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Julgue os itens a seguir, acerca da psicologia escolar no Brasil.
No Brasil, há uma grande diversidade de currículos e de modelos teóricos e práticos na área da psicologia escolar nos cursos de graduação, o que indica a falta de consenso quanto à formação do psicólogo escolar.
Julgue os itens a seguir, acerca da psicologia escolar no Brasil.
A psicologia escolar surgiu atrelada à psicometria e, em seus primórdios, desenvolvia prioritariamente atividades de avaliação de prontidão, diagnóstico e encaminhamento dos alunos-problema.
Daniela, aluna do curso de graduação, com 20 anos de idade, procura a coordenação do seu curso para expor o episódio que acabara de ocorrer em sala de aula: Lúcia, aluna de 18 anos de idade, saiu da sala, no meio da aula expositiva sem se dirigir à professora, de 27 anos de idade, que, por sua vez, sem nada dizer, seguiu dando sua aula. Depois de um tempo, parecendo ignorar a aula e a presença da professora, ela retorna com folhetos de divulgação de uma festa nas mãos, distribuindo aos colegas em alto e bom tom e exigindo a presença de todos, de modo que a professora precisou interromper a aula. Alguns colegas responderam agradecendo, animados. A professora nada disse e retomou a aula. A coordenadora busca o psicólogo da instituição para uma orientação aos envolvidos nesse episódio.
Acerca das reflexões no âmbito da psicologia concernente à relação entre o adolescente e o professor descrita na situação hipotética acima, assinale a opção correta.
A atitude da professora, oferecendo à jovem a liberdade de agir como bem entende, indica sua dificuldade de assumir sua posição de mestre, com conseqüências para o rendimento do aluno em sala, como relata Daniela.
Com sua atitude, Lúcia usufruiu da liberdade que a professora concedia em sala de aula, com sua atitude permissiva e não proibitiva. Apesar da falta de parâmetro, que deixa o adolescente na confusão entre o que deve ou não fazer, ele sempre tenderá a se dar melhor com o adulto que não ocupe uma posição impositiva, de mestre.
O que caracteriza a falta de um lugar entre a infância e a idade adulta é a crise emocional que se vivencia nessa fase, portanto ainda é responsabilidade dos adultos oferecerem parâmetros referenciais aos jovens, mas ao professor de graduação cabe tratar os alunos como adultos que são, por terem alcançado essa posição quando fizeram a escolha da profissão.
Atitudes mais efetivas com o adolescentes devem ser descartadas, como bem faz a professora, pois o adolescente precisa realizar de forma autônoma sua busca de um lugar de identidade, único meio de alcançar a realização das novas expectativas em relação a ele, como a de escolher uma profissão, um parceiro, um projeto de vida.
A Escola Z, cuja missão é a transmitir conhecimento auxiliando a família na formação de cidadãos, realizou processo seletivo para a contratação de um professor de português para o ensino secundário. Apresentou-se para o processo de seleção o candidato Maurício com as seguintes características: tem experiência de seis anos em docência, com alto conhecimento técnico da língua portuguesa, duas pós-graduações, letras e licenciatura, carta de referência sobre o excelente conteúdo e organização apresentados em seus planos de aula. Nos testes psicológicos e na entrevista com ênfase em competências, apresenta atitudes de domínio e controle sobre si mesmo e o comportamento de terceiros, com rigidez, com facilidade de transmitir seus pensamentos, passando informações de maneira completa e minuciosa; dedicado, prefere fazer a delegar, é discreto, contido e reservado quando fala de si e de sua forma de se relacionar com os outros, resguardando-se ao máximo, em uma atitude que não considera de indiferença e sim de profissionalismo, que valoriza uma postura mais formal.
Acerca dos fatores que envolvem o perfil do candidato, que o indica ou o contra-indica para o cargo em seleção nessa escola, assinale a opção correta.
De acordo com o texto, as atuais condições físicas e materiais de trabalho do professor, incluindo os baixos salários, revela uma desmotivação por parte desses profissionais em se preparar e se atualizar para a função. Nesse sentido, Maurício apresenta-se acima da média pela importância que manifesta no enriquecendo de suas competências profissionais, aspecto certamente valorizado pela Escola Z que o aproveitará para o cargo.
Considerando a importância da função social que tem um professor, Maurício é indicado ao cargo diante de suas características de boa comunicação, dedicação e atenção em apresentar de forma completa as suas idéias. Sua atitude de controle e sua rigidez são consideradas essenciais para a faixa etária de alunos do ensino secundário, cujo comportamento de rebeldia encontra em Maurício forte resitência.
Ao realizar um processo seletivo, a Escola Z realça sua busca em garantir o bom desempenho do educador na instituição, cuja missão enfoca a formação ampla do cidadão; por isso, deve considerar que o perfil de Maurício, embora tecnicamente atraente, apresenta ressalvas quanto aos aspectos de sua competência relacional, que pode ser incongruente com a missão da escola.
A educação emocional é imprescindível para o educador. É tão desinteressante um professor que não tem competência técnica, quanto um professor que não está aberto para compreender suas emoções. A dificuldade de Maurício quanto a esses aspectos, manifestada a em sua rigidez e formalidade, pode ser compensada pelo alto investimento que faz nos conhecimentos teóricos, que o tornam indicado ao cargo.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Na opinião de pais e professores, a progressão continuada constitui solução eficaz para o fracasso escolar.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Na percepção do aluno, o fracasso escolar está sempre relacionado à falta de apoio da família e não à violência na escola.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Por tratar-se de problema interno à escola, a gravidez na adolescência deve ser considerada um problema de educação.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
A violência e o uso de drogas constituem problemas de responsabilidade exclusiva de coordenadores e diretores de escolas.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Para que a evasão deixe de ser um agente causador do fracasso escolar, é suficiente que o professor elabore ações de integração com as famílias dos alunos.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Na visão dos pais, a falta de interesse dos filhos em estudar é uma das principais causas de evasão e repetência escolar.
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