Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à atuação do psicólogo na formação continuada dos profissionais da educação, julgue os itens que se seguem. Cabe ao psicólogo escolar analisar e intervir nas interações em sala de aula, visando à melhoria das condições e estratégias de ensino, bem como conceber e executar medidas disciplinares.
Com relação à atuação do psicólogo na formação continuada dos profissionais da educação, julgue os itens que se seguem. O psicólogo escolar deve atuar como agente de mudanças na busca de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, sob a perspectiva das competências profissionais dos professores e servidores da escola, realizando diagnósticos de situações e propondo programas formativos especialmente acerca da compreensão do desenvolvimento humano.
Com relação à atuação do psicólogo na formação continuada dos profissionais da educação, julgue os itens que se seguem. O psicólogo que atua no ambiente escolar deve promover investigação minuciosa e avaliativa das práticas dos profissionais da escola, buscando identificar situações que possam ser prejudiciais à aprendizagem dos alunos, as quais ele deve comunicar à gestão da escola.
Com relação à atuação do psicólogo na formação continuada dos profissionais da educação, julgue os itens que se seguem. O psicólogo escolar pode intervir na formação continuada de profissionais na escola assessorando processos coletivos que envolvam os agentes educativos na discussão, reflexão e planejamento da prática pedagógica, bem como no planejamento de novas alternativas e formas criativas de ensino.
Julgue os itens a seguir, relativos ao papel do psicólogo na análise dos problemas e potencialidades do cotidiano escolar. Ao receber os alunos encaminhados, aos quais deve dar prioridade no atendimento à queixa escolar, o psicólogo, com base no modelo institucional, preventivo e relacional, deve avaliar o conteúdo do currículo pedagógico e a relação das dificuldades apresentadas com a psicopatologia da criança.
Julgue os itens a seguir, relativos ao papel do psicólogo na análise dos problemas e potencialidades do cotidiano escolar. O psicólogo escolar deve desenvolver ações a respeito das concepções dos professores acerca dos processos de aprendizagem, os quais integram aspectos contextuais complexos e singulares.
Julgue os itens a seguir, relativos ao papel do psicólogo na análise dos problemas e potencialidades do cotidiano escolar. De acordo com o procedimento de avaliação e intervenção das queixas escolares (PAIQUE), a intervenção do psicólogo quando ocorrerem tais queixas deve ser realizada com a finalidade de descentralizar o problema do aluno e envolver o professor que encaminhou a queixa, de modo que sejam enfatizadas as relações em sala de aula e as estratégias e recursos que caracterizam o trabalho pedagógico no caso encaminhado.
Com relação ao fracasso escolar, julgue os próximos itens. Visto que a repetência e a evasão escolar são partes do processo do fracasso escolar, é recomendável que o psicólogo escolar avalie as crianças individualmente, com vistas a identificar as múltiplas causas das dificuldades delas em aprender, ainda que não consiga tratá-las.
Com relação ao fracasso escolar, julgue os próximos itens. Com base em uma epistemologia materialista dialética, especialistas da área afirmam que o fato de crianças de bairros periféricos constituírem um grupo muito heterogêneo revela que o fracasso escolar não pode partir de generalizações de processos intrapsíquicos.
Com relação ao fracasso escolar, julgue os próximos itens. Os padrões de interação entre pais e filhos podem minar a autoconfiança e repercutir no desenvolvimento intelectual, especialmente no das crianças de famílias de baixa renda. Por isso, as intervenções do psicólogo escolar devem focalizar as famílias das crianças com menor condição socioeconômica para minimizar seus efeitos sobre as repetências e o nível de escolaridade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...