Lista completa de Questões sobre Psicologia Social e Comunitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A juventude é um conceito diverso que se substancia, principalmente, nos aspectos históricos e socias. As representações que são disseminadas estão demarcadas por atributos, dimensões, aspectos e reivindicações. Qual opção abaixo não está correta?
Atributos positivos da juventude são considerados responsáveis pela mudança social.
Dimensões negativas dos problemas sociais são resultantes do desvio de comportamento dos jovens.
Aspectos negativos caracterizaram a juventude nos anos 60 porque esta apresentava crise de valores e conflitos geracionais.
Aspectos econômicos ocasionaram estudos da juventude, nos anos 70, voltados a compreender sua entrada na vida ativa.
Reivindicações e reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos que ainda não atingiram a maioridade marcam o final da década de 70. Esta concepção incide sobre conservadoras formas de conceber jurídica, institucional e socialmente crianças e jovens na sociedade brasileira.
Wilhelm Wundt foi o fundador da Psicologia como disciplina acadêmica formal. Ele instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início à Psicologia Experimental como ciência. Qual a opção abaixo sobre esta fase das bases das Teorias e Sistemas Psicológicos está correta?
Sensação, percepção, atenção, sentimentos, reação e associação não foram temas das pesquisas de Wundt.
As criações de Fechner são posteriores a fundação da Psicologia como ciência.
O uso do termo Psicologia Experimental não é de autoria de Wundt.
A Psicologia Experimental de Wundt tratou do desenvolvimento mental humano expresso na linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral.
As publicações de Wundt inauguram a divisão da ciência psicológica entre Psicologia Experimental e Psicologia Social.
Investiga todas as situações, e suas variáveis, em que a conduta humana é influenciada e influencia a de outras pessoas e grupos. Em qual ramo da psicologia se aplica esse enunciado acima:
Psicologia Social.
Psicologia Educacional.
Psicologia da Personalidade.
Psicologia organizacional.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Na psicologia social, o trabalho com grupos é uma constante. Leia a citação de George Lapassade: A noção lewiniana de dinâmica de grupo supõe que se possa definir um grupo como um sistema de forças. Assim, poder-se-ão distinguir, por exemplo, as forças de desenvolvimento e as forças de coesão: as primeiras são aquelas que impulsionam um grupo para os fins que ele se atribui; as segundas são aquelas que motivam os membros a permanecer no grupo.
Qual das alternativas apresenta fator de coesão em função da finalidade do grupo?
Divergência sobre a finalidade pelos membros.
Imposição da finalidade pelo coordenador aos membros.
Impertinência da finalidade, alheia aos membros.
Aceitação da finalidade pelos membros.
Negação da finalidade pelos membros.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
De acordo com a citação de Jodelet, qual das afirmativas retrata o quadro apresentado na reportagem?
Novos modos de existir includentes e coerentes com o processo de crescimento pelo qual passa o país.
Situações que ocorrem apenas nos grandes centros urbanos e que as pessoas são incluídas socialmente por receberem atenção dos programas do governo.
Casos focais em que houve falha nos programas de assistência social, sem danos psicossociais aos grupos e pessoas.
Exclusões socialmente produzidas em que pessoas ou grupos são construídos como categoria à parte.
Processos de exclusão em que as ações preventivas não têm efeito, já que as relações psicoafetivas são imprevisíveis.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Os campos de atuação para a Psicologia Social hoje no Brasil estão se diversificando. Para acompanhar tal diversificação, o Conselho Federal de Psicologia tem criado banco de dados sobre os profissionais que atuam no setor, expedido título de especialista na área e editado algumas publicações como subsídios de orientação para ajudar psicólogos que atuam frente às demandas sociais. Na publicação do CFP intitulada referências técnicas para atuação do Psicólogo no CRAS/SUAS, de 2007, são elencados princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS.
As alternativas apresentam o elenco destes princípios, EXCETO:
Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.
Atuar nos settings convencionais, espaços adequados e preparados especificamente para o desenvolvimento das ações nas instalações do CRAS.
Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações.
Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais quanto coletivos realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.
Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a psicologia e o serviço social, buscando a interação de saberes e a complementação das ações, com vistas a maior resolutividade dos serviços oferecidos.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Atualmente, a questão das drogas apresenta-se como um grande desafio não apenas para os profissionais da saúde. Um dos objetivos das intervenções de saúde pública no campo das substâncias psicoativas é prevenir as consequências adversas do consumo dessas substâncias, ou seja, minimizar prejuízos que dependentes químicos possam causar a si ou a outros. Essa política é denominada ______________________________________________.
redução de danos
prevenção primária
repressão policial
hospitalização compulsória
redução de demanda
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
O relacionamento humano surge quando dois ou mais indivíduos se encontram. Desta forma, todas as pessoas desenvolvem, ao longo da vida, diferentes tipos de relacionamentos com outras pessoas, bem como uma comunicação que mantem com elas mesmas, um diálogo interior. A esse tipo de relacionamento dá-se o nome de:
Interpessoal.
Interssocial.
Intrassocial.
Intrapessoal.
Considere as afirmações abaixo em relação ao diagnóstico diferencial da Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social):
I. Transtorno de Pânico com Agorafobia.
II. Transtorno de Ansiedade de Separação.
III. Transtorno de Ansiedade devido a uma condição médica geral.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I,II e III.
É uma disposição pessoal comum aos indivíduos, mas provida em graus diferentes, a qual os impele a reagir a objetos, situações ou proposições em moldes que podem ser considerados favoráveis ou desfavoráveis. Trata-se de:
Cognição Social
Representação Social
Socialização
Percepção Social
Atitude
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...