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Considere as afirmações sobre os conceitos da Loucura e da Afetividade.
( ) A noção de loucura dos séculos XVII e XVIII estava intimamente conectado às idéias de perturbação da razão e deterioração intelectiva.
( ) Do ponto de vista do século XXI, pode-se dizer que o século XVIII apresentava uma noção pouco inteligível de loucura.
( ) A relação entre as emoções com a loucura começa a clarificar entre os alienistas: podia ser tanto a causa como a consequência da doença mental.
( ) A concepção dominante de depressão como equivalente à loucura persistiu durante toda a Idade Média até o inicio do Iluminismo, emergindo junto com as ideias unitárias do século XVII.
V, F, V, F
V, V, V, F
F, V, V, V
F, F, V, V
V, V, F, V
Em se tratando de Depressão Bipolar, é correto afirmar que:
O quadro clínico é semelhante ao do episódio depressivo maior, porém com sintomatologia atenuada e duração mais prolongada (pelo menos 2 anos). São comuns letargia, inércia (piores pela manhã), anedomia, dificuldades de concentração, sentimentos de inadequação e baixa autoestima.
Em depressão menos acentuada, o paciente pode negar sentimento de tristeza e concentrar suas queixas em dores e desconfortos físicos (cefaléia, epigastralgia, dor precordial), insônia ou inapetência na ausência de doença física.
Experimentam com maior frequência retardo psicomotor, sintomas atípicos (paralisia em chumbo, hirpersonia e hiperfagia) e sintomas psicóticos. História de resistência ou fracasso do tratamento com antidepressivos e sintomas hipo/maníacos.
Trata-se de depressão grave, na qual ocorrem sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), os quais podem ser congruentes ou incongruentes com o humor. Os delírios comumente são de ruína financeira ou moral, doença, culpa, morte ou aniquilação.
Assim como a depressão, a mania é caracterizada por alterações no humor, na cognição, na psicomotricidade e nas funções vegetativas, porém com características opostas àquelas observadas na depressão.
Considerando o modelo topográfico de personalidade que compreende o consciente, préconsciente e inconsciente, é correto afirmar:
I. As qualidades de ser consciente, pré-consciente ou inconsciente aplicados aos fenômenos mentais não devem ser consideradas como um todo contínuo. Devem ser vistas como zonais, sofrendo gradações e sendo separadas por linhas divisórias pronunciadas.
II. O consciente é definido como aspecto da função mental que, no momento em que são observados, estão dentro da consciência do indivíduo, o que inclui grande variedade de pensamentos, sensações e sentimentos, mas o importante é o indivíduo deles ter conhecimento e nele focalizar parte de sua atenção.
III. A qualidade pré-consciente está relacionada àqueles processos mentais que estão num determinado momento, dentro do conhecimento consciente do indivíduo, mas a ele podem ser trazidos com o mínimo gasto de energia psíquica.
IV. O inconsciente é definido por todas as funções mentais que não fazem parte da percepção consciente do indivíduo e que não exigem grande quantidade de energia psíquica para serem trazidos à consciência.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Nenhuma alternativa está correta.
Rogers descreve três maneiras de conhecer, de verificar hipóteses, acessíveis ao indivíduo psicologicamente maduro, sendo a mais importante conhecida como:
Conhecimento subjetivo.
Conhecimento objetivo.
Conhecimento interpessoal.
Conhecimento fenomenológico.
A fobia de encontrar-se em um local onde a ocorrência de um ataque de pânico seria problemática: ou porque seria difícil ou socialmente bastante complicado sair da situação, ou porque se poderia ficar sem socorro caso o temido malestar seja grave é a definição atual de:
Agorafobia.
Astrapefobia.
Algofobia.
Acrofobia.
As depressões crônicas com evolução superior a dois anos eram definidas de neurose depressiva e distúrbio de personalidade depressiva e hoje são denominadas como:
Hipomania.
Transtorno ansioso.
Melancolia.
Transtorno distímico
A estratégia clínica de orientação profissional foi desenvolvida por Bohoslavsky como alternativa ao modelo da teoria do traço e fator, chamado por ele de:
Mensuração da maturidade vocacional.
Estratégia estatística.
Diagnóstico de orientabilidade.
Desenvolvimento vocacional.
A teoria que concebe a aprendizagem como uma solução de problemas e foi elaborada inicialmente por John Dewey e depois por Jerome Bruner é a:
Teoria cognitiva.
Teoria de campo.
Teoria do condicionamento.
Teoria fenomenológica.
Ao nascer a criança não traz tendências inatas para amar, odiar, sentir raiva e medo, aproximar-se ou afastar-se das pessoas. O único comportamento emocional que a criança apresenta ao nascer, segundo Bridges, é uma excitação difusa que manifesta sempre que há mudanças bruscas no ambiente. Sobre excitação difusa assinale a alternativa correta.
Dessa excitação geral, diferenciam-se respostas de cólera, repugnância e medo a partir dos nove meses.
Dessa excitação geral, diferenciam-se a aflição por volta do fim do terceiro mês e a satisfação por volta do fim do primeiro mês.
Dessa excitação geral, diferenciam-se respostas de animação e afeição por adultos a partir da satisfação ou do prazer, entre o quarto e sexto mês.
Dessa excitação geral, diferenciam-se o desprazer por volta do fim do primeiro mês e o prazer, em torno dos três meses.
A ciência dedicada a estudar e compreender o comportamento humano em geral, que busca explicar comportamentos e funcionamentos mentais do ser humano sob a ótica da adaptação e da seleção natural é conhecida como:
Psicologia evolutiva.
Psicologia humanista.
Psicologia existencialista.
Psicologia cognitiva.
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