Questões sobre Psicologia Organizacional

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Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

No processo de avaliação e classificação de cargos, o conteúdo dos cargos é analisado e comparado, com a finalidade de ordená-los em diferentes classes, que servirão de base do sistema de remuneração.

  • C. Certo
  • E. Errado

As fontes são basicamente duas: as emocionais e as substantivas. As emocionais são relacionadas, principalmente, às diferenças (culturais, de formação, de origem social etc.) de uma pessoa para outra, às expectativas que elas têm em relação aos outros e ao mundo circundante e às deficiências de comunicação entre as pessoas. Já as fontes substantivas são aquelas reais, palpáveis, como escassez de recursos, forte discrepância de posses materiais ou algumas características da estrutura organizacional. Essas informações referem-se às fontes de

  • A.

    inflação.

  • B.

    desequilíbrio psicológico.

  • C.

    suporte organizacional.

  • D.

    necessidades de treinamento.

  • E.

    conflito nas organizações.

Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Na tomada de decisão nos processos seletivos, devem-se valorizar mais as realizações do candidato que suas credenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Os mecanismos de recrutamento interno facilitam o relacionamento entre a área de recursos humanos e a de lotação do profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competição internacional, a complexidade crescente do conhecimento técnico e o grande fluxo de informações impõem a utilização, nas organizações, de formas inovadoras de seleção e avaliação, bem como o aproveitamento eficaz dos recursos humanos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

A especificação dos indicadores de desempenho compõe a fase de elaboração do modelo de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competição internacional, a complexidade crescente do conhecimento técnico e o grande fluxo de informações impõem a utilização, nas organizações, de formas inovadoras de seleção e avaliação, bem como o aproveitamento eficaz dos recursos humanos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Os padrões de julgamento do desempenho incluem quantidade, qualidade, frequência, custo e continuidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competição internacional, a complexidade crescente do conhecimento técnico e o grande fluxo de informações impõem a utilização, nas organizações, de formas inovadoras de seleção e avaliação, bem como o aproveitamento eficaz dos recursos humanos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

O resultado das avaliações não deve ser usado para punir os empregados porque essas punições não são contingentes aos comportamentos emitidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competição internacional, a complexidade crescente do conhecimento técnico e o grande fluxo de informações impõem a utilização, nas organizações, de formas inovadoras de seleção e avaliação, bem como o aproveitamento eficaz dos recursos humanos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

O nível de especificidade do critério de avaliação está associado ao fato de o trabalho envolver diversas tarefas que podem ser avaliadas a partir de várias perspectivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A análise dos elementos contextualizados das características organizacionais e de seu ambiente externo, característica do modelo de gestão baseado em modismos, não atende às necessidades específicas da organização, visto que impede a realização de práticas diferenciadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a política nacional de desenvolvimento de pessoal da administração pública federal, competência profissional constitui um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores para o alcance dos objetivos da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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