Questões sobre Psicologia da Educação

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Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão” e o sufixo “ing” representa uma ação contínua. Entre suas características está (estão) o fato de que:


I – Manifesta-se por meio da agressão/violência, pautadas em uma relação desigual, visando inferiorizar a vítima.

II - Os agressores agem de maneira sutil, intencional, repetitiva e por período prolongado de tempo.

III - Associa-se, geralmente, a características individuais, como idade, tamanho, porte físico, traços de personalidade, desenvolvimento emocional e tipos de grupos de estudantes.

IV - Abrange a agressão repetida com intenção de perseguir e humilhar, por meio de artifícios eletrônicos.

V - Ocorre de maneira pontual, também, em algum conflito entre dois colegas.


Dos itens acima mencionados, estão corretos:

    A) somente I e II.

    B) somente II e III.

    C) somente I, II e III.

    D) somente I, II, III e IV.

    E) I, II, III, IV e V estão corretos.

O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a Psicopedagogia como um campo de atenção em

    A) Saúde e Educação Inclusiva que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais, considerando a influência do meio familiar, escolar e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    B) Saúde que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escolar e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    C) Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    D) Educação Inclusiva que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    E) Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

A proposta do diagnóstico Psicopedagógico baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno em que a realidade é significada a partir de uso de conceitos, noções e teorias científicas. A elaboração da Síntese Diagnóstica faz parte do processo e se desenvolve nas seguintes etapas:

    A) O Psicopedagogo, após a entrevista devolutiva, analisa todos os dados coletados, todos os protocolos, com base nas evidências, e, elabora o diagnóstico.

    B) O Psicopedagogo analisa todo o processo, elabora o parecer, constrói a síntese diagnóstica, sugere os encaminhamentos necessários e faz a entrevista devolutiva.

    C) O Psicopedagogo analisa todo os protocolos, todos os dados coletados; em seguida, sugere os encaminhamentos necessários, e entrega o parecer na entrevista devolutiva.

    D) O Psicopedagogo analisa todos dos dados coletados, todos os protocolos, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo multiprofissional, em seguida faz a entrevista devolutiva.

    E) O Psicopedagogo analisa todo o processo, todos os dados coletados, todos os protocolos; a partir das evidências, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo apropriado, em seguida a entrevista devolutiva os encaminhamentos necessários e entrega o parecer psicopedagógico, devidamente assinado.

A Entrevista Familiar Exploratória Situacional (EFES) pode ser definida pelo psicopedagogo como uma sessão conjunta com

    A) o usuário, os pais e até toda a família, tendo como objetivo a compreensão da queixa nas dimensões familiar e escolar, a captação das relações e expectativas familiares, a aceitação e o engajamento do usuário e de seus pais, além da realização do contrato.

    B) os pais do usuário, objetivando a compreensão da queixa nas dimensões familiar e escolar, a captação das expectativas familiares, a aceitação e o engajamento do usuário e de seus pais, além da realização do contrato.

    C) o usuário, os pais e a escola, tendo como propósito a compreensão da queixa nas dimensões escolar, além da realização do contrato.

    D) família e a escola, tendo como objetivo a compreensão da queixa nas dimensões familiar, social e escolar, captação das relações sociais e o engajamento da escola e dos pais, além da realização do contrato.

    E) o usuário, os pais e até toda família e a escola, visando a compreensão da queixa nas dimensões familiar, escola e social, a captação das relações e expectativas familiares, a aceitação e o engajamento da família.

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede a aprendizagem, implica uma temática muito complexa. Para Alicia Fernández, esse saber só é possível com uma formação orientada sobre três pilares:

    A) Prática Clínica (individual, grupal e familiar) em instituições educativas e de saúde, construção teórica permeada pela prática e tratamento psicopedagógico-didático.

    B) Prática Clínica e preventiva, construção teórica enfatizando as teorias de aprendizagem, com enfoque no fracasso escola e atividades didáticas em grupos operativos.

    C) Pratica Clínica (em grupos terapêuticos), construção teórica permeada pela literatura da neuro-psicopedagogia e tratamento analítico.

    D) Prática Clínica (família e grupos operativos), construção teórica com base orgânica e cultural e atividades psicopedagógico-didático.

    E) Prática Clínica, desenvolvimento de metodologias que melhor atendam aos portadores de necessidades especiais, construção teórica permeada pela teoria da personalidade e tratamento psicopedagógico-didático.

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