Lista completa de Questões sobre Psicopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a OMS, drogas psicoativas são aquelas que afetam a nossa mente, alterando humor, comportamento, cognição, psicomotricidade e personalidade. Os psicólogos não estão autorizados a prescrever medicamentos, porém trabalham diretamente com as alterações mentais junto a uma equipe médica. Assinale a alternativa que corresponda ao fármaco e sua respectiva indicação.
Um paciente relata que, de repente, sentiu uma tremenda onda de medo por nenhuma razão aparente. Seu coração estava batendo forte, o peito doía e foi ficando mais difícil de respirar. Ele pensou que iria morrer. Com base no caso apresentado, é correto afirmar que esses são sintomas de
O psicólogo tem três razões para conhecer os remédios: prática (saber conversar sobre os remédios), clínica (ter noção sobre sintomas provocados por medicamentos) e teórica (pensar o significado psicológico do remédio, dada à alta valorização que ele recebe na cultura moderna). Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresente a definição correta.
Um cientista, 39 anos, foi encaminhado para tratamento, após seu retorno de excursão a trabalho na Antártica onde havia parado de cooperar com os outros, havia se isolado em seu quarto e começado a beber sozinho. Órfão aos 4 anos, foi criado por uma tia até os 9 anos e, na sequência, recebeu cuidados de uma governanta indiferente. Na universidade destacou-se em física; o xadrez era o único meio pelo qual mantinha contato com os colegas. Em toda sua vida subsequente, não teve amigos próximos e preferia atividades solitárias. Até antes de partir para a Antártica, havia se saído muito bem em suas pesquisas em física. Agora, alguns meses após seu regresso, estava consumindo pelo menos uma garrafa de bebida de alto teor alcoólico por dia e seu trabalho estava deteriorando. Agia de modo independente e distante e era difícil atuar de forma eficaz. Não conseguia explicar a irritação de seus colegas em razão de seu distanciamento na Antártica e parecia indiferente à opinião dos outros. Não aparentava precisar de nenhuma relação interpessoal, embora se queixasse de tédio e em um momento da entrevista ficou triste, expressou vontade de visitar seu tio na Alemanha, o único parente vivo. De acordo com o caso clínico, assinale o diagnóstico correto.
Fatores psicológicos e sociais desempenham papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção de alguns transtornos físicos. A psicologia da saúde é um subcampo que foca nos fatores psicológicos envolvidos na promoção da saúde e do bem-estar. A respeito da psicologia da saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Os fatores psicológicos e sociais podem contribuir diretamente para as doenças por meio de efeitos psicológicos do estresse sobre o sistema imunológico e outras funções orgânicas.
II. Se o sistema imunológico estiver comprometido, pode perder a capacidade para atacar e eliminar efetivamente os antígenos do corpo ou até mesmo começar a atacar os tecidos do corpo, um processo conhecido como doença autoimune.
III. A crescente consciência das muitas conexões entre o sistema nervoso e o sistema imunológico tem resultado em um campo de estudo chamado psiconeuroimunologia.
IV. Doenças que podem estar, em parte, relacionadas com os efeitos do estresse sobre o sistema imunológico incluem a AIDS, doenças cardiovasculares e câncer.
Estão corretas as afirmativas
No DSM-5, os transtornos relacionados a substâncias e os transtornos aditivos incluem problemas com o uso de depressores (álcool, barbitúricos e benzodiazepinas), estimulantes (anfetaminas, cocaína, nicotina e cafeína), opioides (heroína, codeína e morfina) e alucinógenos (cannabis e LSD), assim como jogo patológico. Sobre algumas dessas substâncias, analise as afirmativas a seguir.
I. Cafeína: substância psicoativa mais comum por ser legalizada, melhorar o estado de ânimo e diminuir a fadiga. Encontra-se facilmente em muitas bebidas.
II. Cocaína: causa euforia, perda do apetite e estado de maior alerta. A dependência aparece após anos de uso. As mães dependentes dessa droga podem dar a luz a bebês com irritabilidade.
III. Alucinógenos: essas drogas, incluindo o LSD, influenciam a percepção, distorcendo sentimentos, visões, sons e odores.
IV. Opioides: levam a euforia, sonolência e bradipneia. São substâncias analgésicas que aliviam a dor. Os usuários tendem a ser reservados, o que dificulta as pesquisas nessa área.
V. Nicotina: estimula o sistema nervoso e alivia o estresse. O DSM-5 descreve sintomas da abstinência em vez de um padrão de intoxicação.
VI. Anfetaminas: dão sensação de euforia e vigor e diminuem a fadiga. São prescritas a pessoas com narcolepsia e transtornos de déficit de atenção.
Estão corretas as afirmativas
Em milhares de estudos, psicólogos acumularam evidências para ajudar a explicar os transtornos de humor e sugerir maneiras mais eficazes de tratá-los e preveni-los. O pesquisador Peter Lewinsohn e seus colegas (1985, 1998, 2003) resumiram os fatos que em qualquer teoria da depressão deve explicar; são eles:
I. Muitas mudanças comportamentais e cognitivas acompanham a depressão.
II. A depressão é muito difundida.
III. Em comparação com os homens, as mulheres são quase duas vezes mais vulneráveis à depressão maior.
IV. A maioria dos episódios de depressão maior termina por si só.
V. Eventos estressantes relacionados ao trabalho, ao casamento e a relações íntimas muitas vezes precedem a depressão.
VI. A cada nova geração, a depressão está atacando mais cedo (agora com frequência no final da adolescência) e afetando mais pessoas.
Explicam a teoria da depressão as afirmativas
Se a depressão é o resfriado dos transtornos psicológicos, a esquizofrenia crônica é o câncer. Quase uma em cada 100 pessoas desenvolve esquizofrenia, somando-se às estimadas 24 milhões em todo mundo que sofrem de um dos transtornos mais temidos da humanidade (OMS, 2008). Em tradução literal, esquizofrenia significa mente dividida. O termo refere-se não a uma divisão em múltiplas personalidades, mas a uma separação da realidade que se revela em pensamento desorganizado, percepções deturpadas, emoções e ações inadequadas. Em relação à esquizofrenia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale a opção que apresenta característica da síndrome de burn out.
Paula, uma jovem de vinte e cinco anos de idade demonstrava satisfação com seu trabalho, gostava dos colegas e descrevia o ambiente como acolhedor e as atividades que realizava como gratificantes. Foi então designada para realizar atividades de um ou dois dias em outros estados. As viagens eram aéreas e não havia tempo para transporte terrestre. Paula manteve essas viagens por seis meses, mas sentia muito medo de que o avião caísse, situação que piorava nos momentos em que havia turbulências. Durante os voos, não conseguia comer, transpirava muito e respirava com dificuldade. Após algumas viagens apresentou desinteresse pelo trabalho, chorava facilmente, mostrava irritação, referia angústia, tristeza e passou a dormir muito mais que o habitual. Considerando o relato hipotético apresentado, assinale a opção que apresenta a caracterização da condição de Paula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...