Questões sobre Tipos de Psicoterapia

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No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma noção básica no trato de grupos e sistemas humanos é o princípio da não-somatividade. De acordo com esse princípio,

  • A. os avanços atingidos por um grupo, em uma sessão, não necessariamente se apresentarão nas sessões seguintes.
  • B. o fenômeno que centraliza a atividade de qualquer grupo é a somatória dos objetivos individuais do grupo.
  • C. pode-se falar de uma “personalidade de grupo” que extrapola as características somáticas dos indivíduos que o compõem.
  • D. as questões psicossomáticas do coletivo grupal devem ser tratadas no lugar das questões individuais.
  • E. um grupo não é um mero somatório de individualidades e não pode ser com elas confundido.

A escuta, no contexto psicoterápico ou psicodiagnóstico, em seu contexto mais amplo significa

  • A. ouvir atentamente o que o paciente diz, procurando identificar o que é omitido.
  • B. ouvir passivamente o que o paciente diz, constituindo um receptáculo para suas angústias.
  • C. interpretar ativamente o que o paciente diz, identificando conteúdos ocultos do discurso.
  • D. prestar atenção ao que é dito para receber as mensagens e procurar decodificá-las.
  • E. prestar atenção ao que é dito para identificar pontos de ansiedade e eliminá-los.

Com as modificações sofridas pela família nos séculos XX e XXI, a terapia familiar sistêmica tem-se voltado principalmente para

  • A. a incorporação da rede social de apoio da família ao processo de psicoterapia familiar.
  • B. a resolução dos conflitos intrapsíquicos individuais, conscientes e inconscientes, dos membros da família.
  • C. o aproveitamento e o fortalecimento dos recursos psíquicos e de outra natureza do grupo familiar.
  • D. a inclusão do grupo familiar em atividades comunitárias e colaborativas que fortaleçam seus vínculos.
  • E. a utilização do diálogo como forma de recuperação da homeostase perdida em decorrência de crises experienciadas.

O planejamento terapêutico de João deve prever

  • A.

    evitar discussão sobre as crises e condutas adequadas durante os períodos de eutimia.

  • B.

    reestruturação cognitiva durante crises de mania.

  • C.

    intervenção precoce aos primeiros sinais de mania.

  • D.

    aumento de atividades sociais saudáveis quando sinais de mania forem reconhecidos.

  • E.

    estratégias a curto prazo para João se mudar de casa, tornandose independente da família.

Na intervenção psicológica de abordagem cognitivo comportamental para João, os objetivos do terapeuta incluem

  • A.

    focar no risco de tentativa de suicídio, que é alto entre pacientes com transtorno de humor bipolar e cujo índice de morte é significativo.

  • B.

    assegurar a adesão ao tratamento medicamentoso, porque o impacto negativo de possíveis episódios de mania é minimizado pelo uso regular da medicação.

  • C.

    auxiliar o paciente a elaborar um plano ativo de ação para situações de mania, a ser implementado unicamente por ele próprio.

  • D.

    criar uma agenda aleatória de exercícios físicos e variações planejadas no horário de refeições, e de atividades sociais para evitar a rotina e a monotonia.

  • E.

    negociar horários de estudo ou de trabalho variáveis, de preferência alternando entre horário diurno e noturno, para otimizar o ritmo circadiano.

Na terapia cognitivo-comportamental de um casal cuja comunicação será trabalhada, é importante ensinar cada parceiro a

  • A.

    interromper sempre o parceiro quando discordar de sua fala, para evitar más interpretações ao longo da conversa.

  • B.

    responder perguntas sempre com um elemento a mais do que foi perguntado para que o parceiro perceba a intenção de colaborar.

  • C.

    escutar o argumento do parceiro, considerando sempre suas próprias experiências sobre o assunto como referencial.

  • D.

    fazer perguntas objetivas que possam ser respondidas pelo parceiro com “sim” ou “não”.

  • E.

    aceitar o silêncio do parceiro, que pode representar o tempo necessário para que ele entenda o significado que foi dito.

Quanto ao tratamento para o transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, assinale opção correta.

  • A.

    O tratamento é sempre individual, pois as características de dispersão e impulsividade inviabilizam a terapia em grupo.

  • B.

    O tratamento de crianças prioriza o treinamento do paciente no que diz respeito a prestar atenção à emissão de respostas inadequadas e às consequências dessas respostas sobre o ambiente, diferentemente do tratamento de adultos, que já são atentos a essas variáveis.

  • C.

    A técnica de solução de problemas é inadequada para essa condição porque requer habilidades de atenção que o paciente não tem.

  • D.

    O treino de autoinstrução é utilizado sob a justificativa de que o discurso interno favorece a regulação da atenção.

  • E.

    A indicação de uso de agendas, listas e despertadores, para portadores adultos desse transtorno, é impróprio porque torna o paciente refém desses recursos, que evidenciam a falta de controle pessoal sobre a própria vida e comprometem a autoestima.

Com relação a técnicas psicoterápicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A redução de danos aplicada a casos de abuso de substancias psicoativas requer total abstinência.

  • B.

    A dessensibilização sistemática é útil para o tratamento de fobia específica, mas é inadequada para tratar fobia social.

  • C.

    Exposição gradual ao vivo é o mesmo que exposição por imersão.

  • D.

    Exposição e prevenção de resposta é utilizada quando o paciente não sofre de ansiedade.

  • E.

    A reestruturação cognitiva de crenças disfuncionais é apropriada para tratar anorexia nervosa.

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