Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com a teoria freudiana, é possível pensar a estruturação psíquica do sujeito como decorrente do comportamento tomado pelo indivíduo frente à ameaça de castração, que cursa com neurose, psicose e perversão. Portanto, frente à ameaça de castração, o indivíduo apresenta como resposta, respectivamente,
rejeição, denegação, recalque.
recusa, rejeição e negação.
negação, introjeção e rejeição.
recalque, negação e projeção.
recalque, rejeição e recusa.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta a respeito das abordagens teóricas do comportamento humano, de acordo com a teoria comportamental.
Skinner, assim como Thorndike, consideravam, em primeiro lugar na modelagem do comportamento, os efeitos da recompensa.
Skinner negou os estados internos do indivíduo, tais como valores e fome.
O behaviorismo clássico não trata da interpretação do comportamento, mas da explicação das causas do comportamento.
Skinner se ateve ao estudo do comportamento observável, tendo atribuído a causa desse comportamento às vontades do indivíduo.
Considerado o primeiro psicólogo a estudar sistematicamente as consequências do comportamento humano, usando animais, Skinner formulou a lei do efeito.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao reconhecimento dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes, assinale a opção correta.
Os traços dos transtornos de personalidade na infância e na adolescência são imutáveis, ou seja, com certeza, se manterão na fase adulta.
Os transtornos de personalidade em crianças, assim como em adultos, não se correlacionam com outros transtornos do eixo I e do eixo II.
O diagnóstico do transtorno de personalidade em crianças e adolescentes é feito apenas com base em características descritivas.
A avalição de um transtorno do eixo II é mais confiável se o transtorno de eixo I for atenuado: um transtorno antissocial, por exemplo, pode vir à tona após o tratamento de uma fobia.
Por ser característica típica da infância e da adolescência, a impulsividade não pode ser considerada parâmetro de avalição dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes.
Psicologia - Teorias da Personalidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Cada uma das teorias da personalidade propõe modelos explicativos e conceitos próprios, construídos a partir da visão de mundo do autor, das bases filosóficas e descobertas científicas que ele utilizou como referência para seus experimentos, bem como dos resultados obtidos de seus estudos e observações. Uma destas teorias diz que o modelo que afirma a existência de um modelo conflitual de motivação, no qual o comportamento é provocado por impulsos inconscientes que exigem gratificação, é o(a)
Psicologia - Teorias da Personalidade - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
De acordo com a Teoria Psicanalítica proposta por Sigmund Freud, o aparelho psíquico pode contar com recursos como os mecanismos de defesa, que são considerados, dentro desta abordagem como:
O reservatório da energia psíquica que armazena as pulsões de vida e de morte, regido pelo princípio do prazer.
O conjunto de esforços puramente comportamentais, utilizado com o objetivo de lidar com situações específicas que surgem em situações de estresse e sobrecarregam os recursos pessoais.
Deslocamentos de atitudes e sentimentos originalmente experimentados em relacionamentos passados, que são atualizados na relação terapêutica.
Processos inconscientes, que são funções do ego, cuja finalidade é de afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente, protegendo o aparelho psíquico.
Há três tipos de comprometimento: afetivo, contínuo e normativo. O comprometimento contínuo existe quando a pessoa
Durante décadas, B. F. Skinner foi considerado o psicólogo mais influente do mundo, alguém que marcou a psicologia para sempre. Dentre os diversos experimentos desse renomado autor, destaca-se o Condicionamento Operante, que foi estudado por várias gerações de psicologia. Em relação ao objeto de estudo mencionado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Skinner afirma que o comportamento operante ocorre a partir do estímulo antecedente externo observável.
( ) O condicionamento operante estudado por Skinner, pode ser relacionado com o comportamento respondente investigado por Pavlov.
( ) O condicionamento operante apresenta diferenças relevantes em relação ao comportamento respondente; o operante age no ambiente do organismo, enquanto o outro não.
( ) O condicionamento operante pode ser compreendido como uma situação de aprendizagem que envolve o comportamento emitido por um organismo em vez de eliciado por um estímulo detectável.
( ) Na situação de condicionamento Pavloviano, um estímulo conhecido é pareado com o outro estímulo sob condições de reforço, o que não acontece com o condicionamento operante de Skinner.
A sequência está correta em
Em relação ao objeto de estudo mencionado, assinale a afirmativa INCORRETA.
São dimensões dos estados psicológicos de equilíbrio, EXCETO:
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...