Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a processo álgico, conceitos, avaliação e tratamento da dor, julgue os itens a seguir. O paciente portador de dor crônica deve manter o máximo de repouso, limitando-se a realizar atividades passivas no cotidiano, como ver TV, uma vez que qualquer atividade mais intensa aumentará a dor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diversidade cultural brasileira é alvo de inúmeros estudos e, cada vez mais, conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm-se configurado como uma preocupação e um desafio premente para aqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã e para as instâncias envolvidas nesse processo.

Considerando-se a articulação desses conceitos à formação de professores, é correto afirmar que a educação continuada

  • A. é um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto.
  • B. representa a única intervenção necessária para aquelas escolas desprovidas de cultura responsiva no que concerne à diversidade étnica.
  • C. é a principal estratégia de governança pública para implementar a política educacional de inclusão à diversidade.
  • D. é o dispositivo adequado para que gestores de escola reconheçam as lacunas de formação de seus profissionais.
  • E. possibilita boas discussões sobre multiculturalismo e diversidade, no entanto, não visa capacitar o profissional em sala de aula.

Com relação a processo álgico, conceitos, avaliação e tratamento da dor, julgue os itens a seguir. A dor aguda tem curta duração e intensidade suportável, o que permite ao paciente desempenhar suas atividades cotidianas sem perda da qualidade e sem comprometimento emocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto escolar, o fenômeno bullying é uma forma de violência que tem chamado a atenção de educadores e pais pelas sérias implicações a ele associadas. A respeito desse fenômeno, é correto afirmar que

  • A. a vítima típica é aquela que provoca e atrai reações agressivas.
  • B. as características pessoais do agressor não são um fator que influencia ou estimula as ações agressivas.
  • C. ele tem relação direta com o clima organizacional da escola.
  • D. ele ocorre em contextos sociais específicos, e não em qualquer contexto social.
  • E. é caracterizado pelo potencial de poder causar traumas psíquicos, pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima e pela intencionalidade da ação.

Com relação a processo álgico, conceitos, avaliação e tratamento da dor, julgue os itens a seguir. Para que haja dor, é necessário existir no tecido em que ela seja percebida uma lesão, que permite o processo de percepção álgica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às condições que garantem o progresso dos alunos com necessidades educacionais especiais, assinale a opção correta.

  • A. Nas séries iniciais, o uso de tabuadas e calculadoras por crianças com dislexia é inadequado, porque impossibilita que os alunos desenvolvam a habilidade de realizar cálculos mentais. Nesses casos, a repetição de exercícios de fixação é mais benéfica.
  • B. No caso de alunos com disgrafia, recomenda-se investir no treinamento de aspectos relacionados com a postura e a coordenação visomotora, desconsiderando-se erros específicos de grafismo, como forma, tamanho, inclinação da letra, inclinação da folha ou manutenção das margens.
  • C. Com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem moderada, podem ser realizadas atividades práticas que correlacionem o conteúdo teórico com situações da vida real, buscando-se motivar os alunos a aprenderem tal conteúdo.
  • D. É importante ensinar as crianças com déficit de atenção a lidar com os barulhos do ambiente, encorajando-as a realizar tarefas sem o apoio de terceiros.
  • E. Em vez de métodos fônicos, devem-se aplicar a crianças que apresentem dificuldades de leitura exercícios de reconhecimento e repetição de sons separados, para que a criança não despenda tanto esforço para entender o texto.

Com relação a processo álgico, conceitos, avaliação e tratamento da dor, julgue os itens a seguir. Técnicas psicológicas como relaxamento muscular progressivo e distração reduzem a percepção álgica ao inibir o estímulo doloroso nas vias descendentes do sistema modulador de dor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A metodologia de projetos

  • A. exige, em primeiro lugar, que os próprios estudantes construam significados a partir das suas dúvidas e, por fim, levantem seus próprios problemas de pesquisa.
  • B. visa ao fortalecimento da linearidade curricular.
  • C. representa um processo metodológico de aprendizagem que envolve níveis de integração, interconexão, inter-relacionamento e agregação de informações, conteúdos, conhecimentos e saberes, na busca de uma abordagem mais complexa da realidade.
  • D. foca a produção do conhecimento, para que os recursos utilizados sejam definidos pelo professor e a experiência tenha tempo predeterminado para ser realizada, desconsiderando-se o número de alunos envolvidos na execução.
  • E. busca dar um sentido simples aos problemas de aprendizagem na escola, pois parte da relação entre os fenômenos naturais e pessoais.

Julgue os próximos itens, referentes à psicoterapia breve. A compreensão das defesas permite empregar, de forma saudável, o sofrimento, e seus efeitos ajudam a melhorar as condições do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para realizar um adequado processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, é imprescindível que o professor leve em consideração

  • A. os objetivos da avaliação e os indicadores observáveis, cuja presença ou ausência sinalizam o nível de aprendizagem dos estudantes.
  • B. a objetividade da avaliação, que depende da validação dos indicadores, a seleção dos conteúdos a serem avaliados e a confiabilidade do ensino e das aprendizagens promovidas, para emissão de juízos de valor.
  • C. o produto final da ação avaliativa e a simplificação da realidade para que a avaliação cumpra sua função diagnóstica.
  • D. as condições de ensino que impeçam de modo definitivo a melhoria dos resultados.
  • E. a avaliação, que constitui momento importante e pontual do processo de ensino e aprendizagem na medida em que permite estabelecer escalas de valores numéricos que facilitem a classificação dos estudantes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...