Lista completa de Questões de Psicologia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marcos, com 9 (nove) anos, foi encaminhado para um serviço municipal cujo objetivo é erradicar o trabalho infantil. Marcos relatou que há um ano abandonou a escola e que, na época em que a freqüentava, não aprendia as operações mais simples de matemática, e que seus professores consideravam que ele tinha dificuldades de concentração e de memorização. Atualmente, Marcos vende balas nas ruas, mostrandose capaz de rapidamente calcular preços, fazer o troco e negociar abatimentos para quem compra grandes quantidades. Um psicólogo que adote uma perspectiva que não naturalize o fenômeno psicológico poderá avaliar da seguinte forma a situação de Marcos:
Na época em que esteve na escola, ele apresentava problemas de maturação neurológica.
Os profissionais da escola não atuaram como mediadores de sua aprendizagem.
Os problemas que apresentava na escola exigiam a atuação de um psicólogo educacional.
As dificuldades de memorização e de concentração não se manifestam na rua.
As dificuldades de Marcos não tinham qualquer relação com o modelo de ensino e a qualificação dos professores.
Considerando a teoria do condicionamento operante aplicada à aprendizagem temos:
na primeira solução a aplicação do princípio da generalização.
na primeira solução a aplicação de um reforço
na segunda solução a aplicação do princípio da generalização
na segunda solução a aplicação dos princípios dá discriminação
na segunda solução aplicação da punição e do esforço
João, com 13 (treze) anos, é considerado um "aluno problema" pela escola pública em que estuda. Os professores o classificam como indisciplinado, preguiçoso, distraído e, conseqüentemente, com distúrbio de aprendizagem. A mãe alega que João se queixa das atitudes dos professores. Diante deste impasse, um psicólogo escolar que adote a perspectiva sócio-histórica deverá:
Chamar a família para realizar a anamnese de João.
Obter com os professores informações precisas sobre o comportamento de João.
Encaminhar João ao posto de saúde para os exames que se fizerem necessários.
Realizar uma série de palestras sobre distúrbios de aprendizagem.
Problematizar a questão com os profissionais da escola em busca de estratégias de atuação.
O condicionamento operante visa criar no aluno hábitos desejados. Cita-se como exemplo o hábito de estudar. Neste condicionamento operante a resposta desejada se repete porque se aplica após sua ocorrência um:
estímulo
reforço
discriminante
corretivo
modelador
Em uma reunião de professores foi apresentado um caso para estudo. O psicólogo que estava presente classificou o episódio como um caso típico de "condicionamento clássico de emoções". O incidente ocorrido por acaso, envolvendo o docente de uma disciplina e um aluno, teve origem no fato do docente ter chamado atenção do aluno que lia o cartão enviado por seu pai que estava a trabalho em outra localidade. A forma enfática do docente chamar atenção do aluno determinou esse condicionamento clássico de emoções. Este é um exemplo de condicionamento:
pavloviano, em que o reforço ocorre após o incidente;
operante em que o reforço ocorre após o incidente;
operante em que o reforço ocorre antes do incidente;
pavloviano em que o reforço é simultâneo ao incidente;
que independe do reforço ser aplicado ou não.
Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:
As múltiplas inteligências mencionadas no texto evidenciam que considerando
o conceito de personalidade, os alunos têm diferentes personalidades;
o conceito de inteligência múltipla, os mais inteligentes são dotados de várias inteligências;
a hereditariedade e o meio, a hereditariedade predomina como determinante nas inteligências múltiplas;
a hereditariedade e o meio, a ação do meio predomina na determinação das inteligências múltiplas;
as inteligências múltiplas mencionadas pelos teóricos, não há relação entre inteligências múltiplas e o físico do indivíduo.
Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:
O insight, como princípio da teoria utilizada pelo docente, mencionado no texto acima, corresponde a um (uma):
Compreensão súbita
Impulso do "ID"
Reforço do docente
Estímulo didático
Princípio de Thorndike
Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:
O psicólogo classificaria esse educador /professor mencionado no texto como sendo um:
Behavorista
Gestaltista
Psicanalista
Humanista
Existencialista
Para compreender e explicar o comportamento de um aluno, em sua natureza psicológica, torna-se necessário o conhecimento de princípios teóricos da psicologia como ciência e sua aplicação no processo ensino / aprendizagem. O psicólogo, na sua prática, constata situações em que educadores procuram entender e solucionar incidentes ocorridos na sala de aula. Quando esse incidente pela premência de tempo é analisado de forma objetiva sem aprofundamento e sem uma visão global dos fatos constata-se que serão considerados apenas os princípios da teoria:
Behavorista
Gestaltista
Psicanalista
Humanista
Existencialista
Alguns programas de desenvolvimento organizacional baseiam-se no conhecimento experimental e a abordagem utilizada é o treinamento em laboratório. São fornecidas situações em que os próprios aprendizes experimentam através de suas interações algumas das condições de que estão falando. Este tipo de treinamento tende, assim, a ter um impacto maior sobre eles do que métodos convencionais. Com relação ao método de modelagem de comportamento, é INCORRETO afirmar que:
Ele se baseia nos processos de aprendizado social de observação (reforço vicário) e imitação (modelação).
Ele ensina primeiro o comportamento, assim, a mudança de comportamento antecede a mudança de atitude.
A modelagem de comportamento fundamenta-se em demonstração, explicação, prática e retorno.
O método é usado, por exemplo, para ajudar supervisores a mostrar reconhecimento a um empregado que se sobressai.
A presunção é que mudanças de atitudes devem preceder as mudanças de comportamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...