Questões sobre Psicologia Social e Comunitária

Lista completa de Questões sobre Psicologia Social e Comunitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia a seguinte afirmativa: as instituições para jovens em situação de vulnerabilidade social e psicológica enfrentam dificuldades em atender, de modo mais qualificado, seus objetivos e missão, o que repercute no comprometimento do resgate da identidade e cidadania desses jovens. Essa situação poderia ser melhorada se o psicólogo tivesse respaldo normativo e prático para desenvolver ações que minimizem o problema. Entre essas ações, não seria eficiente

  • A.

    a necessidade de treinamento constante para as pessoas recém-contratadas.

  • B.

    o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento baseado na centralização das decisões.

  • C.

    a redefinição dos perfis profissiográficos.

  • D.

    a análise detalhada das funções ocupacionais a serem preenchidas.

  • E.

    a criação de um plano de carreira.

O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas constitui um dos problemas que pode trazer danos à saúde mental. O diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e prognóstico. No entanto, esse diagnóstico é difícil, uma vez que é difuso o conceito do alcoolismo e sua existência coabita com outros transtornos psíquicos, tendo, assim, uma etiologia diversificada. Diante desse contexto, o psicólogo deve, inicialmente,

  • A.

    buscar dados junto a uma equipe multiprofissional.

  • B.

    realizar um psicodiagnóstico com base, exclusivamente, em testes de personalidade.

  • C.

    fazer entrevista com os familiares.

  • D.

    apoiar-se nos dados do DMS-III para fazer o diagnóstico, pois é o método mais confiável.

  • E.

    diagnosticar a etapa da doença para avaliar a gravidade do transtorno e seu prognóstico.

À medida que o tempo passa e com um trabalho em rede, o adolescente poderá adquirir uma visão crítica a respeito dos caminhos que tenha escolhido para trilhar sua vida, como bem ilustra o seguinte trecho de um rap:

“Pular o muro é só atraso, o que dá lucro é os estudos Vantagem de verdade é liberdade, livre arbítrio. Não sinto nenhum orgulho por ter fama de bandido Montado no dinheiro, drogas, armas, bem vestido. Quando se está por cima, tem mulher e tem amigo Mas dentro do presídio, no domingo, é esquecido Sem visita, sem Cobal, sem notícia, sem sorriso ...”

O trabalho em rede é uma prerrogativa de destaque nas diretrizes pedagógicas do SINASE. Com base nos aspectos conceituais e metodológicos do trabalho em rede, julgue os itens que se seguem.

I A literatura aponta a prática de redes sociais como uma metodologia que se tem mostrado efetiva no resgate da convivência familiar e comunitária de adolescentes envolvidos com drogas e atos infracionais.

II O trabalho em rede com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar exige intervenção junto à rede primária, dispensando-se a rede secundária pela fragilidade das políticas públicas locais.

III O conceito de redes é polissêmico. A literatura aponta para uma diversidade de concepções diferenciadas, uma vez que o trabalho em rede contempla diferentes contextos da intervenção.

IV No âmbito da gestão governamental, a rede é vista como tópico oriundo da junção de disciplinas de política e administração, ou como um modelo estratégico de gestão de políticas ou, ainda, como um novo modelo de governança centrado no nível local.

V A conceituação de redes integra contribuições de diversas áreas do conhecimento, tais como: a psicologia social, a sociologia, a terapia familiar sistêmica, a administração de empresas, a antropologia.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

A prática de atos infracionais na adolescência e as condutas judiciais em relação a essa prática são, ainda hoje, muito discutidas e polemizadas, tendo sofrido, ao longo da história das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes, graduais modificações nos vários setores da sociedade. Assinale a alternativa que traduz a perspectiva das políticas públicas atuais, contempladas pelo SINASE (2006).

  • A.

    As diretrizes pedagógicas do SINASE consolidam a visão marxista de que os adolescentes vitimizados pela sociedade capitalista precisam ser isolados do convívio social para que possam se recuperar.

  • B.

    Os adolescentes autores de atos infracionais que não apresentam um projeto de vida fora da marginalidade não encontram respaldo no SINASE para a defesa de seus direitos, pois não se colocam como cidadãos e protagonistas de suas histórias.

  • C.

    A ação do governo e da sociedade não deve ser direcionada exclusivamente para o controle à repressão dessa parcela da população, mas para a garantia de condições de vida com dignidade.

  • D.

    Pelas marcas da desigualdade social em sua identidade marginal, o adolescente delinquente não tem recuperação.

  • E.

    Cabe ao psicólogo justificar a delinquência juvenil como problema centrado na psicopatologia do indivíduo, em consonância com essa dimensão do imaginário social, que ainda persiste na sociedade brasileira, como legado da nossa herança histórica, cultural e política.

