. o psicólogo comunique as autoridades competentes quando a criança ou adolescente não apresentar nenhum responsável legal.

IV. o psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.

V. o psicólogo deverá comunicar aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em benefício ao atendido.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I, II e III, apenas;

  • B.

    I, III, IV e V, apenas;

  • C.

    II, IV e V, apenas;

  • D.

    I , II, IV e V, apenas;

  • E.

    II, III, IV e V, apenas.

Alguns conceitos são sustentadores da teoria Behaviorista. Enumere os conceitos apresentados de acordo com as definições.

Definições:

1. É o que usualmente chamamos de “não voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (ou produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente.

2. Inclui todos os movimentos de um organismo, dos quais se pode dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo ao redor.

3. É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

4. Procedimento que envolve a consequência de uma resposta quando há a apresentação de um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador positivo presente.

5. Um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente. Frequentemente, depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.

Conceitos:

( ) Extinção.

( ) Generalização.

( ) Punição.

( ) Comportamento operante.

( ) Comportamento respondente.

 A sequência está correta em

  • A.

    5, 4, 2, 1, 3

  • B.

    1, 2, 3, 5, 4

  • C.

    4, 3, 5, 1, 2

  • D.

    2, 1, 3, 4, 5

  • E.

    3, 5, 4, 2, 1

Para a abordagem junguiana, a sombra representa

  • A.

    a persona, já que corresponde à máscara adicional do caráter, por meio da qual nos relacionamos com os outros.

  • B.

    aquilo que enriquece a personalidade do indivíduo, já que são recursos adicionais herdados do inconsciente coletivo.

  • C.

    aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos.

  • D.

    o centro da consciência e um dos maiores arquétipos da personalidade.

  • E.

    uma forma sem conteúdo próprio que serve para organizar ou canalizar o material psicológico.

Erik Erikson propôs uma concepção de desenvolvimento em oito estágios, perspectivados, por sua vez, em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebê e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise entre uma vertente positiva e uma negativa. Erikson dá especial importância a um período do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa CORRETA que contenha esse período, bem como o nome dado à teoria construída pelo autor:

  • A.

    Adolescência – Teoria Psicossocial da Mente.

  • B.

    Infância – Teoria Social Cognitiva.

  • C.

    Adolescência – Teoria Histórico-Social.

  • D.

    Adolescência – Teoria Psicossocial do Desenvolvimento.

No que se refere ao desenvolvimento da socialização infantil, Piaget afirma que “as crianças falam, mas não podemos saber se escutam. Acontece que vários se dedicam ao mesmo trabalho, mas não sabemos se realmente existe ajuda mútua. Observando os maiores, em seguida, fica-se surpreendido por um duplo progresso: concentração individual, quando o sujeito trabalha sozinho, e colaboração efetiva quando há vida comum.” É visível com a citação a percepção “do progresso na socialização” da criança. Do ponto de vista das relações interindividuais, a criança depois dos sete anos, torna-se capaz de cooperar, porque

  • A.

    não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, dissociando-os mesmo para coordená-los.

  • B.

    ainda não se tornou capaz de uma certa reflexão que resultaria em conseguir suas ações.

  • C.

    as explicações mútuas se desenvolvem no plano somente da ação material e não do pensamento.

  • D.

    a linguagem “egocêntrica” permanece orientando totalmente suas ações.

  • E.

    os propósitos espontâneos testemunham a desconexão entre ideias e justificativa lógica.

A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 descreve síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos, dentre elas, a Bulimia nervosa atípica (F50.3), cujo termo deve ser usado para aqueles indivíduos nos quais um ou mais dos aspectos-chave listados para bulimia nervosa (F50.2) estão ausentes, mas que, por outro lado, apresentam um quadro clínico

  • A.

    confuso e distorcido.

  • B.

    mascarado.

  • C.

    nitidamente atípico.

  • D.

    deturpado.

  • E.

    claramente típico.

Existe um fenômeno psíquico que possui uma significativa relevância na prática analítica, não só pela sua importância na evolução do tratamento analítico, mas também pela alta frequência de seu surgimento na prática clínica cotidiana. Trata-se de um ato de constantes ataques, boicotes e sabotagens contra as capacidades sadias e criativas e a ânsia de crescimento do ego. O fenômeno em questão é denominado:

  • A.

    Contra-ego.

  • B.

    Alterego.

  • C.

    Superego.

  • D.

    Ego Ideal.

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