Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da teoria kleiniana, julgue os itens subsequentes.
Segundo essa teoria, as relações interpessoais do indivíduo são influenciadas pelo fato de que, quando criança, ele se relaciona com objetos totais, entre os quais se inclui o seio.
Segundo Bleger(1998) a aprendizagem é um processo constituído por momentos que se sucedem ou alternam, mas que podem também isolar-se ou esteriotipar-se; nesse caso aparecem perturbações. Cada um desses momentos da aprendizagem implica que os integrantes do grupo assumam determinadas condutas ou papéis. Indique a opção que contém a denominação destes momentos considerados pelo autor:
momento fóbico; momento contrafóbico; momento paranoide; momento epileptoide;
momento delirante; momento contrafóbico; momento depressivo; momento obsessivo;
momento delirante; momento depressivo; momento esquizóide; momento epileptóide;
momento confusional; momento obsessivo; momento epileptoide, momento compulsivo;
momento melancólico; momento depressivo; momento obsessivo; momento fóbico.
Acerca da teoria kleiniana, julgue os itens subsequentes.
A criança direcionaria seus desejos a objetos sempre relacionados à mãe, ou seja, seio bom e seio mau. Não seria possível à criança ter o pênis como objeto. Essa é uma divergência da teoria kleiniana em relação à teoria freudiana.
Um grupo, seja de natureza operativa ou terapêutica, caracteriza-se por algumas condições básicas mínimas. Indique a opção que as identifica.
Um grupo soma indivíduos de experiências distintas que decidem por um enquadre (setting) e o cumprimento das combinações nele feitas, com ou sem a concordância de seu coordenador.
Um grupo não é um mero somatório de indivíduos, pelo contrário, ele se constitui como nova entidade, com leis e mecanismos próprios específicos.
Um grupo não precisa ter objetivos claramente definidos, necessariamente, apenas deve levar em conta a preservação do espaço (os dias e o local das reuniões) e do tempo (horário e tempo de duração das reuniões, plano de férias etc.).
O grupo não é uma unidade que se comporta como uma totalidade, mas nele, também as especificidades de seus membros não devem ser sempre consideradas, pois perturbaria o acompanhamento conjunto.
a coexistência de duas forças confluentes ou consonantes, permanentemente em jogo: uma tendente à sua coesão e a outra, à sua desintegração.
Acerca da teoria kleiniana, julgue os itens subsequentes.
A criança, a partir da experiência com o seio bom, via introjeção, tenta proteger-se da ameaça de aniquilação.
As responsabilidades do psicólogo na psicoterapia de grupo incluem:
selecionar os participantes; definir metas para o grupo; iniciar e manter o processo terapêutico e, proteger os clientes de danos possíveis;
liderar o grupo; compartilhar sentimentos e medos pessoais e lidar com desafetos entre os membros do grupo;
a aplicação dos princípios de aprendizagem a esforços indiretos para mudar comportamentos mal adaptados dos participantes do grupo;
intervenções psicológicas que pretendam estimular os sintomas associados com transtornos psicológicos;
interpretar o significado simbólico dos sonhos dos participantes do grupo e do terapeuta.
Acerca da teoria kleiniana, julgue os itens subsequentes.
A teoria kleiniana diverge em relação à teoria freudiana ao considerar que a criança sempre direciona seus desejos a objetos relacionados à mãe, ou seja, ao seio bom e ao seio mau. Segundo a teoria freudiana, a criança pode ter o pênis como objeto.
Sobre a Depressão na adolescência, analise as afirmativas seguintes.
I - A Depressão é um problema de saúde pública.
II - Há sempre o risco de suicídio.
III - A gravidade da Depressão está ligada a sua repercussão sobre o processo da adolescência.
IV - A Depressão na adolescência ocorre devido uma interação de fatores: sociais, familiares psicológicos e biológicos.
V - A Depressão expressa uma crise no desenvolvimento do ser humano.
Está(ão) CORRETA(S):
somente a afirmativa IV está correta;
somente as afirmativas II e IV estão corretas;
somente as afirmativas II, III e IV estão corretas;
somente as afirmativas I e IV estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
À luz da teoria de desenvolvimento psicossocial, julgue os itens seguintes.
Um dos aspectos que distingue essa teoria da teoria freudiana refere-se ao reconhecimento das influências sociais e históricas sobre o indivíduo.
Atualmente é particularmente adequado compreender a adolescência e suas conexões com circunstâncias de risco sob o enfoque sistêmico. São vários os fatores e processos que aumentam a exposição ao risco ou contribuem para a vulnerabilidade, favorecendo, dessa forma, respostas mal adaptativas evidenciadas, por exemplo, no envolvimento em situações de conflito no contexto escolar. De acordo com a perspectiva sistêmica, é CORRETO afirmar que:
elevada auto-estima, baixos índices de depressão, a ausência de habilidades sociais e de resolução de problemas são fatores que protegem contra o cometimento de atos infracionais;
os fatores de risco e de proteção mais frequentes são inatos e agem modificando a resposta individual ou coletiva à adaptação social;
a resiliência é um atributo do indivíduo. As pessoas que enfrentam satisfatoriamente as dificuldades reagem bem a qualquer estressor, mesmo quando a situação se modifica. Se as circunstâncias mudam, a resiliência não se altera;
adolescentes em situação de risco social e pessoal, expostos a ambientes violentos, precisam estar em instituições adequadas para tratar desse problema. Esses jovens precisam engajar-se em ações pró-sociais;
é importante entender a relação entre indivíduo e contexto na trajetória de desenvolvimento, para compreender as interfaces entre risco/proteção/vulnerabilidade/resiliência. O efeito do contexto deve estar associado aos processos individuais (tendências, escolhas, características pessoais).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...