Questões de Psicologia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

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O psicólogo que trabalha em projetos voltados para a inclusão de portadores de necessidades especiais deve:

  • A.

    Utilizar os testes reconhecidos pelo CFP como forma de diagnóstico.

  • B.

    Solicitar a um médico que identifique as deficiências intransponíveis.

  • C.

    Implementar programa de diagnósticos das crianças matriculadas no ensino regular.

  • D.

    Priorizar os diagnósticos realizados por equipes multidisciplinares.

  • E.

    Planejar atividades fundamentadas em aprendizagem por condicionamento.

A proposta de que a matéria seja estruturada nos seus conteúdos "sempre dos conceitos mais gerais para os particulares", com aumento gradativo das informações, visa possibilitar que a aprendizagem conduza o aluno a uma aprendizagem de transferência para novas situações. Essa preocupação com a estrutura da matéria é evidenciada na teoria de ensino de:

  • A.

    Piaget

  • B.

    Freud

  • C.

    Bruner

  • D.

    Vygotsky

  • E.

    Wallon

Para controlar as conseqüências do uso abusivo de drogas, foram desenvolvidos em diversas partes do mundo programas de prevenção que variam de acordo com a população alvo que se pretende atingir. No tocante aos tipos de intervenção preventiva, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    As estratégias de prevenção terciária visam garantir a adesão do dependente químico ao tratamento e promover sua reinserção social.

  • B.

    A prevenção secundária é endereçada a uma população alvo de alto risco ou que já consumiu drogas com o objetivo de evitar que se instale um estado de dependência.

  • C.

    A execução dos programas de prevenção primária é exclusiva dos profissionais da área de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde em portaria específica.

  • D.

    Na política de redução de danos, a ênfase é colocada na diminuição das conseqüências adversas decorrentes do consumo de drogas lícitas ou ilícitas.

  • E.

    A oferta de opções saudáveis de lazer, cultura e educação para a população jovem faz parte das estratégias de prevenção primária do consumo de drogas.

A prevenção da doença mental sugere que a escola seja um local de promoção da saúde física e mental. Facilitando o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o desenvolvimento da personalidade normal. Como conclusão, na escola, docentes e discentes devem estudar assuntos que envolvam os temas:

  • A.

    afetividade;

  • B.

    agressividade;

  • C.

    sexualidade;

  • D.

    família;

  • E.

    todos mencionados.

Os psicólogos entendem a personalidade como um conjunto de traços e características singulares. Os psicólogos procuram conhecer a personalidade de seus alunos pois:

  • A.

    a inteligência do aluno não faz parte da sua personalidade;

  • B.

    todos têm na mesma faixa etária a mesma personalidade;

  • C.

    precisam avaliar o que pode ser modificado na personalidade dos alunos;

  • D.

    os alunos tendo diferentes personalidades devem receber atenção diferenciada;

  • E.

    as turmas de aula devem ser montadas com alunos de personalidade similares.

O Código de Ética Profissional do Psicólogo, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em resolução que entrou em vigor em 27/08/2005, tem entre seus princípios fundamentais, EXCETO:

  • A.

    O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • B.

    O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas, eliminando quaisquer formas de crítica política e social.

  • C.

    O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

  • D.

    O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica.

  • E.

    O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

As alterações qualitativas da sensopercepção, em que há uma vivência de percepção do objeto, sem que este objeto esteja presente, ou seja, sem o estímulo perceptivo, são definidas como:

  • A.

    Alucinações.

  • B.

    Ilusões.

  • C.

    Delírios.

  • D.

    Pseudo-alucinações.

  • E.

    Delirium.

"É freqüentemente precedida por angústias difusas, angústias arcaicas e automáticas que indicam as deficiências do funcionamento defensivo do Eu". Essa definição corresponde ao conceito psicossomático de:

  • A.

    Forma operatória de pensamento.

  • B.

    Angústia automática.

  • C.

    Neurose atual.

  • D.

    Clivagem do Eu.

  • E.

    Depressão essencial.

"... O objeto mau está dentro do corpo, enquanto que o objeto bom está na mente ou fora, no mundo exterior. Por esta razão, se queixa do corpo, sente-se perseguido por dentro." O paciente, com a ajuda do psicólogo aprende a reconhecer a natureza arcaica e infantil dessa situação interna e o caráter fictício da situação externa. Esta definição diz respeito à(ao):

  • A.

    Hipocondria.

  • B.

    Histeria.

  • C.

    Depressão.

  • D.

    Psicose reativa.

  • E.

    Transtorno obsessivo-compulsivo.

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) apresenta como principais características sintomáticas:

  • A.

    Pensamentos compulsivos e ansiedade de evitação.

  • B.

    Rituais obsessivos e ideação delirante.

  • C.

    Pensamentos obsessivos e atos compulsivos recorrentes.

  • D.

    Humor depressivo e ansiedade antecipatória.

  • E.

    Hiperatividade autonômica e formação reativa.

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