Questões sobre Psicologia Social e Comunitária

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  • A.

    à autoexposição e à manutenção de uma participação ativa quando em contato com outras pessoas, oferecendo feedback, mas solicitando pouco a opinião dos demais.

  • B.

    a manter-se como um sistema fechado, evitando abertura e envolvimento com os demais.

  • C.

    a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas ideias e atos, utilizando, preferentemente, o processo de solicitar feedback.

  • D.

    à utilização ampla e equilibrada de busca de feedback e à autoexposição, sendo empático e franco com as necessidades das outras pessoas.

  • E.

    a manter relacionamentos impessoais e distantes, exibindo comportamentos rígidos e retraídos, com predomínio da área desconhecida.

Durante a consolidação da psicologia como ciência, muitas teorias foram propostas para auxiliar na compreensão do ser humano. Diversos autores estudaram e publicaram trabalhos com tendências e modelos teóricos que são referências na área nos mais diferentes campos de atuação. Associe os autores abaixo com as afirmações correspondentes ao trabalho desenvolvido:

A -Melanie Klein.

b -Kurt Lewin.

C -Carl Rogers.

D -Jacques Lacan.

I- Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado ‘teoria de campo’, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.

II- Dois de seus principais conceitos são que o inconsciente é estruturado como uma linguagem e que o mesmo é um discurso. Os pensamentos de processo primário são consequências descontroladas de significados. A fase mais básica é o ‘estágio do espelho’ no qual os bebês aprendem a se reconhecer, assumindo a perspectiva das outras pessoas.

III- Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação.

IV- Seus estudos foram relacionados à ‘teoria centrada na pessoa’, na qual os principais conceitos são a autorealização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado auto realização.

  • A.

    A II; b IV; C I; D III.

  • B.

    A IV; b II; C III; D I.

  • C.

    A III; b I; C IV; D II.

  • D.

    A III; b IV; C I; D II.

Tem-se na construção social da realidade três instâncias que dinamizam essa construção e interagem entre si constantemente e interferem na constituição subjetiva dos sujeitos. Essas instâncias estão conceituadas. Analise-as.

• É um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral.

• É a base concreta da sociedade. Pode ser uma grande empresa ou estar reduzida a um pequeno estabelecimento, como uma creche.

• Realiza as regras; reproduz e, em outras oportunidades, reformula tais regras.

Elas são, respectivamente

  • A.

    grupo, instituição, organização.

  • B.

    instituição, organização, grupo.

  • C.

    organização, grupo, instituição.

  • D.

    instituição, grupo, organização.

  • E.

    grupo, organização, instituição.

Leia a reportagem a seguir.

Sobre o nível das interações entre pessoas e grupos, que dela são agentes ou vítimas, nível próprio da psicologia social (Jodelet, 2004) que a reportagem apresenta, pode-se afirmar que as pessoas ou grupos são

  • A.

    objetos de uma distinção construídos como categoria a parte.

  • B.

    parte de políticas que consideram a relação entre a lógica econômica e a coesão social.

  • C.

    pertencentes a parcela pobre da população, pobreza que significa necessariamente exclusão.

  • D.

    na sociedade brasileira, parte natural da incidência dos mecanismos de exclusão.

  • E.

    a manifestação do fenômeno da exclusão, em escala mundial, que passou a existir nos dias atuais.

Das contribuições cotidianas sobre a exclusão/inclusão, considerando as argumentações da autora, pode-se afirmar que a exclusão

  • A.

    é inerente as condições de vida em toda e qualquer sociedade desenvolvida e, no caso de sociedades emergentes, não têm relações de agravamento social.

  • B.

    social está sendo gradativamente corrigida com as atuais políticas públicas de transferência de renda ao garantir uma considerável mudança na qualidade de vida dos assistidos.

  • C.

    é uma forma de visibilidade social mais do que uma realidade vivida ou assumida pelos sujeitos em nossa sociedade contemporânea.

  • D.

    é uma produção das próprias categorias que se dizem excluídas, como forma de manterem o estabelecimento de relações sociais capazes de lhes garantir benesses governamentais.

  • E.

    perde a ingenuidade e se insere nas estratégias históricas de manutenção da ordem social, isto é, no movimento de reconstituição sem cessar de formas de desigualdade.

A assistência social organiza-se pelos tipos de proteção social básica e especial, sobre as quais é correto afirmar:

  • A.

    A proteção social básica visa prevenir situações de vulnerabilidade e risco social.

  • B.

    A proteção social básica auxilia as famílias no enfrentamento da violação de seus direitos.

  • C.

    A proteção social especial objetiva fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

  • D.

    A proteção social básica auxilia na reconstrução dos vínculos familiares e comunitários.

  • E.

    A proteção social especial visa combater situações de vulnerabilidade e risco social.

Maurizio Andolfi considera que todo o grupo tem sua verdade fundante que quando questionada tende a desorganizá-lo, aumentando a tensão e ameaçando a

  • A.

    agregação somatopsíquica.

  • B.

    desintegração da matriz egoica.

  • C.

    coesão do sistema.

  • D.

    valorização da vida emocional.

  • E.

    destruição do superego.

Segundo o Ministério da Saúde, o Projeto de Implantação da Terapia Comunitária e Ações Complementares na Rede de Assistência à Saúde do SUS pretendem desenvolver nos profissionais da área de saúde, as competências necessárias para promover, na atenção primária da saúde, as

  • A.

    ligas de atendimento parcial.

  • B.

    redes de apoio social.

  • C.

    atenções de saúde particularizadas.

  • D.

    missões de ajuda à distância.

  • E.

    soluções a dilemas biopsicossociais.

Oliveira & Furlan, co-autores da obra Manual de Práticas de Atenção Básica − saúde ampliada e compartilhada (2010), ao pensarem a co-produção de projetos coletivos e diferentes “olhares” sobre o território, lembram que é comum uma equipe de saúde discutir projetos nos territórios, chamando ao serviço pessoas consideradas

  • A.

    minorias segregadas.

  • B.

    subordinadas ao bem comum.

  • C.

    líderes nas comunidades.

  • D.

    bem-feitoras e destemidas.

  • E.

    transgressoras e questionadoras.

Tipo de composição familiar que se constitui por uma figura parental única, geralmente a mãe que convive com seus filhos. Nomeada no mundo contemporâneo por família

  • A.

    unidirecional.

  • B.

    de figura única.

  • C.

    unidimensional.

  • D.

    monoparental.

  • E.

    pró-parental.

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