Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as afirmações sobre os conceitos da Loucura e da Afetividade.

(  ) A noção de loucura dos séculos XVII e XVIII estava intimamente conectado às idéias de perturbação da razão e deterioração intelectiva.

(  ) Do ponto de vista do século XXI, pode-se dizer que o século XVIII apresentava uma noção pouco inteligível de loucura.

(  ) A relação entre as emoções com a loucura começa a clarificar entre os alienistas: podia ser tanto a causa como a consequência da doença mental.

(  ) A concepção dominante de depressão como equivalente à loucura persistiu durante toda a Idade Média até o inicio do Iluminismo, emergindo junto com as ideias unitárias do século XVII.

  • A.

    V, F, V, F

  • B.

    V, V, V, F

  • C.

    F, V, V, V

  • D.

    F, F, V, V

  • E.

    V, V, F, V

Em se tratando de Depressão Bipolar, é correto afirmar que:

  • A.

    O quadro clínico é semelhante ao do episódio depressivo maior, porém com sintomatologia atenuada e duração mais prolongada (pelo menos 2 anos). São comuns letargia, inércia (piores pela manhã), anedomia, dificuldades de concentração, sentimentos de inadequação e baixa autoestima.

  • B.

    Em depressão menos acentuada, o paciente pode negar sentimento de tristeza e concentrar suas queixas em dores e desconfortos físicos (cefaléia, epigastralgia, dor precordial), insônia ou inapetência na ausência de doença física.

  • C.

    Experimentam com maior frequência retardo psicomotor, sintomas atípicos (paralisia em chumbo, hirpersonia e hiperfagia) e sintomas psicóticos. História de resistência ou fracasso do tratamento com antidepressivos e sintomas hipo/maníacos.

  • D.

    Trata-se de depressão grave, na qual ocorrem sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), os quais podem ser congruentes ou incongruentes com o humor. Os delírios comumente são de ruína financeira ou moral, doença, culpa, morte ou aniquilação.

  • E.

    Assim como a depressão, a mania é caracterizada por alterações no humor, na cognição, na psicomotricidade e nas funções vegetativas, porém com características opostas àquelas observadas na depressão.

Considerando o modelo topográfico de personalidade que compreende o consciente, préconsciente e inconsciente, é correto afirmar:

I. As qualidades de ser consciente, pré-consciente ou inconsciente aplicados aos fenômenos mentais não devem ser consideradas como um todo contínuo. Devem ser vistas como zonais, sofrendo gradações e sendo separadas por linhas divisórias pronunciadas.

II. O consciente é definido como aspecto da função mental que, no momento em que são observados, estão dentro da consciência do indivíduo, o que inclui grande variedade de pensamentos, sensações e sentimentos, mas o importante é o indivíduo deles ter conhecimento e nele focalizar parte de sua atenção.

III. A qualidade pré-consciente está relacionada àqueles processos mentais que estão num determinado momento, dentro do conhecimento consciente do indivíduo, mas a ele podem ser trazidos com o mínimo gasto de energia psíquica.

IV. O inconsciente é definido por todas as funções mentais que não fazem parte da percepção consciente do indivíduo e que não exigem grande quantidade de energia psíquica para serem trazidos à consciência.

  • A.

    Apenas I, II e III estão corretas.

  • B.

    Apenas I, II e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • E.

    Nenhuma alternativa está correta.

Rogers descreve três maneiras de conhecer, de verificar hipóteses, acessíveis ao indivíduo psicologicamente maduro, sendo a mais importante conhecida como:

  • A.

    Conhecimento subjetivo.

  • B.

    Conhecimento objetivo.

  • C.

    Conhecimento interpessoal.

  • D.

    Conhecimento fenomenológico.

A fobia de encontrar-se em um local onde a ocorrência de um ataque de pânico seria problemática: ou porque seria difícil ou socialmente bastante complicado sair da situação, ou porque se poderia ficar sem socorro caso o temido malestar seja grave é a definição atual de:

  • A.

    Agorafobia.

  • B.

    Astrapefobia.

  • C.

    Algofobia.

  • D.

    Acrofobia.

As depressões crônicas com evolução superior a dois anos eram definidas de neurose depressiva e distúrbio de personalidade depressiva e hoje são denominadas como:

  • A.

    Hipomania.

  • B.

    Transtorno ansioso.

  • C.

    Melancolia.

  • D.

    Transtorno distímico

A estratégia clínica de orientação profissional foi desenvolvida por Bohoslavsky como alternativa ao modelo da teoria do traço e fator, chamado por ele de:

  • A.

    Mensuração da maturidade vocacional.

  • B.

    Estratégia estatística.

  • C.

    Diagnóstico de orientabilidade.

  • D.

    Desenvolvimento vocacional.

A teoria que concebe a aprendizagem como uma solução de problemas e foi elaborada inicialmente por John Dewey e depois por Jerome Bruner é a:

  • A.

    Teoria cognitiva.

  • B.

    Teoria de campo.

  • C.

    Teoria do condicionamento.

  • D.

    Teoria fenomenológica.

Ao nascer a criança não traz tendências inatas para amar, odiar, sentir raiva e medo, aproximar-se ou afastar-se das pessoas. O único comportamento emocional que a criança apresenta ao nascer, segundo Bridges, é uma excitação difusa que manifesta sempre que há mudanças bruscas no ambiente. Sobre excitação difusa assinale a alternativa correta.

  • A.

    Dessa excitação geral, diferenciam-se respostas de cólera, repugnância e medo a partir dos nove meses.

  • B.

    Dessa excitação geral, diferenciam-se a aflição por volta do fim do terceiro mês e a satisfação por volta do fim do primeiro mês.

  • C.

    Dessa excitação geral, diferenciam-se respostas de animação e afeição por adultos a partir da satisfação ou do prazer, entre o quarto e sexto mês.

  • D.

    Dessa excitação geral, diferenciam-se o desprazer por volta do fim do primeiro mês e o prazer, em torno dos três meses.

A ciência dedicada a estudar e compreender o comportamento humano em geral, que busca explicar comportamentos e funcionamentos mentais do ser humano sob a ótica da adaptação e da seleção natural é conhecida como:

  • A.

    Psicologia evolutiva.

  • B.

    Psicologia humanista.

  • C.

    Psicologia existencialista.

  • D.

    Psicologia cognitiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...