Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Bock (2008), “na perspectiva social, a _______________ é uma das importantes categorias de análise. Este termo não se limita apenas ao saber lógico, expressa a forma como o ser humano se relaciona com o mundo objetivo, inclui o saber das emoções e sentimentos do homem, o saber dos desejos, o saber do inconsciente.” De acordo com a visão da autora, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. equidade
  • B. atividade
  • C. identidade
  • D. consciência
  • E. singularidade

Em A dinâmica da transferência (1912), Freud discute a ideia de que a transferência surja com mais intensidade durante uma análise do que fora do tratamento e conclui, a respeito dos fenômenos transferenciais, que as características da transferência devem ser atribuídas:

  • A. à psicanálise
  • B. à própria neurose
  • C. à duração do tratamento
  • D. ao grau de escolaridade do paciente

Com relação às novas contribuições para o estudo do desenvolvimento humano, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    As pessoas não podem ser estudadas sem que se leve em conta o meio ambiente, de acordo com os contextualistas.

  • B.

    O principal representante da corrente sócio-cultural é Yuri Brofenbrener.

  • C.

    A perspectiva etológica preocupa-se com as bases biológicas e evolutivas do comportamento.

  • D.

    A estampagem é um conceito que diz respeito à predisposição para aprendizagem.

  • E.

    A pesquisa etológica valoriza a observação naturalista, que pode ser combinada com outros métodos.

Em Análise terminável e interminável (1937), Freud afirma que por “duas vezes, no curso do desenvolvimento individual, certos instintos [Triebs] são consideravelmente reforçados”, ou seja, em dois momentos, ao longo da vida, ocorre regularmente um acréscimo pulsional. Um destes momentos é a puberdade e o outro é o(a):

  • A. infância
  • B. puerpério
  • C. menopausa
  • D. início da vida adulta

No diagnóstico de crianças com diferentes problemas de aprendizagem, os manuais sugerem a utilização de instrumentos de avaliação. Entre outros instrumentos, o WISC III tem sido bastante utilizado. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O WISC não deve ser utilizado no caso de avaliação neuro-psicológica.

  • B.

    A maioria das escalas do WISC são de execução verbal.

  • C.

    As dificuldades de aplicação do WISC podem ser contornadas pela aplicação coletiva das escalas.

  • D.

    O resultado final do WISC é proporcionado pelos Quocientes de Inteligência Verbal (QIV) e de Execução (QIE);

  • E.

    As formas reduzidas de aplicação, para obtenção de resultados em forma estimada, estão baseadas no uso de um menor número de subtestes.

Freud em Nossa atitude para com a morte (1915), aproxima a vida a uma partida de xadrez em que um “movimento em falso” pode nos forçar a desistir do jogo, com a diferença de que não haveria outra partida possível. Em Sobre o início do tratamento (1913), Freud havia feito a aproximação entre uma partida de xadrez e psicanálise ao indicar que, tal como neste jogo, em uma análise é possível sistematizar algo sobre o:

  • A. início do tratamento
  • B. término do tratamento
  • C. trabalho sob transferência
  • D. início e o término do tratamento

“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”.

O comportamento da atendente é explicado como

  • A.

    identidade de gênero.

  • B.

    tipificação sexual.

  • C.

    papéis sexuais.

  • D.

    estereótipos sexuais.

  • E.

    naturalização dos comportamentos sexuais.

Em suas considerações iniciais ao texto A psicogênese de um caso de homossexualismo numa mulher (1920), Freud faz uma importante advertência clínica aos psicanalistas. Alberti (2010) retoma a mesma linha de advertência ao abordar a dissimetria, a ausência de identidade, em entrevistas iniciais com um adolescente, entre a:

  • A. demanda dos pais e do adolescente
  • B. realidade psíquica e a material
  • C. inibição e o sintoma
  • D. pulsão e o gozo

Com relação à entrada na adolescência, o evento da puberdade situa mudanças no real do corpo, na imagem e no lugar a ser ocupado diante do outro, que constituem uma exacerbada exigência de trabalho psíquico. Freud (1916/17) refere-se a ‘uma avalanche de exigências sexuais’ com que tem que lidar o jovem. Além disso, no terceiro de seus Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), Freud circunscreve e precisa aquilo que considera “... uma das mais dolorosas realizações psíquicas do período puberal”, trata-se de:

  • A. enfrentamento das dificuldades pedagógicas no ambiente escolar
  • B. canalização do excesso de energia para atividades esportivas
  • C. esforço de lidar com os ritos para ingressar nos grupos
  • D. desligamento da autoridade dos pais

Freud (1917) enumera os seguintes traços mentais ao comparar a melancolia e o luto: a perda da capacidade de amar; a perturbação da autoestima; o desânimo profundamente penoso; a perda de interesse pelo mundo externo. Dentre os quatro traços indicados, Freud considera ausente no luto normal o:

  • A. segundo
  • B. primeiro
  • C. terceiro
  • D. quarto
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...