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Cinco anos atrás Bruno sofreu um acidente automobilístico no qual morreram seus pais e, em consequência dos ferimentos, ele permaneceu hospitalizado por 10 meses. Durante a hospitalização o paciente sentia dores fortes na região lombar, que permaneceram após a alta. Bruno buscou diferentes serviços e profissionais na busca de alívio para a dor, e, em muitas dessas visitas, ele entendeu que os profissionais percebiam sua dor como menos intensa e menos desgastante do que relatava. Isso o deixou cada vez mais frustrado e descrente em relação a uma possível cura. Além disso, Bruno tem muito medo de andar de carro, sonha muito com o acidente e começou a ingerir bebidas alcoólicas sob o argumento de que, assim, lida melhor com a dor.
Julgue os itens de 66 a 72 com base no caso clínico acima.
A dor que o paciente relata é difícil de ser avaliada quanto à intensidade, pois a escala visual analógica não é sensível a esse tipo de dor.
Acerca das teorias de aprendizagem e desenvolvimento, assinale a alternativa correta.
A construção do eu, na teoria de Piaget, depende essencialmente do outro, seja para ser referência, seja para ser negado. Isso ocorre principalmente a partir do instante em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Tal fato se dá aos 3 anos de idade.
Estudos realizados por Vygotski com crianças entre 6 e 9 anos de idade em diversas escolas francesas mostram que o desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciações com a realidade exterior.
Segundo a teoria de Wallon, as emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação.
Diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta de Piaget põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico encontram-se em um mesmo plano. Assim, as atividades pedagógicas e os objetos devem ser trabalhados de formas variadas.
O conflito entre situações antagônicas é prejudicial ao desenvolvimento da criança. A inteligência não evolui na solução dos confrontos. Wallon diz que o sincretismo (mistura de ideias em um mesmo plano), bastante comum na vida da criança, é fator prejudicial ao desenvolvimento intelectual.
Cláudia procurou o serviço de saúde do órgão público em que trabalha, com queixas de náuseas constantes, insônia e sono agitado com pesadelos, dores de cabeça e no peito, além de muita impaciência e irritabilidade. O médico que a atendeu constatou pressão arterial elevada, assumiu seu tratamento, marcou retorno e a encaminhou para o serviço de psicologia com um relatório e pedido de parecer psicológico. O psicólogo identificou sintomas de depressão e ansiedade e colheu relatos de abuso psicológico frequentes por parte do marido, com 10 ou 12 episódios de agressão física ocorridos ao longo de cinco anos de casamento. O tratamento psicoterápico foi iniciado de imediato e os dois profissionais mantiveram discussões periódicas sobre o caso durante o período em que ambos assistiram essa paciente, tomando decisões conjuntas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
Para o tratamento psicológico das queixas de dor da paciente, é adequado incluir técnicas de relaxamento muscular progressivo de Jacobson.
Cláudia procurou o serviço de saúde do órgão público em que trabalha, com queixas de náuseas constantes, insônia e sono agitado com pesadelos, dores de cabeça e no peito, além de muita impaciência e irritabilidade. O médico que a atendeu constatou pressão arterial elevada, assumiu seu tratamento, marcou retorno e a encaminhou para o serviço de psicologia com um relatório e pedido de parecer psicológico. O psicólogo identificou sintomas de depressão e ansiedade e colheu relatos de abuso psicológico frequentes por parte do marido, com 10 ou 12 episódios de agressão física ocorridos ao longo de cinco anos de casamento. O tratamento psicoterápico foi iniciado de imediato e os dois profissionais mantiveram discussões periódicas sobre o caso durante o período em que ambos assistiram essa paciente, tomando decisões conjuntas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
O relato da paciente descreve respostas de produção continuada de adrenalina e de cortisol, que têm capacidade fisiológica de elevar a pressão arterial e alterar o sono.
Cláudia procurou o serviço de saúde do órgão público em que trabalha, com queixas de náuseas constantes, insônia e sono agitado com pesadelos, dores de cabeça e no peito, além de muita impaciência e irritabilidade. O médico que a atendeu constatou pressão arterial elevada, assumiu seu tratamento, marcou retorno e a encaminhou para o serviço de psicologia com um relatório e pedido de parecer psicológico. O psicólogo identificou sintomas de depressão e ansiedade e colheu relatos de abuso psicológico frequentes por parte do marido, com 10 ou 12 episódios de agressão física ocorridos ao longo de cinco anos de casamento. O tratamento psicoterápico foi iniciado de imediato e os dois profissionais mantiveram discussões periódicas sobre o caso durante o período em que ambos assistiram essa paciente, tomando decisões conjuntas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
Durante a psicoterapia, é importante adotar como prática a avaliação rotineira da relação conjugal, fazendo perguntas graduais e diretas à paciente acerca da ocorrência de episódios de violência por parte do marido.
Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.
A TCC, por meio de técnicas da terapia cognitiva e da terapia analítico-comportamental, tem sido uma forte aliada dos médicos, auxiliando pacientes a lidar com sua doença, mudar o estilo de vida e manter a motivação para aderir ao tratamento.
Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.
Por se focar no problema, a TCC também se orienta para um objetivo definido, como, por exemplo, a modificação do comportamento problemático, tornando-se útil em casos crônicos, como tabagismo, insônia, dor crônica, fibromialgia e síndrome do cólon irritável.
Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.
As orientações da TCC incluem a análise do problema ou o diagnóstico do transtorno mental para identificar os fatores de vulnerabilidade ou predisposições desencadeadores e mantenedores do problema.
Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.
No caso de câncer, doenças cardiovasculares e obesidade, a TCC, voltando-se para a ação e não apenas para a tomada de consciência, é útil para reduzir a depressão e a ansiedade relacionadas à doença.
Julgue os próximos itens, relacionados aos subsistemas no âmbito familiar.
O subsistema fraternal, formado por irmãos que interagem, competem e cooperam uns com os outros, pode servir de modelo para algumas relações extrafamiliares.
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