Questões sobre Psicologia Clínica

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Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.

A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para o abuso de drogas ilícitas, o tratamento pela técnica de redução de danos não se aplica porque o abuso concomitante de álcool inviabiliza o processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as principais escolas psicopatológicas, estão a Psicopatologia Descritiva e a Psicopatologia Dinâmica. A Psicopatologia Descritiva interessa-se, fundamentalmente, pelo estudo

  • A.

    do conteúdo das vivências, dos movimentos internos dos afetos, dos desejos e dos temores do indivíduo.

  • B.

    das dificuldades do sujeito perante demandas do cotidiano, bem como das situações de estresse e da solução de conflitos.

  • C.

    dos sintomas e do conteúdo das vivências conflituosas do sujeito com o meio em que vive.

  • D.

    do conteúdo inconsciente e sintomas latentes que caracterizam quadros de patologia classificados por meio do DSM-IV.

  • E.

    das alterações psíquicas e daquilo que caracteriza a vivência patológica como sintoma mais ou menos típico.

Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.

A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Em casos de abuso como este, o pai não abusivo, se presente, deve ser inserido no processo terapêutico, deve receber orientação adequada, ter suas dúvidas esclarecidas e ser usado como modelo, para auxiliar a criança no enfrentamento da crise.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista clínica contempla momentos distintos: inicial, intermediário e final. Um processo característico do momento inicial de entrevista é

  • A.

    o encaminhamento para equipe multiprofissional.

  • B.

    a indicação diagnóstica posterior à aplicação de teste.

  • C.

    a aplicação de testes projetivos.

  • D.

    a devolução diagnóstica.

  • E.

    o estabelecimento do rapport.

Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.

A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para o padrasto, o tratamento focado na dependência química é o mais indicado para interromper a sequência de abusos que acontecem porque a intoxicação alcoólica embota o discernimento e favorece comportamentos abusivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos, a prática psicológica tem revisado seus paradigmas. Um modelo que entrou em questão foi o do psicodiagnóstico como simples etapa do processo psicoterápico. Pesquisas recentes apontam para novas formas de psicodiagnóstico; entre elas, o denominado psicodiagnóstico interventivo, que é entendido como

  • A.

    uma bateria de testes, entre os quais, escalas de habilidades sociais, com vistas ao diagnóstico psiquiátrico e à indicação de encaminhamentos a outros profissionais.

  • B.

    uma forma de avaliação psicomotora, de origem pedagógica, que apreende distúrbios do desenvolvimento visando a uma intervenção eficaz.

  • C.

    um conjunto de técnicas psicopedagógicas, originadas na Psicologia da Aprendizagem, que apreendem conflitos e incertezas do sujeito, buscando seu encaminhamento a serviços psiquiátricos.

  • D.

    uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, dos conflitos e dos desajustamentos, visando a uma intervenção eficaz.

  • E.

    um modo de intervenção de reforço das habilidades sociais do sujeito objetivando a melhoria de seu desempenho escolar e social.

Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.

As situações estressantes, típicas do trabalho do paciente, e o padrão de comportamento tipo A descrito nesse caso são condições que devem ser trabalhadas em psicoterapia porque são fortemente associadas a doenças cardíacas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.

Considerando o texto IV, é correto concluir que a atuação do psicólogo em unidades básicas de saúde é dificultada por limitações, tais como o(a)

  • A.

    destaque dado ao profissional no contexto de saúde.

  • B.

    grande número de pacientes encaminhados aos serviços de atendimento.

  • C.

    falta de queixas claras, o que deve levar a diagnósticos adequados.

  • D.

    trabalho em equipes que garantam uma intervenção multidisciplinar e complexa.

  • E.

    concepção da psicologia como intervenção inadequada.

Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.

O paciente pode se beneficiar de um tratamento multidisciplinar, mas é indicado que ele ingresse, inicialmente, apenas no tratamento psicoterápico, que será a intervenção preventiva em nível primário para o sucesso do tratamento com outros profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.

Com base nos sintomas relatados no texto IV, o psicólogo aventa como hipótese diagnóstica tratar-se de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para confirmar seu diagnóstico, o psicólogo necessita, além da observação dos sintomas citados,

  • A.

    aplicar testes e encaminhar a criança ao psiquiatra.

  • B.

    acompanhar a criança em sua escola e aplicar testes aos pais dela.

  • C.

    ouvir os pais da criança e diagnosticar o transtorno apenas com base nesses relatos.

  • D.

    verificar os sintomas no DSM-IV para certificar o diagnóstico.

  • E.

    coletar informações com os pais e professores e fazer testagem psicológica com a criança.

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