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O comportamento DDA nasce do trio de base alterada formado por alterações da atenção, impulsividade e da velocidade da atividade física e mental. Com muita frequência o diagnóstico é errôneo, por isso a importância do Psicólogo observar cuidadosa e detalhadamente os sintomas e reações tanto na fase diagnóstica, quanto ao longo do trabalho psicoterapêutico, para medidas complementares ou revisões que se façam necessárias. Sobre o tema podemos apenas afirmar que:
A criança DDA faz primeiro e pensa depois, como consequência da hiperatividade/impulsividade reage irrefletidamente à maioria dos estímulos que se apresentam.
A criança DDA é agitada, é distraída, porém segue com facilidade instruções e ordens.
Um aspecto distintivo entre crianças DDAs e não-DDAs é que os sintomas de comportamento DDA dependem de problemas emocionais, ambientais e sociais.
A criança considerada encrenqueira e que possui dificuldade de relacionamento com os coleguinhas é DDA.
Assinale a opção correta, com relação ao tratamento de pessoas usuárias ou dependentes de drogas.
Apenas um pequeno percentual da população que faz uso de substâncias psicoativas necessita de cuidados especializados e de reabilitação.
Às pessoas que já possuem um diagnóstico de dependência de substancias psicoativas é necessário oferecer apenas informações de prevenção.
O profissional da área de saúde deverá desenvolver práticas para identificar problemas com drogas, reais ou potenciais, e motivar as pessoas a abandonarem o consumo, além de encaminhar adequadamente os casos.
O profissional especializado em educação e informação na área de prevenção de drogas deverá visitar todos os locais de prestação de cuidados avaliando as necessidades de mudança e a motivação para esta, a fim de coletar dados estatísticos.
Ao transtorno caracterizado por uma personalidade fragmentada a ponto das alterações pronunciadas no comportamento e na reatividade serem observáveis em diferentes situações ou papéis sociais, denominamos:
Transtorno de personalidade.
Transtorno comórbido.
Transtorno dissociativo de identidade.
Transtorno de ansiedade generalizada.
Sobre as contribuições de Piaget na prática educacional, com a Psicologia Genética, ou com o chamado construtivismo-interacionismo genético, apenas está INCORRETO citar:
Piaget elaborou o conceito da zona de desenvolvimento proximal a partir da identificação de dois níveis de desenvolvimento, o real e o potencial.
Uma estrutura para Piaget supõe um conjunto de elementos e uma relação entre eles que se sustenta no binômio totalidade e transformação.
Piaget teorizou uma psicologia que entende o sujeito como criador de si mesmo e do mundo ao redor dele, em um processo que dura à vida toda, constituído sempre de interação sujeito-objeto e visto sob o ângulo do próprio processo.
Piaget concluiu que fazem parte dos processos de equilibração majorante, as regulações e as compensações.
Assinale a alternativa que demonstra uma das mais importantes descobertas de Winnicott, que inclusive, lhe deu enorme notoriedade científica.
A descoberta dos objetos e fenômenos transicionais.
A descoberta de que a definição de campo em um dado momento vem da observação do referido campo durante certo período, e que a extensão temporal desta observação dependerá da extensão e complexidade do campo que se está observando.
A descoberta do medo da desintegração e o estado de estabelecimento da autocoesão como fundamentais na cura.
A descoberta da tarefa como o âmbito da elaboração dos quatro momentos da função operativa: estratégia, técnica, tática e logística.
Os transtornos do espectro TOC são divididos em dois grandes pólos: o pólo da compulsividade e o da impulsividade. O primeiro caracteriza a fuga do sofrimento e do risco, já o segundo caracteriza a busca do risco e do prazer. Assinale a única alternativa onde apenas encontramos transtornos característicos do pólo impulsivo.
Anorexia nervosa, despersonalização e compra compulsiva.
Anorexia nervosa, despersonalização e compra compulsiva.
Dismorfofobia, escoriações na pele e despersonalização.
Hipocondria, bulimia nervosa e jogo patológico.
O transtorno caracterizado pela presença de tiques vocais e motores, como fungar, limpar a garganta, tossir, latir e uivar, ou ainda que apresentam palilalia, ecolalia ou coprolalia é denominado de:
Onicofagia.
Cleptomania.
Síndrome de Tourette.
Tricotilomania.
Cada vez mais, em uma perspectiva global, a exposição a estresses catastróficos é um fato mais comum. Os tratamentos psicológicos para esses eventos normalmente se enquadram em três categorias: a psicoeducação, a psicoterapia individual e a terapia de grupo. Sobre as psicoterapias individuais utilizadas nesses casos, apenas NÃO podemos afirmar que:
A interapia é uma abordagem atual, testada apenas na Holanda, que acontece pela Internet e que modifica os componentes-padrão da terapia cognitivocomportamental para essa mídia específica.
Na terapia cognitiva, o primeiro passo é identificar pensamentos automáticos e compreender que, apesar de originalmente desenvolvidos a partir do trauma, tais pensamentos impedem o funcionamento adaptativo atual.
A psicoterapia psicodinâmica baseada na teoria de que os sintomas dos transtornos de estresse agudo e póstraumáticos são resultados de memórias reprimidas do evento traumático e de que os insights do paciente em relação a tais memórias e a seu impacto sobre os sintomas ajudam a restaurar o equilíbrio psicológico.
A terapia de exposição prolongada foi desenvolvida para separar a memória traumática da resposta emocional condicionada, utilizando apenas a exposição ao vivo, onde os pacientes praticam técnicas aprendidas na terapia no ambiente que representa a situação mais temida.
Considerando a abordagem gestáltica do comportamento humano, apenas está INCORRETO afirmar que:
O todo representa a realidade objetiva. Porém, durante o processamento de informações, muitos dados são perdidos ou desprezados.
A percepção que temos de um objeto ou situação depende do relacionamento entre a figura e o fundo. Conforme concentramos nossa atenção num ou noutro aspecto de um objeto, a percepção que temos dele muda completamente.
Essa teoria se baseia no princípio de que as coisas são percebidas formando um todo que pode ser compreendido pela soma das partes.
Essa teoria tem como ponto de partida a percepção, que por sua vez é dependente da sensação.
Em estudo sistemático das respostas do teste Bender, dadas pelas crianças em idade escolar, observou-se que as crianças diferem no tempo de maturação e na sequência na qual aprendem as diversas funções
organo-mentais.
cognitivas verbais.
afetivo-sociais.
neuropsíquicas.
gestálticas visomotoras.
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