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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as figuras acima, julgue os itens a seguir, quanto a avaliação de desempenho.
Vender mais ou menos celulares em uma empresa não depende unicamente do desempenho de cada vendedor. Fatores como localização da loja, período do ano, poder aquisitivo dos potenciais clientes, grau de saturação do mercado são exemplos de variáveis que contaminam o critério real de avaliação. Mesmo assim, a quantidade de celulares vendidos pode ser usada como medida objetiva do desempenho de um vendedor.
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O ambiente organizacional é formado por grupos, equipes e relacionamentos entre indivíduos. Esses relacionamentos e a estrutura formal compõem uma intrincada rede de jogos de poder exercido pelos membros organizacionais. A respeito dos grupos, das equipes e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.
A liderança exercida por um membro da equipe, não imposta pela organização, será mais eficaz na sua tarefa de conduzir os membros da equipe ao sucesso que aquela exercida por um chefe nomeado pela organização.
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Considerando as figuras acima, julgue os itens a seguir, quanto a avaliação de desempenho.
A contagem de itens vendidos é um exemplo de critério teórico de avaliação.
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O ambiente organizacional é formado por grupos, equipes e relacionamentos entre indivíduos. Esses relacionamentos e a estrutura formal compõem uma intrincada rede de jogos de poder exercido pelos membros organizacionais. A respeito dos grupos, das equipes e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.
Alguns experimentos de grupos em organizações revelam que a aprendizagem humana é resultado prioritariamente das experiências subjetivas dos indivíduos.
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Considerando as figuras acima, julgue os itens a seguir, quanto a avaliação de desempenho.
Escalas embasadas em comportamento contêm itens que descrevem comportamentos no trabalho. Os pontos dessas escalas são ancorados com descrições de comportamentos, classificados previamente quanto à sua qualidade e eficiência, e o avaliador, nesse tipo de avaliação, deve escolher o comportamento que mais bem descreve o comportamento do funcionário avaliado em cada dimensão do instrumento.
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O ambiente organizacional é formado por grupos, equipes e relacionamentos entre indivíduos. Esses relacionamentos e a estrutura formal compõem uma intrincada rede de jogos de poder exercido pelos membros organizacionais. A respeito dos grupos, das equipes e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.
Os grupos sociais devem estabelecer normas de comportamento que podem direcionar os comportamentos dos seus membros, desde que não violem as leis e regras explícitas das organizações.
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Considerando as figuras acima, julgue os itens a seguir, quanto a avaliação de desempenho.
Os itens e a escala de pontuação apresentados na figura II foram extraídos de uma escala padrão mista de avaliação de desempenho.
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Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).
Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.
Certamente, a situação ilustrada afeta a satisfação no trabalho dos empregados temporários.
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Considerando as figuras acima, julgue os itens a seguir, quanto a avaliação de desempenho.
Os itens e a escala de pontuação apresentados na figura I foram extraídos de uma lista de verificação para avaliação de desempenho de um tutor de um curso a distância.
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Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).
Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.
Na situação descrita, os empregados temporários possuem menor índice de comprometimento com a organização que os permanentes.
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