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A respeito dos elementos considerados essenciais para a indicação de uma psicoterapia breve, julgue os itens seguintes. Todo paciente pode-se submeter a uma psicoterapia breve, sem nenhuma restrição.
No que se refere à psicopatologia, julgue os itens a seguir.
A identificação de um diagnóstico psicopatológico com a rotulação de um quadro clínico concreto, de acordo com uma lista sistemática de doenças, parte do moderno pressuposto, reconhecido pela psiquiatria, de que as mesmas causas (fatores etiológicos) produzem os mesmos efeitos (manifestações etiológicas).
Com relação à classificação psicodiagnóstica dos quadros psicopatológicos de sujeitos que sofrem dano psíquico ou agressão produzida por um evento sobre seu psiquismo, de forma a provocar perturbação, distúrbio, disfunção ou transtorno que restrinjam sua vida, julgue os itens a seguir. A situação de irreversibilidade do quadro psicopatológico, marcado pela impossibilidade de adaptação do sujeito, com alterações importantes observadas entre os períodos prétraumático e pós-traumático, corresponde a um dando psíquico classificado como grave.
No que se refere à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Segundo o princípio epigenético, em psicologia do desenvolvimento, o indivíduo tem um plano básico, do qual surgem, ao longo do tempo, as diferentes partes, até que surjam todas, compondo uma totalidade em funcionamento, um ser integral.
Com relação à classificação psicodiagnóstica dos quadros psicopatológicos de sujeitos que sofrem dano psíquico ou agressão produzida por um evento sobre seu psiquismo, de forma a provocar perturbação, distúrbio, disfunção ou transtorno que restrinjam sua vida, julgue os itens a seguir. É classificado como moderado o quadro psicopatológico do dano psíquico que apresenta sintomas manifestos com persistência do funcionamento psíquico prévio ao dano e com indicação de tratamento não-inferior a um ano, como nas depressões e nas fobias.
No que se refere à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Conforme a concepção sócio-histórica de Vygostsky, o desenvolvimento social representa um marco fundamental na história de vida de uma criança. A obtenção do equilíbrio postural e de respostas adaptativas, por exemplo, é entendida como a base de todo o desenvolvimento da linguagem, atuando como organizador de todas as ações da criança e responsável pelo planejamento e realização de tarefas intelectuais do indivíduo.
Com relação à classificação psicodiagnóstica dos quadros psicopatológicos de sujeitos que sofrem dano psíquico ou agressão produzida por um evento sobre seu psiquismo, de forma a provocar perturbação, distúrbio, disfunção ou transtorno que restrinjam sua vida, julgue os itens a seguir. O quadro psicopatológico leve do dano psíquico constitui uma conformação patológica de índole reativa, com comprometimento substancial para as relações sociais e indicação de tratamento psicoterápico permanente.
No que se refere à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Uma teoria em psicologia do desenvolvimento é uma abstração linguística, um conjunto de afirmações sobre a natureza do desenvolvimento humano. Para que se possa compreender o que é e o que não é uma teoria científica em psicologia do desenvolvimento, primeiro é necessário introduzir o conceito das bases biológicas do comportamento humano.
Com referência aos sintomas inerentes à depressão psicogênica, julgue os itens que se seguem, à luz da concepção da psicopatologia a respeito dos transtornos de humor. As condutas suicidas são muito frequentes na depressão e constituem, quase sempre, pedido de socorro, pouco grave em suas consequências e com valor de manipulação de seu meio, sendo menos preocupantes do que as tentativas suicidas do paciente melancólico, no qual têm caráter definitivo e atroz
No que se refere à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
As críticas à psicologia do desenvolvimento, nas últimas décadas, estão embasadas na compreensão de que é mais adequado tratar o desenvolvimento sob a ótica do pluralismo, como um processo dinâmico e complexo de interação entre fatores biológicos e culturais, e não abordá-lo sob o ponto de vista de uma única disciplina.
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