Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Carla resolveu sair com os amigos do trabalho. Contudo, quando chegou ao local escolhido pelos colegas, começou a se sentir angustiada, trêmula e ansiosa e decidiu voltar para casa. O lugar era o mesmo que frequentava com o antigo namorado. A partir da situação mencionada acima e das contribuições da teoria comportamental, assinale a opção correta.

  • A.

    O comportamento de Carla de deixar os amigos é um procedimento de esquiva, haja vista que sua resposta suspende um estímulo aversivo.

  • B.

    A decisão de Carla de voltar para casa é um procedimento de fuga, haja vista que a circunstância potencialmente aversiva ainda não ocorreu, ou seja, a presença do ex-namorado.

  • C.

    No caso de Carla, é possível observar as duas principais variantes do comportamento de esquiva: o cancelamento e o adiamento.

  • D.

    O local é, para Carla, aversivo, haja vista que as reações e respostas ocorreram mesmo sem a presença do ex-namorado. A decisão de deixar o ambiente é um comportamento de fuga, porque as circunstâncias ameaçadoras já se encontravam presentes.

  • E.

    O local funciona como um estímulo incondicionado para Carla.

Texto para as questões de 38 a 40

Joana e Tales são pais de Carlos, de seis anos de idade. Procuraram ajuda psiquiátrica e psicológica devido aos vários hábitos e tiques apresentados pela criança. Desde os cinco anos de idade, Carlos vinha apresentando dificuldades em respeitar regras e limites. Além disso, lambia a palma das mãos, pigarreava e cuspia com frequência. No início, pais e professores acreditavam que os tiques e a desobediência eram característicos da personalidade de Carlos, não interferindo de maneira significativa no desenvolvimento das atividades nem na relação com os colegas. Com o passar do tempo, Carlos parecia ignorar o espaço pessoal das outras crianças, mostrando-se mais explosivo e excessivamente ativo. Apresentava, ainda, dificuldades na coordenação motora fina e no controle dos impulsos, o que passou a interferir em seu campo social e afetivo.

A respeito da conduta médica e dos registros feitos pelo psicólogo no caso clínico relatado, assinale a opção correta.

  • A.

    O psicodiagnóstico clínico de Carlos deverá ser feito por profissional especializado, utilizando dados técnicos e teóricos, assim como bateria de testes específica na confecção do laudo.

  • B.

    O parecer psicológico emitido pelo psicólogo é um documento que poderá auxiliar pais, professores e psiquiatras no acompanhamento e tratamento dessa criança.

  • C.

    É imprescindível que a criança esteja presente nas primeiras entrevistas e na anamnese, a fim de que possa ser avaliada, diagnosticada, e seja proposta a intervenção necessária.

  • D.

    A escuta clínica e atenta aos pais de Carlos pode oferecer elementos importantes acerca da psicopatologia da criança. Além disso, a escola pode ser uma aliada essencial nas estratégias e propostas de tratamento dessa criança.

  • E.

    É vedada a intervenção de qualquer outro profissional não psicólogo ou psiquiatra no tratamento de Carlos, haja vista a especificidade do caso.

Depois de quebrar a casa inteira, procurando câmeras escondidas e gravadores de voz, afirmando que existiam pessoas que queriam adentrar em sua intimidade, Ana, de quarenta e dois anos de idade, chega ao pronto-socorro do hospital psiquiátrico acompanhada das duas filhas. Estas relatam que esses comportamentos esquisitos (sic) apareceram logo que a mãe perdeu os dois irmãos num acidente de carro, há duas semanas. Ao serem questionadas a respeito desses comportamentos, as filhas relataram que ela ficou muito confusa, falava coisas sem sentido, mudava de humor muito rápido; por vezes chorava, por vezes, ria; chegava a ficar parada, como se estivesse olhando para um ponto fixo, por mais de uma hora.

Com relação ao caso clínico acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Ana apresenta critérios adequados ao diagnóstico de psicose reativa breve, devido à ocorrência de delírios e de desordem emocional em decorrência de um evento significativamente estressante. Nesses casos, a duração do episódio de perturbação poderá permanecer por até um mês, com eventual retorno completo ao nível de funcionamento pré-mórbido.

  • B.

