Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Ainda com relação à referida situação hipotética, julgue os itens seguintes, no que diz respeito às abordagens psicológicas.
Segundo a teoria de Jacob Moreno, o choque psicodramático seria uma intervenção interessante diante dos sintomas apresentados pela criança, como o isolamento e a interação restrita consigo mesmo.Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Ainda com relação à referida situação hipotética, julgue os itens seguintes, no que diz respeito às abordagens psicológicas.
Conforme a abordagem psicodramatista, a criança desenvolve a imagem de si mesma a partir das vivências com o outro e consigo, nos vários papéis representados por ela nessas relações sociais.Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Ainda com relação à referida situação hipotética, julgue os itens seguintes, no que diz respeito às abordagens psicológicas.
De acordo com o psicodrama, Éverton apresenta sinais e sintomas em que a autoimagem e a capacidade de perceber o outro estão preservadas.Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Ainda com relação à referida situação hipotética, julgue os itens seguintes, no que diz respeito às abordagens psicológicas.
De acordo com a abordagem cognitivo-comportamental, o isolamento de Éverton pode ser explicado pela lacuna entre a imagem interna que tem de si e a que ele representa.Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considerando, ainda, o caso exposto acima, julgue os próximos itens acerca das teorias psicológicas.
De acordo com a teoria analítico-comportamental, Éverton apresenta uma síndrome de défices e excessos que pode estar associada a uma condição biológica.Anna Freud desenvolveu o conceito de perturbações do desenvolvimento, classificando os problemas da adolescência como os protótipos desses transtornos evolutivos. Dessa forma, Anna Freud atribuía o desequilíbrio psíquico e o comportamento instável característicos da adolescência:
"Desde o início do século X X, popularizava-se entre os cientistas a antropometria, medição de ossos, crânios e cérebros que, por meio de comparações, pretendiam comprovar a inferioridade de determinados segmentos sociais, [tendo sido famosas as teses de Paul Broca e Cesare Lombroso." ( COMBRA, . Jovens pobres. In FRAFA, P. C. Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2003).
Atuante em um período de constituição das primeiras alianças entre os discursos "psi" e o direito, Lombroso se tornou bastante conhecido por sua Antropologia Criminal, tendo sido responsável por categorizar indivíduos como:
No livro "A Verdade e as Formas Jurídicas", foucault considera a formação da sociedade disciplinar e analisa as transformações na penalidade do século X X, que "passa a ser um controle, não tanto sobre se o que fizeram os indivíduos está em conformidade ou não com a lei, mas ao nível do que podem fazer, do que são capazes de fazer, do que estão sujeitos a fazer, do que estão na iminência de fazer." (FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2003)
Nos termos supramencionados, Foucault está se referindo à:
O superego é uma das instâncias da personalidade que Freud descreveu no quadro de sua segunda teoria do aparelho psíquico, sendo o seu papel assimilável ao de um juiz ou censor inexorável. Por constituir-se através da interiorização das exigências e interdições parentais, o superego é definido classicamente como herdeiro:
Lacan interessou-se pelo crime dos paranoicos e, inicialmente, pouco se afastou da concepção edipianista que prevalecia na época. Entretanto, alguns anos depois, no seminário sobre a angústia, Lacan propôs uma concepção na qual o sujeito se reduz a um objeto excluído ou rejeitado, como uma ruptura do quadro da fantasia em direção ao real. Nesse caso, o crime cometido pelo sujeito pode ser visto enquanto despojado de significação simbólica. Tal concepção é chamada por Lacan de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...