Questões sobre Psicologia Escolar

Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As possibilidades de mudança nas ações pedagógicas devem ocorrer nas transformações realizadas nas concepções de desenvolvimento e de aprendizagem. Assinale a alternativa que deve ser considerada nessa transformação.

  • A.

    Adequar as situações didáticas às diferentes realidades apresentadas.

  • B.

    Os alunos aprendem da mesma forma.

  • C.

    Somos controlados a partir do que aprendemos.

  • D.

    As pessoas amadurecem na mesma fase da vida.

  • E.

    Só aprendemos quando acertamos.

Assinale a alternativa que estimula o desenvolvimento do sujeito no processo ensino aprendizagem.

  • A.

    Exigir um padrão no desempenho da tarefa solicitada.

  • B.

    Disciplinar comportamentos.

  • C.

    Determinar rapidez na explicitação dos trabalhos.

  • D.

    Demonstrar o poder do docente no processo de ensinar e aprender.

  • E.

    Construir coletivamente novas expressões do que é aprendido.

A formação continuada para os professores é uma forma de ressignificar a identidade profissional e as atuações exigidas no contexto escolar. Assinale a alternativa que não se relaciona às atribuições do docente na contemporaneidade.

  • A.

    Promover a cidadania.

  • B.

    Participar da elaboração de projetos coletivos.

  • C.

    Agir de forma reflexiva, sem o abuso do poder.

  • D.

    Enfatizar a expressão de valores individualistas.

  • E.

    Valorizar a diversidade em sala de aula.

No processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, assinale o tipo de relação que não propicia a troca entre as diferenças.

  • A.

    Assimétrica

  • B.

    Interacionista

  • C.

    Simétrica

  • D.

    Meta-interação

  • E.

    Cooperativa

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma das prioridades de ensino da rede pública no Brasil. Assinale a alternativa que não descreve o objetivo da EJA.

  • A.

    Criar oportunidades de estudo para pessoas que não têm a idade escolar.

  • B.

    Aumentar as taxas de escolarização.

  • C.

    Descumprir a função de equalizar.

  • D.

    Exercitar a autonomia.

  • E.

    Construir a cidadania.

Um grupo de alunos encontra-se fora da escola, para fumar maconha. Nessa situação, assinale a alternativa correta a ser desempenhada por um psicólogo escolar ao surpreender esses alunos.

  • A.

    Não interferir, pois os alunos estão fora da escola.

  • B.

    Propor um seminário a respeito do tema e convidar os pais e alunos.

  • C.

    Comunicar à delegacia, para reforçar o policiamento.

  • D.

    Exigir que os alunos joguem fora o cigarro de maconha.

  • E.

    Fazer um discurso moral em sala de aula e citar o exemplo dos alunos.

Muitos teóricos afirmam que a motivação é uma força que se encontra no interior de cada indivíduo. Uma pessoa não consegue jamais motivar ninguém, o que ela pode fazer é estimular. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    a noção de necessidade não permeia os conceitos de motivação; a maioria das teorias enfoca o reconhecimento e a responsabilidade, entre outras coisas.

  • B.

    a aprendizagem independe das motivações, acontece por tentativa e erro; assim, o mais importante é o treinamento.

  • C.

    as crianças têm muitas motivações provocadas pela curiosidade; por isso, não necessitam de ambientes estimulantes.

  • D.

    a tarefa da escola não é a de motivar seus alunos, mas sobretudo induzir comportamentos positivos por parte deles em relação aos estudos.

  • E.

    o orientador educacional e o psicólogo escolar são os únicos responsáveis pela motivação no ambiente escolar.

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário para os profissionais que atuam em interface com a educação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Ambientes escolares, com instalações adequadas ao pleno exercício de suas atividades curriculares não se constituem no pressuposto condicionante ao sucesso da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário para os profissionais que atuam em interface com a educação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O professor só deve utilizar multimeios se eles estiverem a serviço dos conteúdos/bases tecnológicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário para os profissionais que atuam em interface com a educação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Um modelo curricular aberto para adequação a diferentes realidades, garantindo, quando necessário, a inovação da organização inicial, é recomendável nos tempos atuais de globalização e de crise econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...