    A hipotimia e a apatia são sintomas que fazem parte do quadro de Ana. Nesse sentido, é possível afirmar que se trata de um transtorno mental afetivo, com incidência de alucinações e sintomas depressivos.

  • C.

    O quadro de Ana atende a critérios para classificação como transtorno delirante, haja vista que o impacto do delírio não compromete o funcionamento social e afetivo. Além disso, os episódios de humor ocorrem durante o delírio, com duração total breve.

  • D.

    O quadro de Ana aponta para uma esquizofrenia indiferenciada, haja vista que o episódio de perturbação inclui fases prodrômicas e ativas e não consta, no relato das filhas, presença de afetividade embotada.

  • E.

    O relato condiz com um distúrbio esquizoafetivo devido aos sintomas proeminentes de humor, além de delírios e alucinações.

Assinale a opção correta referente ao tratamento multidisciplinar da obesidade.

  • A.

    A obesidade é uma doença comportamental, que decorre das escolhas alimentares inadequadas. Por isso, a necessidade de um psicólogo e um nutricionista na equipe terapêutica.

  • B.

    O tratamento da obesidade pode ser realizado por um único profissional isoladamente, mas a intervenção melhor sucedida tem sido aquela conduzida por equipes multi e interdisciplinares.

  • C.

    A equipe multidisciplinar para tratamento da obesidade requer, pelo menos, um médico endocrinologista, um psicólogo, um nutricionista e um cirurgião gástrico.

  • D.

    O papel do psicólogo na equipe refere-se à avaliação de preferências alimentares do paciente e do seu nível de ansiedade.

  • E.

    A obesidade é resultado da bulimia nervosa e seu tratamento deve ser conduzido pelo médico psiquiatra.

No que concerne a fenômenos psicológicos, o processo técnicocientífico que se utiliza de métodos, técnicas e instrumentos para coleta, estudo e interpretação de dados e informações é denominado

  • A.

    testagem psicológica.

  • B.

    processo psicoterápico.

  • C.

    avaliação psicológica.

  • D.

    investigação psíquica.

  • E.

    parecer psicológico.

Aos primeiros sinais de demência, a família deve se manter atenta para oferecer os cuidados necessários ao idoso. Assinale a opção que descreve o tipo de cuidado a ser adotado nesses casos.

  • A.

    evitar visitas em casa para diminuir a possibilidade de estresse causado pela curiosidade de terceiros e o constrangimento que isso pode causar ao idoso

  • B.

    diminuir o volume ou uso de rádio e TV na casa para assegurar um ambiente mais tranquilo

  • C.

    adotar uma postura acolhedora e maternal para que o idoso se sinta aceito, usando palavras delicadas e no diminutivo

  • D.

    estimular que o idoso faça sozinho, com discreta supervisão, todas as tarefas domésticas ou rotineiras que ele seja capaz de realizar

  • E.

    introduzir gradualmente, mas com firmeza, a substituição do autocuidado com higiene pelo cuidado realizado por um parente ou um cuidador

Com relação ao tratamento do alcoolismo, assinale a opção correta.

  • A.

    O tratamento medicamentoso, entendido como terapia aversiva, provoca respostas orgânicas negativas quando o medicamento é usado junto com a bebida. Assim, fica assegurado que o paciente não ingere a bebida para evitar o efeito aversivo.

  • B.

    O tratamento de redução de danos não busca abstinência total, mas é eficiente para todos os indivíduos que se propõem ao tratamento.

  • C.

    O programa de autoajuda denominado alcoólicos anônimos – AA – tem obtido respostas positivas no tratamento do alcoolismo e trabalha com principal foco na redução de danos.

  • D.

    O programa alcoólicos anônimos alcança melhores resultados e taxas menores de desistência entre seus participantes do que os demais programas, como o de terapia cognitivocomportamental.

  • E.

    Entre as vantagens obtidas no tratamento grupal de pacientes alcoolistas, está o fato de que o paciente bem sucedido em se manter sóbrio por determinado tempo estimula os demais e é por eles reconhecido, o que aumenta sua autoestima e confiança no sucesso.

