Questões sobre Teorias da Personalidade

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Sendo ele uma perturbação grave de constituição caracteriológica e das tendências comportamentais do indivíduo, o _______________________ tende a aparecer no final da infância ou na adolescência e continua a se manifestar na vida adulta, sendo, porém, improvável que esse diagnóstico seja apropriado antes da idade de 16 ou 17 anos.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

  • A. Retardo Mental Leve
  • B. Transtorno Dissociativo
  • C. Transtorno Neurovegetativo
  • D. Transtorno de Personalidade
  • E. Transtorno Invasivo do Desenvolvimento

Caracteristicamente visto em crianças abaixo da idade de 9 ou 10 anos, o Transtorno Desafiador de Oposição é definido pela presença de

  • A. negativismo, hipersexualização, dificuldade em aprender sobre limites, confrontação imotivada e choro fácil.
  • B. persistente e acentuada depressão no humor, sofrimento excessivo, anedonia, desobediência irrestrita, autorrecriminação e desesperança.
  • C. um padrão anormal de relacionamento com quem cuida da criança, ambivalência afetiva, desatenção seletiva, mutismo eletivo, hipervigilância e hostilidade.
  • D. intensa ansiedade e precaução frente a estranhos, relutância em ir à escola, pesadelos frequentes, impulsividade, rituais obsessivos e dificuldades com autoritarismo.
  • E. comportamento marcantemente desafiador, desobediente e provocativo e pela ausência de atos antissociais ou agressivos mais graves, que violem a lei ou os direitos dos outros.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a finalidade dos grupos institucionais de acordo com ZIMERMAN (1998).

  • A. Promover a integração entre os diferentes escalões e ideologias, principalmente em relação às dificuldades de comunicação entre as pessoas.
  • B. Fundamentalmente, melhorar alguma situação de patologia dos indivíduos, quer no plano da saúde orgânica quer no do psiquismo ou em ambos ao mesmo tempo.
  • C. Focar no ensino–aprendizagem dos integrantes do grupo, ou seja, os integrantes aprendem a escutar, a relacionar as próprias opiniões com as opiniões alheias, a formular hipóteses, a observar, etc.
  • D. Focar no ensino–aprendizagem dos integrantes do grupo, ou seja, os integrantes aprendem a escutar, a relacionar as próprias opiniões com as opiniões alheias, a formular hipóteses, a observar, etc.

Assinale a alternativa incorreta sobre os grupos operativos de Pichon-Rivière.

  • A. O grupo é o conjunto de pessoas ligadas no tempo e no espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõem a uma tarefa, interatuando para isto em uma rede de papeis, com o estabelecimento de vínculos entre si.
  • B. Os grupos possuem uma tarefa externa, delimitada pelos objetivos conscientes que assumiram, e uma tarefa interna, que significa a tarefa de trabalhar com todos os processos vividos pelos grupos.
  • C. Todo grupo possui como tarefa a construção de um ECRO – esquema conceitual, referencial e operativo – comum, condição necessária à comunicação e realização da tarefa.
  • D. Todo grupo possui três fases comuns, são elas: a fase de tomada de posição e conscientização do seu processo quando há grande transferência com a figura do terapeuta como um salvador; a fase intermediária ou de integração, em que existe a maior caracterização do sentimento de grupo; e a fase final ou do encontro com a realidade

Sobre o movimento da Antipsiquiatria abordado por AMARANTE (2007), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Franco Basaglia, um dos ativistas do movimento Antipsiquiatria, formulou o pensamento de uma prática institucional voltada para a ideia de superação do aparato manicomial, entendido não apenas como o conjunto de práticas e saberes científicos, sociais, legislativos e jurídicos que fundamentam a existência de um lugar de isolamento e segregação e patologização da experiência humana.
  • B. A Antipsiquiatria sofreu forte influência da Teoria da Lógica das Comunicações da Escola de Palo Alto, donde extraiu o conceito de duplo vínculo, que está no âmago da experiência esquizofrênica.
  • C. Para a Antipsiquiatria, não existe a doença mental enquanto objeto natural, como considerava a psiquiatria clássica, e sim uma determinada experiência do sujeito em sua relação com o ambiente social.
  • D. A Antipsiquiatria teve início na Inglaterra no final dos anos 1950, mas a maior repercussão foi na conturbada década de 1960 quando alguns psiquiatras iniciaram a implantação de experiências de Comunidade Terapêutica e Psicoterapia Institucional nos hospitais em que trabalhavam.

Foulkes, psiquiatra e psicanalista alemão, desenvolveu trabalhos em “grupo análise” articulando a teoria de campo de Kurt Lewin com a abordagem psicanalítica do grupo, especialmente o trabalho de Bion.

Analise as alternativas sobre o funcionamento grupal desenvolvido por Foulkes e assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que implica objetivos e regras conscientes, e o nível da valência, que compreende a esfera afetiva e inconsciente do grupo.
  • B. O desenvolvimento do sentimento de grupo está ligado às primeiras experiências em família e sustentado por mecanismos psicológicos de identificação e sublimação.
  • C. O processo grupal não acontece sem conflitos e angústias. O conflito é inerente ao grupo e pode ser entendido com base na tensão entre o interesse de cada um e o interesse do grupo.
  • D. O grupo funciona por meio de suposições básicas que são estruturas específicas de funcionamento que o grupo adota para se defender de sua angústia e, assim, se preservar.

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por:

  • A. Isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.
  • B. Determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.
  • C. Afetividade excêntrica, porém estável.
  • D. Pouca preocupação com a atratividade física.
  • E. Autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.

O paciente A. sente-se muito ansioso só de pensar em interação social. Não considera elogios e reage excessivamente às críticas, o que alimenta uma sensação recorrente de inadequação. Ele encara tudo pelo lado pessoal; supõe que seus vizinhos não o cumprimentam por ser uma pessoa muito incômoda, de difícil convivência. O cenário descrito indica a presença de um transtorno de personalidade

  • A. lábil.
  • B. esquiva.
  • C. recorrente.
  • D. dependente
  • E. boderline.

Pensando nos transtornos de humor específicos, temos como experiências fundamentais que podem contribuir de maneira isolada ou em combinação: um episódio depressivo maior é:

  • A. A compulsão.
  • B. A reclusão.
  • C. O estupor.
  • D. A cefaleia.
  • E. A mania.

O desenvolvimento de uma alteração comportamental mal-adaptativa e específica à substância, com concomitantes fisiológicos e cognitivos, devido à cessação ou à redução do uso pesado e prolongado de uma substância responde, necessariamente, ao critério de:

  • A. dependência e tolerância de substância.
  • B. dependência de substância.
  • C. abstinência e dependência de substância.
  • D. abstinência de substância.
  • E. tolerância de substância.
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