Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da psicologia institucional e do trabalho do psicólogo nesse contexto, julgue os itens seguintes. O psicólogo deve se tornar parte do grupo com o qual ele trabalha como estratégia de aproximação e intervenção informal, no sentido de criar um ambiente mais descontraído para oferecer informações e discutir objetivos e resultados.
Acerca do comportamento dos indivíduos e dos grupos, julgue os itens a seguir. Pensamento grupal corresponde a uma das disfunções da tomada de decisão em grupo e decorre das pressões por conformidade dentro do grupo que impedem a avaliação crítica de soluções incomuns ou fora dos padrões estabelecidos.
Para Daniel Goleman (2012), na preocupação empática eu
Acerca da intervenção do psicólogo, julgue os itens subsequentes. Se o psicólogo, na avaliação inicial, perceber sinais de violência contra o paciente idoso e constatar perigo iminente, deverá agir de forma a garantir a integridade e a segurança do paciente.
Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá-la e para responder às críticas à ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de
Psicologia - Psicologia Clínica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Considerando os processos psicológicos básicos, a apreensão de uma situação objetiva baseada em sensações, acompanhada de representações e frequentemente de juízos, num ato único, o qual somente pode ser decomposto por meio de análise, denomina-se
Considerando a psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 116 a 120. O psicólogo clínico que segue o modelo tradicional de atuação realiza intervenções com ênfase curativa, enquanto que o psicólogo que segue as diretrizes da promoção da saúde direciona suas intervenções para a coletividade, com base nos processos multidisciplinares.
Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos. (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.
I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve‐se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.
II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.
III. Pode‐se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A respeito dos estudos sobre resiliência, que abriram novas possibilidades para o entendimento de situações de risco, assinale a afirmativa incorreta.
Os tutores de resiliência são indivíduos que oferecem suporte emocional em situações em que a resiliência deve ser fortalecida.
Os estudos que serviram como base para o desenvolvimento do conceito de resiliência foram realizados por Michel Rutter.
A resiliência é uma condição de base biológica, presente apenas em alguns indivíduos.
A resiliência se desenvolve tanto em situações traumáticas, quanto em situações de violência ou abuso sistemático.
Os indivíduos nem sempre mostram-se resilientes em todas as situações que vivem.
A AIDS e a infecção pelo vírus HIv são problemas de saúde pública. Dados nacionais mostram que os casos de contaminação vêm crescendo, principalmente na transmissão heterossexual e entre as mulheres. O psicólogo atualmente já está inserido neste campo de atuação, e de acordo com sua prática, sabe-se que:
O acompanhamento psicológico sistematizado do paciente soropositivo diagnosticado deve ter um caráter obrigatório, independente da motivação do paciente para tal acompanhamento.
Reforçar as capacidades de enfrentamento do paciente e fornecer informações atualizadas sobre a doença e tratamento podem ser objetivos das intervenções psicológicas junto ao paciente soropositivo e/ou com AIDS.
A infecção pelo vírus HIV desencadeia necessariamente alterações e transtornos psicológicos que podem ser classificados pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) em todos os indivíduos contaminados, independentemente do grau de comprometimento de estruturas neurológicas.
Observa-se uma reação psicológica padrão de todos os pacientes frente ao diagnóstico da AIDS, apesar das variações culturais, socioeconômicas, de desenvolvimento pessoal e familiar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...