Acerca do trabalho do psicólogo em uma equipe multidisciplinar de saúde para manejo da dor crônica, em um serviço de cuidados primários, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando um paciente refere expectativas de obter cura total para sua dor ou explicita o objetivo de se submeter ao tratamento medicamentoso ou psicológico para tal, tanto o psicólogo quanto os demais profissionais devem esclarecer ao doente que esses são os resultados esperados e geralmente alcançados, mas que eventualmente podem não acontecer.

  • B.

    Na abordagem cognitivo-comportamental, o psicólogo da equipe pode promover a modificação do modo de enfrentamento mal adaptativo do paciente, favorecendo o desenvolvimento de percepções mais adequadas acerca do controle pessoal da condição álgica, por meio de técnicas como solução de problemas.

  • C.

    Quando o manejo da dor é feito no contexto de cuidados primários, deve ser seguido um protocolo único e específico para dor crônica, enquanto no contexto de cuidados terciários, esse protocolo é personalizado conforme demanda e características de cada paciente.

  • D.

    Um aspecto importante do manejo psicológico da dor crônica é treinar o paciente para que reduza suas atividades físicas ao menor nível que suas condições de vida permitam, para poupar o organismo e reduzir a percepção da dor.

  • E.

    Uma avaliação inicial deve ser conduzida e, se um paciente com diagnóstico de dor crônica for também diagnosticado como depressivo, ele deve ser encaminhado para psicoterapia para tratar a depressão, enquanto a dor deve ser tratada apenas pela equipe médica.

Texto para as questões de 38 a 40

Joana e Tales são pais de Carlos, de seis anos de idade. Procuraram ajuda psiquiátrica e psicológica devido aos vários hábitos e tiques apresentados pela criança. Desde os cinco anos de idade, Carlos vinha apresentando dificuldades em respeitar regras e limites. Além disso, lambia a palma das mãos, pigarreava e cuspia com frequência. No início, pais e professores acreditavam que os tiques e a desobediência eram característicos da personalidade de Carlos, não interferindo de maneira significativa no desenvolvimento das atividades nem na relação com os colegas. Com o passar do tempo, Carlos parecia ignorar o espaço pessoal das outras crianças, mostrando-se mais explosivo e excessivamente ativo. Apresentava, ainda, dificuldades na coordenação motora fina e no controle dos impulsos, o que passou a interferir em seu campo social e afetivo.

Com base no caso clínico relatado, assinale a opção correta.

  • A.

    Podem-se considerar o comportamento e as atitudes de Carlos como inadequados a sua faixa etária. No desenvolvimento normal, a conquista da autonomia e do controle se dá aos três anos de idade, sendo compreensível que, nessa idade, a criança apresente dificuldades em relação aos limites do espaço eu-outro, aos comportamentos permitidos e proibidos e a respeito das instâncias normativas.

  • B.

    Em uma perspectiva sistêmica, é possível entender o comportamento de Carlos fazendo-se um diagnóstico do sistema familiar em que ele se encontra. É possível afirmar que os comportamentos disfuncionais (associados à dada assimetria) apresentados por Joana e Tales estejam funcionando como estímulos reforçadores para as atitudes da criança.

  • C.

    Nesse caso, em um primeiro momento, o encaminhamento psicológico torna-se ineficiente, haja vista a gravidade do quadro. É urgente a intervenção psiquiátrica frente ao grau de sofrimento e angústia experienciados pela criança. Os sintomas apresentados apontam para dificuldades do grupo familiar de apoio e escolar no acolhimento às defasagens de Carlos.

  • D.

    A intervenção médica pode ser considerada, devido aos prejuízos sociais e afetivos da criança. Nesse caso, os motivos devem ser discutidos com os pais, mostrando-se a importância do encaminhamento médico no tratamento do filho.

  • E.

    No caso específico de Carlos, não seria interessante que a equipe escolar fosse informada a respeito do diagnóstico e do acompanhamento psiquiátrico, haja vista que a criança poderia se sentir exposta, dificultando ainda mais o convívio com professores e colegas de classe.

No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue os itens a seguir.

É facultado aos psicólogos viabilizar práticas e procedimentos de caráter punitivo e disciplinar, tendo em vista a relevância da contribuição do behaviorismo nos processos de aprendizagem e reintegração social dos encarcerados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...