O Brasil prepara-se para viver, neste ano de 2010, a Conferência Nacional de Saúde Mental, tendo como temática de destaque redes e intersetorialidade. A respeito das características das redes como forma de coordenação política, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As redes tendem a criar processos decisórios com maior nível de centralização, operando por meio da votação em maioria absoluta entre os participantes e da centralização da informação como recurso estratégico para as decisões.

  • B.

    Ao contrário das hierarquias em que uma falha de desempenho em uma instância hierárquica pode bloquear a organização, as redes conseguem lidar melhor com possíveis falhas nos centros de gestão porque a diversidade de conexões possibilita a substituição de funções.

  • C.

    Os membros da rede são beneficiados pela diversidade nela presente, a qual é propícia para propostas ou ideias individuais. Por esse motivo, as redes são desfavoráveis a casos de calamidade pública, desastres, epidemias ou outras situações de elevado risco social.

  • D.

    As redes são ambientes pouco favoráveis à manifestação da pluralidade de valores e interesses; portanto, impedem a construção da cidadania plural.

  • E.

    As redes não apresentam versatilidade em termos de aproveitamento de atores e recursos.

Na abordagem sociopsicodramática, fundamentada em Moreno, a atuação do coordenador do grupo se caracteriza como

  • A. diretiva, porém mantendo a simetria entre coordenador e participantes.
  • B. de laissez-faire, deixando que o grupo siga seu próprio movimento.
  • C. não-diretiva, nos moldes da terapia centrada no cliente de Carl Rogers.
  • D. investigativa externa, seguindo o processo grupal de fora para dentro.
  • E. uma postura de líder autoritário, que mantém o grupo focado nos objetivos.

O Ministério da Saúde, a partir da década de 90 do século passado, definiu uma nova política de saúde mental, instituindo um modelo de serviços de base comunitária que incentiva a criação de serviços em saúde mental públicos e territorializados. Com relação aos termos base comunitária e territorializados, assinale a opção correta.

  • A.

    Territorializado significa que as regiões Norte, Sul, Centro- Oeste, Nordeste e Sudeste foram contempladas na implementação desse modelo.

  • B.

    Base comunitária diz respeito à teoria de base adotada nos programas de saúde mental – terapia comunitária.

  • C.

    Base comunitária define que os cuidados são oferecidos na comunidade, em articulação com os recursos de que a comunidade dispõe.

  • D.

    Base comunitária refere-se ao fato de entender os pacientes portadores de transtornos mentais a partir de sua realidade, ou seja, sua comunidade.

  • E.

    Territorializado refere-se à área geográfica onde os cuidados são oferecidos à população.

A inclusão social de pessoas portadoras de deficiência apóia-se nos princípios de normalização e de igualdade de oportunidades. Ambos têm sido alavancas de importantes transformações nas políticas de atenção a essas pessoas, como educação, saúde e serviços sociais. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de normalização.

  • A.

    Desenvolvimento da vida de forma tão igual quanto possível.

  • B.

    Atenção igual para todas as pessoas.

  • C.

    Apelo à caridade.

  • D.

    Adoção de medidas de discriminação negativa.

  • E.

    Desenvolvimento da dependência.

De acordo com alguns teóricos que discutem a problemática das drogas para as crianças e os adolescentes, os fatores de risco e proteção podem estar presentes neles mesmos, por meio de mecanismos ainda não totalmente esclarecidos e vinculados à singularidade de cada fase da vida e de cada um; ou na sociedade como um todo, dentro dos variados grupos de referência, entre os quais se destacam a família, a escola, o grupo de amigos, as áreas de saúde, a mídia, as políticas governamentais. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O modelo familiar funciona como fator decisivo de proteção, em que estão presentes o amor, o compromisso, o respeito e também os limites que devem ser impostos por meio do autoritarismo.

  • B.

    No processo de construção do ser humano, outros grupos de referência vão se tornando importantes, destacando-se a escola dentro da proposta preventiva. Nesse sentido, a escola não pode acolher o aluno usuário de drogas, pois ele influencia negativamente os outros.

  • C.

    Em relação à adolescência, não há risco de vulnerabilidade, pois essa fase está muito ligada às características próprias do desenvolvimento psicoemocional.

  • D.

    A resposta do adolescente aos riscos da dependência será mais ou menos adequada à sua história de vida e ao seu grau de adaptação à sociedade em transformação.

  • E.

    A condição de risco nunca é pluricausal, e os desdobramentos para a sua prevenção também não o são. Portanto, o problema está na família ou está na sociedade.

Acerca dos programas de prevenção à violência na infância, julgue os itens que se seguem.

O objetivo dos programas de prevenção da violência não é discutir o papel da qualidade afetiva dos cuidados oferecidos à criança no desenvolvimento futuro da pessoa adulta, mas, sim, promover ações que eliminem a violência.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...