Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a teoria freudiana, é possível pensar a estruturação psíquica do sujeito como decorrente do comportamento tomado pelo indivíduo frente à ameaça de castração, que cursa com neurose, psicose e perversão. Portanto, frente à ameaça de castração, o indivíduo apresenta como resposta, respectivamente,

  • A.

    rejeição, denegação, recalque.

  • B.

    recusa, rejeição e negação.

  • C.

    negação, introjeção e rejeição.

  • D.

    recalque, negação e projeção.

  • E.

    recalque, rejeição e recusa.

Assinale a opção correta a respeito das abordagens teóricas do comportamento humano, de acordo com a teoria comportamental.

  • A.

    Skinner, assim como Thorndike, consideravam, em primeiro lugar na modelagem do comportamento, os efeitos da recompensa.

  • B.

    Skinner negou os estados internos do indivíduo, tais como valores e fome.

  • C.

    O behaviorismo clássico não trata da interpretação do comportamento, mas da explicação das causas do comportamento.

  • D.

    Skinner se ateve ao estudo do comportamento observável, tendo atribuído a causa desse comportamento às vontades do indivíduo.

  • E.

    Considerado o primeiro psicólogo a estudar sistematicamente as consequências do comportamento humano, usando animais, Skinner formulou a lei do efeito.

No que se refere ao reconhecimento dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes, assinale a opção correta.

  • A.

    Os traços dos transtornos de personalidade na infância e na adolescência são imutáveis, ou seja, com certeza, se manterão na fase adulta.

  • B.

    Os transtornos de personalidade em crianças, assim como em adultos, não se correlacionam com outros transtornos do eixo I e do eixo II.

  • C.

    O diagnóstico do transtorno de personalidade em crianças e adolescentes é feito apenas com base em características descritivas.

  • D.

    A avalição de um transtorno do eixo II é mais confiável se o transtorno de eixo I for atenuado: um transtorno antissocial, por exemplo, pode vir à tona após o tratamento de uma fobia.

  • E.

    Por ser característica típica da infância e da adolescência, a impulsividade não pode ser considerada parâmetro de avalição dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes.

Cada uma das teorias da personalidade propõe modelos explicativos e conceitos próprios, construídos a partir da visão de mundo do autor, das bases filosóficas e descobertas científicas que ele utilizou como referência para seus experimentos, bem como dos resultados obtidos de seus estudos e observações. Uma destas teorias diz que o modelo que afirma a existência de um modelo conflitual de motivação, no qual o comportamento é provocado por impulsos inconscientes que exigem gratificação, é o(a)

  • A. Condicionamento Operante de B.F. Skinner.
  • B. Personologia de Henry Murray.
  • C. Teoria Psicanalítica de Freud.
  • D. Teoria Analítica de Carl Jung.
  • E. Teoria Centrada na Pessoa de Carl Rogers.

De acordo com a Teoria Psicanalítica proposta por Sigmund Freud, o aparelho psíquico pode contar com recursos como os mecanismos de defesa, que são considerados, dentro desta abordagem como:

  • A.

    O reservatório da energia psíquica que armazena as pulsões de vida e de morte, regido pelo princípio do prazer.

  • B.

    O conjunto de esforços puramente comportamentais, utilizado com o objetivo de lidar com situações específicas que surgem em situações de estresse e sobrecarregam os recursos pessoais.

  • C.

    Deslocamentos de atitudes e sentimentos originalmente experimentados em relacionamentos passados, que são atualizados na relação terapêutica.

  • D.

    Processos inconscientes, que são funções do ego, cuja finalidade é de afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente, protegendo o aparelho psíquico.

Há três tipos de comprometimento: afetivo, contínuo e normativo. O comprometimento contínuo existe quando a pessoa

  • A. estabelece uma relação de dependência emocional com a organização, considerando-a como sua “família”.
  • B. deve comprometimento para a organização, considerando que esta é a coisa certa a fazer.
  • C. permanece na organização devido a ligações emocionais com os colegas de trabalho.
  • D. deve permanecer em uma organização até a aposentadoria, pois lhe deve lealdade.
  • E. deve permanecer na organização porque precisa dos benefícios e do salário ou não consegue encontrar outro emprego.

Durante décadas, B. F. Skinner foi considerado o psicólogo mais influente do mundo, alguém que marcou a psicologia para sempre. Dentre os diversos experimentos desse renomado autor, destaca-se o “Condicionamento Operante”, que foi estudado por várias gerações de psicologia. Em relação ao objeto de estudo mencionado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Skinner afirma que o comportamento operante ocorre a partir do estímulo antecedente externo observável.

( ) O condicionamento operante estudado por Skinner, pode ser relacionado com o comportamento respondente investigado por Pavlov.

( ) O condicionamento operante apresenta diferenças relevantes em relação ao comportamento respondente; o operante age no ambiente do organismo, enquanto o outro não.

( ) O condicionamento operante pode ser compreendido como uma situação de aprendizagem que envolve o comportamento emitido por um organismo em vez de eliciado por um estímulo detectável.

( ) Na situação de condicionamento Pavloviano, um estímulo conhecido é pareado com o outro estímulo sob condições de reforço, o que não acontece com o condicionamento operante de Skinner.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V, V
  • B. V, F, V, F, F
  • C. F, F, V, V, V
  • D. V, V, V, F,F
  • E. F, F, F, V, V

Em relação ao objeto de estudo mencionado, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Melanie Klein descreveu a ligação entre o bebê e a mãe em termos sociais e cognitivos, e não em termos sexuais.
  • B. Na medida em que se expande o universo do bebê, ele se relaciona com objetos completos, e não com objetos parciais.
  • C. Melanie Klein sabia da importância das relações entre pais e filhos por causa da sua própria experiência como criança e como mãe.
  • D. Na visão de Klein, o seio materno seria o primeiro objeto parcial para o bebê, que considera-o unicamente como bom, independente da satisfação do instinto do id.
  • E. A interação social inicial entre a mãe e o bebê é generalizada a todos os objetos (pessoas) da vida da criança e, assim, a formação da personalidade do adulto baseia-se na natureza da relação dos primeiros seis meses de vida.

São dimensões dos estados psicológicos de equilíbrio, EXCETO:

  • A. Mobilidade.
  • B. Estabilidade.
  • C. Permanência.
  • D. Funcionamento.
  • E. Campo de aplicação.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. infantil / autístico
  • B. autístico / dirigido
  • C. lógico / imaginário
  • D. consciente / autístico
  • E. consciente / subconsciente
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...