Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo estudos desenvolvidos por Aroldo Rodrigues (2003), a psicologia social propõe como uma definição de agressão qualquer comportamento cuja finalidade é causar dano a outrem. De acordo com o trecho anterior, marque a alternativa que caracteriza o comportamento agressivo.

  • A. Ausência de liberdade e intencionalidade de ação por parte do agressor.
  • B. Causalidade impessoal, ou seja, fatores que escapam à vontade do agente agressor.
  • C. Fantasia de agressividade como, por exemplo, a que se manifesta em sonhos ou que fica apenas no desejo.
  • D. Desejo expresso de causar dano, mesmo que o ato seja interrompido antes da consumação final do dano desejado.
  • E. Cumprimento de um papel social imposto por pessoa ou organização de maior poder ou em cumprimento de um dever cívico.

Acerca do conhecimento humano como ferramenta fundamental para a compreensão do comportamento, julgue os itens subsequentes.

A maior contribuição de Piaget foi a análise de como o conhecimento humano se desenvolve para além de suas origens biológicas herdadas, por meio de um processo de autorregulação baseado na resposta (feedback) do ambiente, que leva a uma reestruturação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

O psicólogo Carl Rogers define, no processo de estruturação da personalidade, a pessoa de pleno funcionamento como resultado desejado do desenvolvimento psicológico e da evolução social. Ele descreve diversas características de pessoas de pleno funcionamento (autoatualizantes). Relacione as características de pessoa de pleno funcionamento à sua respectiva definição.

1. Apresentar consciência de toda experiência.

2. Viver rica e criativamente cada momento.

3. Confiar em seu próprio organismo.

4. Ser criativa e viver de forma construtiva e adaptativa conforme as mudanças das condições ambientais.

5. Poder enfrentar dificuldades.

( ) Todas as experiências são potencialmente frescas e novas; não podem ser previstas ou antecipadas, mas, sim, vivenciadas em vez de meramente observadas.

( ) É flexível e busca novas experiências e desafios; não exige segurança ou ausência de tensão. Aliada à criatividade está a espontaneidade.

( ) A condição envolve testar, crescer, esforçar-se e usar todo o potencial continuamente; um modo de vida que traz complexidade e desafio.

( ) Confia em suas próprias reações, não é conduzida pelas opiniões dos outros, por um código social ou por seus julgamentos intelectuais.

( ) Não há defesas, pois não há contra o que se defender; não há nada a ameaçar o autoconceito. Nenhuma experiência é deformada ou negada, tudo se filtra por meio do self.

A sequência está correta em

  • A. 3, 4, 2, 1, 5
  • B. 5, 3, 1, 2, 4
  • C. 4, 1, 2, 5, 3
  • D. 1, 2, 4, 3, 5
  • E. 2, 4, 5, 3, 1

Aritmética e Retenção de Dígitos são subtestes que compõem qual destas escalas baseadas em fatores no WISC-III?

  • A. Compreensão Verbal.
  • B. Organização Perceptual.
  • C. Velocidade Psicomotora.
  • D. Velocidade de Processamento.
  • E. Ausência de Distratibilidade.

Acerca do conhecimento humano como ferramenta fundamental para a compreensão do comportamento, julgue os itens subsequentes.

O racionalismo é uma doutrina fundamentada no pensamento e na razão como principais fontes do conhecimento humano. De acordo com essa doutrina, um conhecimento somente é considerado racional se realmente for necessário e tiver validade universal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de estruturação da personalidade, desde os primórdios das relações vividas entre pais e filhos, Fromm propõe a existência das necessidades psicológicas. Relacione as colunas associando as necessidades psicológicas aos respectivos conceitos.

A sequência está correta em

  • A. 3, 5, 2, 1, 4
  • B. 5, 3, 1, 4, 2
  • C. 4, 1, 3, 2, 5
  • D. 2, 4, 5, 3, 1
  • E. 1, 2, 4, 5, 3

Os psicólogos interessados na personalidade fizeram mais do que formular teorias em suas tentativas de definir a natureza dela. São características permanentes e peculiares da personalidade, EXCETO:

  • A. Relativamente estável e previsível.
  • B. Agrupamento permanente que não muda.
  • C. Variabilidade de acordo com as circunstâncias.
  • D. Interatividade em que os traços pessoais e a situação devem ser considerados.
  • E. Similaridade entre as pessoas, mesmo com propriedades especiais de diferenciação.

“A personalidade se desenvolve por meio da interação de disposições hereditárias e influências ambientais; ‘personalidade’ seria o resultado final da interação entre variáveis neurobiológicas inatas, ou ‘temperamento’, e experiências psicossociais precoces, principalmente as relações com os pais na infância, ou traumas e outros estressores ambientais que contribuíram para a construção do ‘caráter’ de cada indíviduo.” (Cordioli, 2008. p. 342.)

Considerando a citação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O pessimismo se mantém especialmente quanto aos temperamentos antissociais e a outros do chamado grupo A; esquizoide, esquizotípica e paranoide.

( ) Nos transtornos de personalidade paranoide, os pacientes, geralmente, apresentam hipersensibilidade, timidez, isolamento e preocupações idiossincráticas, além de serem hiperativos.

( ) Traços de personalidade, como timidez, desconfiança ou manipulação, se referem ao estilo peculiar que cada pessoa traz para o seu relacionamento interpessoal e social, e que é nesse contexto expressado.

( ) Pacientes com Transtornos da Personalidade (TP) têm sido tradicionalmente considerados difíceis e seus tratamentos, complicados, pois, raramente, se consideram doentes e costumam responsabilizar os outros por seus problemas.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V
  • B. F, V, F, F
  • C. V, F, V, V
  • D. F, F, F, V
  • E. V, V, F, F

Lacan (1958/59) indica as consequências da supressão dos ritos ligados ao luto em nossa época. De acordo com ele, é preciso considerar a intolerância à dor, no espaço coletivo, que deixa o necessário trabalho de luto sem lugar e encontrando acolhida, muitas vezes, apenas nos consultórios. Desta forma, vale destacar a importância de que o sujeito convocado ao trabalho de luto, frente a uma perda significativa, possa encontrar, na chegada ao tratamento, condições propícias para avançar neste árduo trabalho. Em O sujeito não envelhece (2004), a autora retoma a discussão em torno do luto e chama a atenção para o fato de que o trabalho inoperante do luto pode ter como resultado a:

  • A. mania
  • B. depressão
  • C. exacerbação da capacidade de amar
  • D. necessidade de abordagem multiprofissional

Freud em Os caminhos da formação dos sintomas (1916/17), lança mão de um diagrama, “as séries complementares”, com o objetivo de estabelecer a:

  • A. equação simbólica
  • B. realidade factual de um relato
  • C. equação etiológica da neurose
  • D. prevalência da realidade psíquica
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...