Questões sobre Psicologia Clínica

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O comportamento DDA nasce do trio de base alterada formado por alterações da atenção, impulsividade e da velocidade da atividade física e mental. Com muita frequência o diagnóstico é errôneo, por isso a importância do Psicólogo observar cuidadosa e detalhadamente os sintomas e reações tanto na fase diagnóstica, quanto ao longo do trabalho psicoterapêutico, para medidas complementares ou revisões que se façam necessárias. Sobre o tema podemos apenas afirmar que:

  • A.

    A criança DDA faz primeiro e pensa depois, como consequência da hiperatividade/impulsividade reage irrefletidamente à maioria dos estímulos que se apresentam.

  • B.

    A criança DDA é agitada, é distraída, porém segue com facilidade instruções e ordens.

  • C.

    Um aspecto distintivo entre crianças DDAs e não-DDAs é que os sintomas de comportamento DDA dependem de problemas emocionais, ambientais e sociais.

  • D.

    A criança considerada encrenqueira e que possui dificuldade de relacionamento com os coleguinhas é DDA.

Assinale a opção correta, com relação ao tratamento de pessoas usuárias ou dependentes de drogas.

  • A.

    Apenas um pequeno percentual da população que faz uso de substâncias psicoativas necessita de cuidados especializados e de reabilitação.

  • B.

    Às pessoas que já possuem um diagnóstico de dependência de substancias psicoativas é necessário oferecer apenas informações de prevenção.

  • C.

    O profissional da área de saúde deverá desenvolver práticas para identificar problemas com drogas, reais ou potenciais, e motivar as pessoas a abandonarem o consumo, além de encaminhar adequadamente os casos.

  • D.

    O profissional especializado em educação e informação na área de prevenção de drogas deverá visitar todos os locais de prestação de cuidados avaliando as necessidades de mudança e a motivação para esta, a fim de coletar dados estatísticos.

Ao transtorno caracterizado por uma personalidade fragmentada a ponto das alterações pronunciadas no comportamento e na reatividade serem observáveis em diferentes situações ou papéis sociais, denominamos:

  • A.

    Transtorno de personalidade.

  • B.

    Transtorno comórbido.

  • C.

    Transtorno dissociativo de identidade.

  • D.

    Transtorno de ansiedade generalizada.

Sobre as contribuições de Piaget na prática educacional, com a Psicologia Genética, ou com o chamado construtivismo-interacionismo genético, apenas está INCORRETO citar:

  • A.

    Piaget elaborou o conceito da zona de desenvolvimento proximal a partir da identificação de dois níveis de desenvolvimento, o real e o potencial.

  • B.

    Uma estrutura para Piaget supõe um conjunto de elementos e uma relação entre eles que se sustenta no binômio totalidade e transformação.

  • C.

    Piaget teorizou uma psicologia que entende o sujeito como criador de si mesmo e do mundo ao redor dele, em um processo que dura à vida toda, constituído sempre de interação sujeito-objeto e visto sob o ângulo do próprio processo.

  • D.

    Piaget concluiu que fazem parte dos processos de equilibração majorante, as regulações e as compensações.

Assinale a alternativa que demonstra uma das mais importantes descobertas de Winnicott, que inclusive, lhe deu enorme notoriedade científica.

  • A.

    A descoberta dos objetos e fenômenos transicionais.

  • B.

    A descoberta de que a definição de campo em um dado momento vem da observação do referido campo durante certo período, e que a extensão temporal desta observação dependerá da extensão e complexidade do campo que se está observando.

  • C.

    A descoberta do medo da desintegração e o estado de estabelecimento da autocoesão como fundamentais na cura.

  • D.

    A descoberta da tarefa como o âmbito da elaboração dos quatro momentos da função operativa: estratégia, técnica, tática e logística.

Os transtornos do espectro TOC são divididos em dois grandes pólos: o pólo da compulsividade e o da impulsividade. O primeiro caracteriza a fuga do sofrimento e do risco, já o segundo caracteriza a busca do risco e do prazer. Assinale a única alternativa onde apenas encontramos transtornos característicos do pólo impulsivo.

  • A.

    Anorexia nervosa, despersonalização e compra compulsiva.

  • B.

    Anorexia nervosa, despersonalização e compra compulsiva.

  • C.

    Dismorfofobia, escoriações na pele e despersonalização.

  • D.

    Hipocondria, bulimia nervosa e jogo patológico.

O transtorno caracterizado pela presença de tiques vocais e motores, como fungar, limpar a garganta, tossir, latir e uivar, ou ainda que apresentam palilalia, ecolalia ou coprolalia é denominado de:

  • A.

    Onicofagia.

  • B.

    Cleptomania.

  • C.

    Síndrome de Tourette.

  • D.

    Tricotilomania.

Cada vez mais, em uma perspectiva global, a exposição a estresses catastróficos é um fato mais comum. Os tratamentos psicológicos para esses eventos normalmente se enquadram em três categorias: a psicoeducação, a psicoterapia individual e a terapia de grupo. Sobre as psicoterapias individuais utilizadas nesses casos, apenas NÃO podemos afirmar que:

  • A.

    A interapia é uma abordagem atual, testada apenas na Holanda, que acontece pela Internet e que modifica os componentes-padrão da terapia cognitivocomportamental para essa mídia específica.

  • B.

    Na terapia cognitiva, o primeiro passo é identificar pensamentos automáticos e compreender que, apesar de originalmente desenvolvidos a partir do trauma, tais pensamentos impedem o funcionamento adaptativo atual.

  • C.

    A psicoterapia psicodinâmica baseada na teoria de que os sintomas dos transtornos de estresse agudo e póstraumáticos são resultados de memórias reprimidas do evento traumático e de que os insights do paciente em relação a tais memórias e a seu impacto sobre os sintomas ajudam a restaurar o equilíbrio psicológico.

  • D.

    A terapia de exposição prolongada foi desenvolvida para separar a memória traumática da resposta emocional condicionada, utilizando apenas a exposição ao vivo, onde os pacientes praticam técnicas aprendidas na terapia no ambiente que representa a situação mais temida.

Considerando a abordagem gestáltica do comportamento humano, apenas está INCORRETO afirmar que:

  • A.

    O todo representa a realidade objetiva. Porém, durante o processamento de informações, muitos dados são perdidos ou desprezados.

  • B.

    A percepção que temos de um objeto ou situação depende do relacionamento entre a figura e o fundo. Conforme concentramos nossa atenção num ou noutro aspecto de um objeto, a percepção que temos dele muda completamente.

  • C.

    Essa teoria se baseia no princípio de que as coisas são percebidas formando um todo que pode ser compreendido pela soma das partes.

  • D.

    Essa teoria tem como ponto de partida a percepção, que por sua vez é dependente da sensação.

Em estudo sistemático das respostas do teste Bender, dadas pelas crianças em idade escolar, observou-se que as crianças diferem no tempo de maturação e na sequência na qual aprendem as diversas funções

  • A.

    organo-mentais.

  • B.

    cognitivas verbais.

  • C.

    afetivo-sociais.

  • D.

    neuropsíquicas.

  • E.

    gestálticas visomotoras.

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