Questões de Psicologia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

Lista completa de Questões de Psicologia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marcos, com 9 (nove) anos, foi encaminhado para um serviço municipal cujo objetivo é erradicar o trabalho infantil. Marcos relatou que há um ano abandonou a escola e que, na época em que a freqüentava, não aprendia as operações mais simples de matemática, e que seus professores consideravam que ele tinha dificuldades de concentração e de memorização. Atualmente, Marcos vende balas nas ruas, mostrandose capaz de rapidamente calcular preços, fazer o troco e negociar abatimentos para quem compra grandes quantidades. Um psicólogo que adote uma perspectiva que não naturalize o fenômeno psicológico poderá avaliar da seguinte forma a situação de Marcos:

  • A.

    Na época em que esteve na escola, ele apresentava problemas de maturação neurológica.

  • B.

    Os profissionais da escola não atuaram como mediadores de sua aprendizagem.

  • C.

    Os problemas que apresentava na escola exigiam a atuação de um psicólogo educacional.

  • D.

    As dificuldades de memorização e de concentração não se manifestam na rua.

  • E.

    As dificuldades de Marcos não tinham qualquer relação com o modelo de ensino e a qualificação dos professores.

Considerando a teoria do condicionamento operante aplicada à aprendizagem temos:

  • A.

    na primeira solução a aplicação do princípio da generalização.

  • B.

    na primeira solução a aplicação de um reforço

  • C.

    na segunda solução a aplicação do princípio da generalização

  • D.

    na segunda solução a aplicação dos princípios dá discriminação

  • E.

    na segunda solução aplicação da punição e do esforço

João, com 13 (treze) anos, é considerado um "aluno problema" pela escola pública em que estuda. Os professores o classificam como indisciplinado, preguiçoso, distraído e, conseqüentemente, com distúrbio de aprendizagem. A mãe alega que João se queixa das atitudes dos professores. Diante deste impasse, um psicólogo escolar que adote a perspectiva sócio-histórica deverá:

  • A.

    Chamar a família para realizar a anamnese de João.

  • B.

    Obter com os professores informações precisas sobre o comportamento de João.

  • C.

    Encaminhar João ao posto de saúde para os exames que se fizerem necessários.

  • D.

    Realizar uma série de palestras sobre distúrbios de aprendizagem.

  • E.

    Problematizar a questão com os profissionais da escola em busca de estratégias de atuação.

O condicionamento operante visa criar no aluno hábitos desejados. Cita-se como exemplo o hábito de estudar. Neste condicionamento operante a resposta desejada se repete porque se aplica após sua ocorrência um:

  • A.

    estímulo

  • B.

    reforço

  • C.

    discriminante

  • D.

    corretivo

  • E.

    modelador

Em uma reunião de professores foi apresentado um caso para estudo. O psicólogo que estava presente classificou o episódio como um caso típico de "condicionamento clássico de emoções". O incidente ocorrido por acaso, envolvendo o docente de uma disciplina e um aluno, teve origem no fato do docente ter chamado atenção do aluno que lia o cartão enviado por seu pai que estava a trabalho em outra localidade. A forma enfática do docente chamar atenção do aluno determinou esse condicionamento clássico de emoções. Este é um exemplo de condicionamento:

  • A.

    pavloviano, em que o reforço ocorre após o incidente;

  • B.

    operante em que o reforço ocorre após o incidente;

  • C.

    operante em que o reforço ocorre antes do incidente;

  • D.

    pavloviano em que o reforço é simultâneo ao incidente;

  • E.

    que independe do reforço ser aplicado ou não.

Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:

As múltiplas inteligências mencionadas no texto evidenciam que considerando

  • A.

    o conceito de personalidade, os alunos têm diferentes personalidades;

  • B.

    o conceito de inteligência múltipla, os mais inteligentes são dotados de várias inteligências;

  • C.

    a hereditariedade e o meio, a hereditariedade predomina como determinante nas inteligências múltiplas;

  • D.

    a hereditariedade e o meio, a ação do meio predomina na determinação das inteligências múltiplas;

  • E.

    as inteligências múltiplas mencionadas pelos teóricos, não há relação entre inteligências múltiplas e o físico do indivíduo.

Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:

O insight, como princípio da teoria utilizada pelo docente, mencionado no texto acima, corresponde a um (uma):

  • A.

    Compreensão súbita

  • B.

    Impulso do "ID"

  • C.

    Reforço do docente

  • D.

    Estímulo didático

  • E.

    Princípio de Thorndike

Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:

O psicólogo classificaria esse educador /professor mencionado no texto como sendo um:

  • A.

    Behavorista

  • B.

    Gestaltista

  • C.

    Psicanalista

  • D.

    Humanista

  • E.

    Existencialista

Para compreender e explicar o comportamento de um aluno, em sua natureza psicológica, torna-se necessário o conhecimento de princípios teóricos da psicologia como ciência e sua aplicação no processo ensino / aprendizagem. O psicólogo, na sua prática, constata situações em que educadores procuram entender e solucionar incidentes ocorridos na sala de aula. Quando esse incidente pela premência de tempo é analisado de forma objetiva sem aprofundamento e sem uma visão global dos fatos constata-se que serão considerados apenas os princípios da teoria:

  • A.

    Behavorista

  • B.

    Gestaltista

  • C.

    Psicanalista

  • D.

    Humanista

  • E.

    Existencialista

Alguns programas de desenvolvimento organizacional baseiam-se no conhecimento experimental e a abordagem utilizada é o treinamento em laboratório. São fornecidas situações em que os próprios aprendizes experimentam através de suas interações algumas das condições de que estão falando. Este tipo de treinamento tende, assim, a ter um impacto maior sobre eles do que métodos convencionais. Com relação ao método de modelagem de comportamento, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Ele se baseia nos processos de aprendizado social de observação (reforço vicário) e imitação (modelação).

  • B.

    Ele ensina primeiro o comportamento, assim, a mudança de comportamento antecede a mudança de atitude.

  • C.

    A modelagem de comportamento fundamenta-se em demonstração, explicação, prática e retorno.

  • D.

    O método é usado, por exemplo, para ajudar supervisores a mostrar reconhecimento a um empregado que se sobressai.

  • E.

    A presunção é que mudanças de atitudes devem preceder as mudanças de comportamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...