Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na visão de Papalia, Olds & Feldman, o ferro tem benefícios cognitivos. As autoras mostram que a administração de suplementos de ferro para moças adolescentes que não estavam anêmicas, mas tinham deficiência de ferro, melhorou __________ e __________.
Os termos que completam adequadamente o trecho acima são respectivamente:
a memória / o aprendizado de vocabulário.
o aprendizado das operações concretas / a memória.
o aprendizado das operações concretas / o aprendizado das operações formais.
a memória / o aprendizado de matemática.
o aprendizado das operações formais / o aprendizado de matemática
O conceito de qualidade de vida ligada à saúde, criado originalmente para orientar as políticas de saúde da Inglaterra, relaciona-se a abordagem metodológica que possibilitou a definição de um indicador potencialmente útil para análises de custo-efetividade. Este indicador é apresentado por Almeida Filho e Rouquayrol com a sigla:
IDEAGA.
QVS.
AVAQ.
PCE.
PQV.
Como base para os estudos sobre saúde-doença há um modelo de grande importância na evolução da ciência epidemiológica porque incorpora, inauguralmente, os conceitos de risco e fator de risco nas ações de prevenção. Essa importância se amplia pela utilidade no entendimento de processos e mecani smos de doenças c rôni cas não transmissíveis.Trata-se do modelo:
Biomédico.
História Natural das Doenças.
Processual.
Sistêmico.
Sociocultural.
Para desenvolver a atenção ____________ à saúde que abranja a complexidade do processo saúde-doença, o trabalho ____________ se torna uma real necessidade do profissional de saúde [...]. A saúde deve ser vista como ponto de partida e de chegada para a intervenção profissional. O saber ____________ propicia ao profissional uma visão que ____________ a especificidade do seu saber, e sua atuação se torna ampla e contextualizada, possibilitando a ele a compreensão das implicações sociais de sua prática para que esta possa se tornar realmente um produto coletivo e eficaz. (BÖING E CREPALDI, 2010 p. 636 Revista Psicologia Ciência e Profissão). Qual opção contém os termos que completam respectivamente essa passagem?
básica especializado especializado delimite
básica multidisciplinar multidisciplinar neutralize
integral interdisciplinar interdisciplinar - transcenda
integral psicológico psicológico qualifique
psicológica disciplinar disciplinar - demarque
A saúde pública constitui um importante campo de atuação do psicólogo. Do ponto de vista de sua inserção neste campo e de suas atribuições podemos afirmar corretamente:
a contribuição do psicólogo na saúde pública brasileira se deu, inicialmente, na atenção à saúde mental.
a contribuição mais recente do psicólogo, na atenção à saúde, tem sido no desenvolvimento de atividades de Psicologia Comunitária.
na contemporaneidade o psicólogo não está atuando nas mais diversas instâncias da saúde pública.
o psicólogo deixou de atuar em ambulatório, mantendo a atuação na capacitação, na gestão de pessoal e na direção de serviços de saúde.
os desafios foram superados no que diz respeito a fortalecer e qualificar o trabalho do psicólogo, fazendo avançar o Sistema Único de Saúde.
Os ___________ são serviços de maior porte da rede CAPS, e correspondem aos de grande complexidade, que funcionam 24 horas. Trata-se do:
CAPS I
CAPSi
CAPS III
CAPS II
Considere as afirmações abaixo acerca da inovação e permanência do Psicólogo na Saúde Pública:
I. O movimento em torno das mudanças no Sistema Nacional de Saúde, especialmente a partir dos anos 1980, é o primeiro fator determinante na entrada e nas nuanças assumidas pelo trabalho dos psicólogos no campo da saúde pública.
II. Entretanto, no tocante à sua adequação ao contexto da saúde pública, parece ter havido certa expectativa, no campo da saúde mental, de que a atividade clínica tradicional fosse prevalecente para os psicólogos nesses serviços.
III. Somente nos anos 2000, as discussões iniciadas ainda na década de 1980 começaram a se refletir na prática dos psicólogos, emergindo temas como clínica ampliada, acompanhamento terapêutico, apoio matricial, filosofia da diferença, humanização, entre outros, que têm constituído um "modelo" de atuação.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Uma equipe interdisciplinar de saúde é composta por indivíduos com diversas formações que trabalham juntos como uma unidade ou sistema.
Os membros da equipe interdisciplinar trabalham juntos para resolver os problemas dos pacientes que são extremamente complexos para serem resolvidos por uma disciplina.
Uma equipe de saúde possui como características peculiares desempenho coletivo, responsabilidade coletiva e tomada de decisão coletiva.
O princípio da integralidade pressupõe o trabalho interdisciplinar.
Leia as proposições para marcar a opção correta.
I. A adesão ao tratamento é em grande parte influenciada pelos valores, crenças e pela percepção que o paciente tem sobre a doença que, muitas vezes, difere da percepção dos profissionais da Saúde.
II. A percepção do risco que a doença oferece pode dificultar a compreensão da gravidade da doença e dificultar a adesão ao tratamento.
III. A percepção, as crenças e as expectativas em relação ao tratamento também influenciam a adesão ao tratamento.
IV. O conhecimento sobre a doença e o seu tratamento é um ponto chave na adesão.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
Todas as proposições estão incorretas.
Assinale a alternativa que apresenta a proposição CORRETA:
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser considerada um subsistema fechado, com características específicas, e que faz parte de um conjunto de outros subsistemas que conformam o sistema maior, denominado de Instituição Hospitalar. É fechado na medida em que está em constante troca com os demais subsistemas, e que se caracteriza por exigir ajustamentos emocionais e comportamentais de todas as pessoas envolvidas na sua rotina, como das pessoas que, de forma temporária, precisam desses espaços, seja como pacientes ou acompanhantes.
A dificuldade de comunicação da equipe com a família também se relaciona com o fato de que, para o médico, a morte do paciente simboliza o fracasso profissional. Assim, à medida que a criança vai apresentando piora no estado de saúde, há uma crescente facilidade de estabelecer a comunicação com a família.
Quando uma criança é internada na UTIP, somam-se às preocupações e estressores inerentes à hospitalização a restrição de horários de visitas, as dificuldades de comunicação com a equipe e a idéia de que a UTI tem relação com a morte, bem como a incerteza gerada por esta ideia.
a hospitalização pode trazer implícita também a quebra da rede familiar, em todos os sentidos, incluindo a distância física, produzindo ausência da criança e/ou ausência de um dos membros adultos da família, podendo acarretar uma ruptura da estrutura, de forma momentânea ou definitiva. Portanto, na internação hospitalar, os vínculos afetivos e sociais são reforçados em seu grau de sustentabilidade.
A comunicação entre médico e paciente, assim como entre médico e família, teve muitos progressos desde que se iniciou a discussão sobre a comunicação de diagnóstico aos pacientes e familiares, sendo que há a qualidade da competência comunicacional dos médicos tem sido bastante melhorado em função do melhor preparo profissional nesta atividade por parte dos médicos, o que dispensa o trabalho multiprofissional nesta tarefa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...