Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considerando que o gerenciamento de conflito pode ser um desafio para gestores e demais colaboradores nas organizações, julgue os itens a seguir. A natureza de um conflito pode originar-se de três fontes: comportamental, estrutural e externa.
Segundo Bock, a nossa vida cotidiana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. Mesmo quando ficamos sozinhos, a referência de nossos devaneios são os outros: pensamos em nossos amigos, na próxima atividade que vamos realizar, pensamos no nosso namoro, em nossa família (2008, p. 220). Ainda, segundo a autora, sobre o que seja grupo, é INCORRETO afirmar que
Sobre os estudos de Vygotsky, Oliveira (1993) escreve: quando os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem se unem, surgindo, então, o pensamento verbal e a linguagem racional, o ser humano passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema
Em sua obra Seis Estudos de Psicologia (2004), Piaget nos apresenta conceitos que dizem dos processos de manifestação e de construção da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Dentre esses conceitos, associe‐os adequadamente às suas descrições.
1. Aparece bem antes da linguagem, bem antes do pensamento interior que supõe o emprego de signos verbais (da linguagem interiorizada). Refere‐se à manipulação de objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em esquemas de ação.
2. É a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade, sendo essa essencialmente relacionada com a sua utilidade para o homem; a lâmpada que acende, o forno que esquenta, a lua que dá claridade.
3. O todo é explicado pela composição das partes, e esta supõe, então, operações reais de segmentação ou divisão e, inversamente, de reunião ou adição, assim como deslocamentos por concentração ou afastamento.
4. Torna‐se, então, capaz do raciocínio: AB; e BC, donde AC. Ora, vê‐se imediatamente, que esta construção supõe a operação inversa: cada termo é concebido, ao mesmo tempo, como o menor de todos os seguintes (relação) e como o maior dos que o precedem (relação), permitindo ao sujeito encontrar seu método de construção, assim como intercalar novos elementos, depois que a primeira série completa foi construída.
( ) Inteligência prática.
( ) Atomismo infantil.
( ) Animismo infantil.
( ) Reversibilidade.
A sequência está correta em
Entre as perspectivas teóricas da personalidade, há a humanista, as cognitivas e as de aprendizagem. Além dessas, há, ainda, as abordagens da realidade percebida e de ênfase na personalidade. No entanto, essas abordagens são consideradas grandes perspectivas opositoras às perspectivas psicodinâmicas. De acordo com as teorias da personalidade citadas, relacione
A sequência está correta emadequadamente as colunas a seguir.
O contexto de consolidação da psicologia, como disciplina acadêmica e científica nas últimas décadas do século XIX, coincide com o de surgimento da sociologia e da antropologia como disciplinas independentes. A partir desse momento, algumas perspectivas teóricas passam a definir a personalidade como um conjunto de postulados acerca de um indivíduo decorrente, não somente por fatores biológicos, mas, sobretudo, das interações e circunstâncias sociais. Diante do exposto, analise.
I. Definiu a personalidade como um padrão processual de interação de campos interpessoais expressos por um indivíduo em relação a outros indivíduos presenciais ou hipotéticos, originários de padrões cognoscitivos, dinâmicos e personificados em um determinado contexto ou ambiente social, sempre passíveis de mudança.
II. Fundamentou postulados teóricos acerca personalidade, concebendo que esse construto traduz a natureza essencialmente humana de indivíduos, já que possuem experiências de sentimentos exclusivamente humanos, sociais e coletivos, isto é, atitudes de interesse, de responsabilidade, integridade, vulnerabilidade, liberdade, valores, normas e transcendência.
III. Desenvolveu uma teoria com três grandes postulados centrais, os quais são os interesses sociais, estilo de vida e a singularidade da personalidade, baseada na suposição de que o ser humano é peculiarmente motivado por impulsos sociais. Esses postulados explicitam uma psicologia orientada para o ego e para a consciência, cuja finalidade é a busca de superioridade.
IV. Concebeu uma teoria da personalidade que retrata o curso de vida de um indivíduo com maturação biológica, psicológica e interesses sociais, ampliando a compreensão de ego, concebendo‐o historicamente, sob constante influência social.
V. Formulou uma teoria da personalidade que possui três postulados centrais: o determinismo psíquico, a motivação inconsciente e a função de motivos emocionais, com os quais apregoou a influência do contexto social e cultural sobre o indivíduo e a sua busca pela solução de conflitos oriundos das relações interpessoais, bem como a busca por autorrealização.
Assinale a sequência correta dos autores relacionados às afirmativas anteriores.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca da dependência química, sob a ótica da abordagem cognitivo comportamental, julgue os próximos itens. O alcoolista deve ser treinado em habilidades específicas para a recusa de bebida em situações sociais. Caso ele perceba que essa recusa, para algumas pessoas, é indicador de problema com bebida, ele pode ingerir uma pequena dose para evitar o constrangimento e reduzir a ansiedade.
A personalidade é um construto da psicologia, cuja definição consiste na tentativa de ordenar e dar congruência ao conjunto de diferentes condutas e fenômenos peculiares apresentados por um indivíduo e o que o difere dos demais. As teorias da personalidade visam, portanto, reunir postulados conceituais e empíricos acerca dos comportamentos e fenômenos individuais, orientando e normatizando, com algumas regras, a compreensão do referido construto. Considerando o referido aspecto das teorias da personalidade, analise as afirmativas acerca das perspectivas teóricas psicodinâmicas, marque V para as verdadeiras e F paras as falsas.
( ) A motivação inconsciente é o conceito motriz dessa perspectiva, denotando a estruturação do aparelho psíquico, o qual, dividido em id, ego e superego, expressa‐se por mecanismos pulsionais que ora são satisfeitos, ora são reprimidos e dão origem às defesas do organismo, configurando, assim, a gênese da personalidade.
( ) A motivação sexual configura a gênese da personalidade para a teoria psicodinâmica. No entanto, é a simbiose o conceito motriz, tendo em vista que um indivíduo, ao receber os primeiros cuidados, não se diferencia do outro cuidador, percebe‐o como sua própria realidade agressiva e fantasiosa, da qual precisa realizar a constante distinção entre bom e mau.
( ) A sexualidade, enquanto energia psíquica, pode ser denominada como a gênese da personalidade, a qual pode, sob situações de frustração, configurar o núcleo neurótico e desencadear as psiconeuroreses, inclusive com bloqueios somáticos ou couraças, a forma física da neurose e da frustração da sexualidade.
( ) A psique é a estrutura anímica do ser humano, a gênese da personalidade. É motivada por aspectos conscientes e inconscientes, sendo os inconscientes um agregado de experiências essencialmente vitais, criativas e de orientação para o futuro e para o crescimento do self, entendidas, portanto, como um contínuo de forças congruentes e dinâmicas.
( ) A motivação inconsciente, estruturada pela tríade id, ego e superego, é constituída por libido e forças pulsionais, governadas pelos princípios do prazer e da realidade, os quais são mediados pelos mecanismos de defesas do ego, cuja função é a proteção da personalidade quanto às exigências contraditórias entre id e superego.
A sequência está correta em
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca da dependência química, sob a ótica da abordagem cognitivo comportamental, julgue os próximos itens. Estado emocional e características ambientais, assim como questões referentes a relacionamento interpessoal, são variáveis de alto risco para a perda de controle do indivíduo e sua consequente recaída após tratamento bem-sucedido.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em relação à abordagem behaviorista, julgue os seguintes itens. Trabalhadores rurais que recebem por safra têm seu comportamento contingenciado por esquemas de razão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...