Questões sobre Psicologia Escolar

Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. A relação entre a aprendizagem e a motivação vai além de qualquer pré-condição estabelecida, não sendo recíproca. Dessa forma, a motivação pode produzir um efeito negativo na aprendizagem e no desempenho, assim como, da mesma forma, a aprendizagem pode não interferir na motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. No ambiente escolar, deve-se lançar mão de teorias cognitivas da motivação que deem prioridade ao estudo das crenças, dos valores e das emoções do indivíduo, uma vez que são mediadoras do comportamento e exercem forte influência no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. São funções do psicólogo escolar elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno em situações escolares específicas, visando, por meio de uma ação coletiva e interdisciplinar, à implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O procedimento a ser adotado pelo psicólogo escolar no caso hipotético de uma aluna diagnosticada e apontada pela professora como disléxica deveria ser o de assumir para si a responsabilidade de ajudar a aluna a superar, na medida do possível, o comprometimento do mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. É papel do psicólogo escolar, e somente dele, avaliar e diagnosticar as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminhá-los aos serviços de atendimento da comunidade, buscando sempre a atuação integrada entre escola e comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. O psicólogo escolar deve exercer, junto ao professor, o papel de articulador do ensino, com base na premissa de que o aluno se transforma no protagonista do ensino quando o fio condutor dos conhecimentos dos componentes curriculares é deslocado para suas capacidades, seus interesses e sua motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da evasão, repetência e do fracasso escolar, assinale a opção correta.

  • A. O fracasso e a evasão escolar são consequências normais e inevitáveis, uma vez que os estudantes de nível socioeconômico mais desfavorecido não têm acesso a bens culturais e sociais.
  • B. O desenvolvimento intelectual inferior e o fracasso escolar estão associados somente à privação de estímulos durante a infância.
  • C. O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros.
  • D. O fracasso escolar tem origem apenas nas carências culturais dos estudantes das classes populares, por isso o impacto sobre esses discentes é mais grave e destruidor.
  • E. Os maiores índices de repetência e evasão escolar estão entre os alunos de nível socioeconômico mais baixo, o que evidencia os déficits mentais e a necessidade de maior envolvimento de suas famílias com a escola.

Considerando as causas relacionadas aos aspectos macrossistêmicos associados à evasão escolar, assinale a opção correta.

  • A. O mercado de trabalho passou a exigir uma formação especializada, reduzindo o custo da escolarização.
  • B. As condições de ensino com poucos recursos pedagógicos e a formação deficitária de professores e alunos aumentam os potenciais para o sucesso escolar.
  • C. A democratização do acesso à educação elevou as diferenças dos padrões de qualidade entre o ensino privado e o ensino público.
  • D. Como o cenário econômico não acompanha o crescimento do acesso ao ensino, o mercado de trabalho absorve cada vez mais os egressos do ensino superior, diminuindo a competição.
  • E. A massificação e os custos da expansão do acesso ao ensino superior aumentaram a qualidade do ensino e a competitividade no mercado de trabalho.

No que concerne ao papel do psicólogo no âmbito escolar, assinale a opção correta.

  • A. O psicólogo utiliza métodos, técnicas e testes que promovem e favorecem as queixas escolares.
  • B. Cabe ao psicólogo receber as demandas de forma acolhedora e o menos invasiva possível.
  • C. No ensino superior, o perfil dos estudantes determina o tipo de escuta psicológica, se mais ou menos invasiva.
  • D. A escuta psicológica é sensível exclusivamente ao perfil esperado ou idealizado dos discentes.
  • E. É papel do psicólogo a tomada de decisão acerca do percurso acadêmico a ser realizado pelos estudantes.

Na perspectiva de uma atuação crítica do psicólogo frente aos desafios que promovem a permanência do aluno com sucesso no ensino superior, três dimensões precisam ser pautadas em suas ações coletivas e relacionais: gestão institucional, propostas pedagógicas e curriculares, e perfil do estudante.

No que tange a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.

  • A. Os serviços de psicologia no ensino superior devem ser orientados e centrados somente no bem-estar das equipes gestoras de programas e políticas.
  • B. As atividades relacionadas ao perfil do estudante envolvem o acolhimento, a avaliação diagnóstica e processos de seleção e treinamento de recursos humanos.
  • C. As oficinas de elaboração de currículo e de orientações para o apoio às limitações e às dificuldades de aprendizagem são de atribuição exclusiva dos pedagogos.
  • D. As intervenções do psicólogo possuem caráter preventivo e de apoio institucional, auxiliando na organização e sistematização de ações da equipe pedagógica.
  • E. As intervenções do psicólogo na dimensão pedagógica são previamente planejadas com o objetivo de expandir o campo das ciências sociais e valorizar a própria profissão.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...