Lista completa de Questões de Psicologia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O psicólogo que trabalha em projetos voltados para a inclusão de portadores de necessidades especiais deve:
Utilizar os testes reconhecidos pelo CFP como forma de diagnóstico.
Solicitar a um médico que identifique as deficiências intransponíveis.
Implementar programa de diagnósticos das crianças matriculadas no ensino regular.
Priorizar os diagnósticos realizados por equipes multidisciplinares.
Planejar atividades fundamentadas em aprendizagem por condicionamento.
A proposta de que a matéria seja estruturada nos seus conteúdos "sempre dos conceitos mais gerais para os particulares", com aumento gradativo das informações, visa possibilitar que a aprendizagem conduza o aluno a uma aprendizagem de transferência para novas situações. Essa preocupação com a estrutura da matéria é evidenciada na teoria de ensino de:
Piaget
Freud
Bruner
Vygotsky
Wallon
Para controlar as conseqüências do uso abusivo de drogas, foram desenvolvidos em diversas partes do mundo programas de prevenção que variam de acordo com a população alvo que se pretende atingir. No tocante aos tipos de intervenção preventiva, é INCORRETO afirmar que:
As estratégias de prevenção terciária visam garantir a adesão do dependente químico ao tratamento e promover sua reinserção social.
A prevenção secundária é endereçada a uma população alvo de alto risco ou que já consumiu drogas com o objetivo de evitar que se instale um estado de dependência.
A execução dos programas de prevenção primária é exclusiva dos profissionais da área de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde em portaria específica.
Na política de redução de danos, a ênfase é colocada na diminuição das conseqüências adversas decorrentes do consumo de drogas lícitas ou ilícitas.
A oferta de opções saudáveis de lazer, cultura e educação para a população jovem faz parte das estratégias de prevenção primária do consumo de drogas.
A prevenção da doença mental sugere que a escola seja um local de promoção da saúde física e mental. Facilitando o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o desenvolvimento da personalidade normal. Como conclusão, na escola, docentes e discentes devem estudar assuntos que envolvam os temas:
afetividade;
agressividade;
sexualidade;
família;
todos mencionados.
Os psicólogos entendem a personalidade como um conjunto de traços e características singulares. Os psicólogos procuram conhecer a personalidade de seus alunos pois:
a inteligência do aluno não faz parte da sua personalidade;
todos têm na mesma faixa etária a mesma personalidade;
precisam avaliar o que pode ser modificado na personalidade dos alunos;
os alunos tendo diferentes personalidades devem receber atenção diferenciada;
as turmas de aula devem ser montadas com alunos de personalidade similares.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em resolução que entrou em vigor em 27/08/2005, tem entre seus princípios fundamentais, EXCETO:
O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas, eliminando quaisquer formas de crítica política e social.
O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica.
O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
As alterações qualitativas da sensopercepção, em que há uma vivência de percepção do objeto, sem que este objeto esteja presente, ou seja, sem o estímulo perceptivo, são definidas como:
Alucinações.
Ilusões.
Delírios.
Pseudo-alucinações.
Delirium.
"É freqüentemente precedida por angústias difusas, angústias arcaicas e automáticas que indicam as deficiências do funcionamento defensivo do Eu". Essa definição corresponde ao conceito psicossomático de:
Forma operatória de pensamento.
Angústia automática.
Neurose atual.
Clivagem do Eu.
Depressão essencial.
"... O objeto mau está dentro do corpo, enquanto que o objeto bom está na mente ou fora, no mundo exterior. Por esta razão, se queixa do corpo, sente-se perseguido por dentro." O paciente, com a ajuda do psicólogo aprende a reconhecer a natureza arcaica e infantil dessa situação interna e o caráter fictício da situação externa. Esta definição diz respeito à(ao):
Hipocondria.
Histeria.
Depressão.
Psicose reativa.
Transtorno obsessivo-compulsivo.
O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) apresenta como principais características sintomáticas:
Pensamentos compulsivos e ansiedade de evitação.
Rituais obsessivos e ideação delirante.
Pensamentos obsessivos e atos compulsivos recorrentes.
Humor depressivo e ansiedade antecipatória.
Hiperatividade autonômica e formação reativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...