Questões sobre Trabalho em equipe

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Uma equipe de trabalho é um tipo de grupo de trabalho, porém, possui três propriedades específicas: as ações dos indivíduos devem ser interdependentes e coordenadas, deve haver tarefas com o mesmo objetivo e

    A) os membros devem pertencer à mesma área da organização.

    B) os membros não possuem papéis específicos.

    C) os membros devem possuir modelo mental semelhante.

    D) cada membro deve ser oriundo de uma área da organização.

    E) cada membro deve ter um papel específico determinado.

As equipes de trabalho ou grupos de trabalho têm aumentado nos últimos anos. O primeiro aspecto de uma equipe é que ela deve ter os mesmos objetivos que são comuns a todos, não só fazer parte de um departamento; um segundo se refere à responsabilidade e o terceiro seria o objetivo compartilhado. Assinale a alternativa correta referente a esse tema.

  • A. Existem estágios de desenvolvimento das equipes, que não necessariamente segue um padrão, mas que podem ser definidos como formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração.
  • B. No contexto hospitalar, entende-se que um cuidado oferecido pela equipe multiprofissional, em que há o sentido de integralidade, poderá gerar resultados insatisfatórios para o indivíduo, família e sociedade.
  • C. No contexto hospitalar, entende-se que um cuidado oferecido pela equipe multiprofissional, em que há o sentido de integralidade, poderá gerar resultados insatisfatórios para o indivíduo, família e sociedade.
  • D. Menor desigualdade não significa maior integração na equipe.
  • E. Profissionais de saúde do âmbito hospitalar destacaram a atuação em equipe como um dos elementos ineficazes de assistência, devido à importância da não generalização do sofrer e do sentir.

Sobre os tipos de trabalho de equipe, assinale a alternativa correta.

  • A. Em uma equipe de resolução de problemas, cada membro soluciona um problema, não havendo troca de ideias entre eles.
  • B. Em uma equipe autogerenciada, os membros assumem outros papéis que não sejam de seus supervisores buscando mudança de objetivo.
  • C. As equipes virtuais usam a tecnologia da informática para reunir seus membros fisicamente dispersos e atingir um objetivo em comum.
  • D. As equipes multifuncionais são formadas por funcionários de diferentes níveis hierárquicos que se juntam na busca de solucionar problemas excepcionais.
  • E. Equipes neorobóticas trabalham através das tecnologias avançadas utilizando conhecimentos arquivados em cada robô.

O pensamento grupal é um fenômeno que ocorre quando os membros do grupo

  • A. restringem a comunicação interpessoal em um processo de tomada de decisão, até que todos os membros possuam uma opinião formada que será compartilhada com o grupo por meio da exposição individual de cada um de seus membros.
  • B. comparam as decisões individuais com a decisão tomada pelo grupo, e identificam grandes divergências entre elas, exacerbando as posições iniciais, e retomando as discussões que pareciam superadas.
  • C. exercem pressão sobre um elemento que conta com ponto de vista divergente, fazendo prevalecer a opinião da maioria, sem contudo considerar os novos elementos que essa pessoa possa trazer para a discussão.
  • D. estão tão preocupados em conseguir unanimidade que as normas em relação ao consenso “atropelam” a avaliação realista das alternativas de ação e a possibilidade de expressão dos pontos de vista divergentes, minoritários ou impopulares.
  • E. concordam sobre uma mesma posição e/ou ideia de forma espontânea, não havendo necessidade de gerar longas discussões ou aprofundar o tema em questão, para que todos se sintam satisfeitos.

Um supervisor, que admira grandemente seu gerente, quando se dirige aos membros de sua equipe, adota as filosofias e crenças desse gerente. Diante desse comportamento, é correto afirmar que está ocorrendo um processo de influência interpessoal denominada

  • A. legitimação.
  • B. concordância.
  • C. internalização.
  • D. projeção.
  • E. identificação.

O trabalho em equipe só terá expressão real e verdadeira se e quando os membros do grupo desenvolverem sua competência interpessoal. Segundo C. Argyris (1968) competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios: percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva interrelação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; e

  • A. uso da preocupação empática de tal forma que haja disposição para gerar auxílio mútuo e entendimento das diferenças individuais.
  • B. solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, como quando começaram a resolver os problemas.
  • C. respeito à competência técnica de cada profissional e ao seu passado de realizações no grupo como forma de estabelecer a hierarquia informal.
  • D. capacidade para criar novas soluções que contemplem as várias necessidades individuais identificadas, chegando a uma solução de consenso.
  • E. habilidade para estabelecer sinergia entre as tarefas e os membros do grupo, criando foco no objetivo e visão comum.

Os membros de uma equipe verdadeiramente coesa possuem os seguintes comportamentos: confiam um nos outros, envolvemse em conflitos de ideias sem qualquer censura, se comprometem com as decisões e planos de ação, chamam uns ao outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com os planos, e

  • A. possuem uma liderança forte e diretiva.
  • B. atuam sempre questionando a cultura empresarial.
  • C. se concentram na realização dos resultados coletivos.
  • D. se submetem à liderança de seu membro mais experiente.
  • E. estabelecem seu próprio ritmo sem ater-se aos objetivos empresariais.

Dentro dos grupos de trabalho, costuma existir um fenômeno chamado de diversidade cultural, que é definido como a representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais. Caso a diversidade cultural não seja bem trabalhada, alguns fenômenos prejudiciais podem ocorrer, tais como

  • A. a estereotipia, que é consequência do preconceito e refere-se a uma ação, ao comportamento em si.
  • B. os esquemas, que são redes de informações organizadas mentalmente e interconectadas, baseadas em experiências pessoais.
  • C. a discriminação, que são generalizações de crenças sobre características de um determinado grupo para todos os membros desse grupo.
  • D. o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.

A relação entre coesão e produtividade de um grupo depende

  • A. do tamanho e proximidade física dos membros do grupo.
  • B. das recompensas individuais oferecidas pela empresa.
  • C. do status conquistado por cada um dos membros do grupo.
  • D. da distribuição de papéis determinada pela empresa.
  • E. das normas de desempenho estabelecidas pelo grupo.

Bleger (1980) reduz a oito os momentos de aprendizagem, quando os integrantes de um grupo assumem determinadas condutas ou papéis. Um desses momentos refere-se a uma conduta que revela precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. Essa conduta, nos grupos, refere-se ao momento tido como

  • A. confusional.
  • B. fóbico.
  • C. contrafóbico.
  • D. depressivo.
  • E. esquizóide.
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