Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as mudanças ocorridas nas organizações e no mundo do trabalho, bem como as formas de análise das organizações de trabalho, julgue os itens que se seguem.
As estruturas organizacionais constroem-se por meio de mecanismos básicos de divisão ou diferenciação e de coordenação ou integração.
No que se refere à psicologia jurídica, assinale a opção correta.
A avaliação psicológica na área judiciária deve utilizar, obrigatoriamente, instrumentos psicométricos e projetivos na construção do diagnóstico.
Dadas as demandas recentes do Poder Judiciário, a atuação do psicólogo deve priorizar as práticas de intervenção e de mediação como possibilidades mais adequadas de resolução de conflitos, devendo a atividade avaliativa ser negligenciada.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco importante da psicologia jurídica, pois o trabalho do psicólogo jurídico, a partir da publicação do estatuto, ampliou-se e tornou-se essencial, passando a englobar diversas atividades, tanto na área pericial como de acompanhamento.
Diferentemente da psicologia clínica, a psicologia jurídica não objetiva ser uma via de expressão da subjetividade dos envolvidos nas demandas judiciais.
Na avaliação psicológica, embasada em procedimentos técnicos e éticos, o psicólogo pode utilizar habilidades outras que não aquelas específicas do conhecimento psicológico, conforme aumentem suas relações com o campo jurídico.
Miguel foi levado, aos dois anos de idade, a um abrigo para crianças depois de ser encontrado pela polícia sozinho, aos prantos, sujo e com fome. Seu pai o espancava e havia sido preso por tráfico de drogas. Sua mãe não se responsabilizava por seus cuidados. Aos sete anos, Miguel foi adotado. A mãe adotiva, tendo sido avisada pelo Poder Judiciário de que o menino tinha problemas de anemia, raquitismo e arritmia do coração, levou-o ao médico inúmeras vezes. Quando Miguel completou doze anos, foi por ela devolvido, sob a alegação de que ele era desobediente.
A partir da situação hipotética acima, assinale a opção correta.Uma das características associadas a crianças como Miguel é a dificuldade na vinculação afetiva, o que dificulta a relação afetiva com o outro, já que o medo do abandono é recorrente.
O processo de adoção, assim como o acompanhamento de crianças como Miguel, é de competência das varas de família, cujo objetivo principal é evitar sofrimento significativo para a criança.
A adolescência, sendo uma fase permeada de medos, incertezas e dúvidas, é um período mais problemático para filhos adotivos, que não conhecem suas origens.
Como estudos comprovam que quem vive situações como a descrita desenvolverá um quadro de depressão, o conselho tutelar deve, como medida preventiva, encaminhar Miguel à terapia familiar.
Miguel vive o que se denomina ciclo vicioso, não lhe sendo, por isso, possível recuperar-se dos traumas vividos.
Acerca de situações e intervenções psicoterápicas, julgue os itens subsecutivos.
Entre os fatores preditivos de sucesso no tratamento para alcoolistas, incluem-se, como variáveis do paciente, o reconhecimento da relação entre o comportamento de beber e problemas que ele enfrenta em sua vida, bem como a capacidade dele de concordar com a orientação dada e segui-la e oferecer relatos confiáveis acerca de recaídas. Do ponto de vista do terapeuta, entre outras variáveis, maior sucesso é esperado entre aqueles capazes de estabelecer objetivos em conjunto com o paciente.
Acerca dos transtornos do humor, julgue os itens a seguir.
Depressão maior é uma das principais causas de incapacitação no mundo e está associada a altos índices de morbidade, mortalidade, redução na funcionalidade e perda de qualidade de vida.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
É fato comprovado que a maioria dos adolescentes
agrupa-se de acordo com a orientação sexual.
tem expectativas de futuro divergentes das propostas pelo núcleo familiar.
apresenta novos modelos identificatórios e idealizações, muitas vezes, amparadas nos idolos.
abusa de drogas lícitas e ilícitas.
apresenta comportamentos divergentes do esperado pela norma.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as mudanças ocorridas nas organizações e no mundo do trabalho, bem como as formas de análise das organizações de trabalho, julgue os itens que se seguem.
O esgotamento do modelo taylorista-fordista de produção provocou o surgimento de novas formas de gestão e organização do trabalho, que levam em consideração aspectos como comprometimento, envolvimento e participação crítica dos empregados.
A atuação do psicólogo jurídico pode abranger
enquanto mediador, uma função interventora, no intuito de solucionar conflitos, focalizando estabelecimento de acordo entre as partes, mesmo que o resgate do canal de comunicação não ocorra.
a aplicação de questões psicodiagnósticas e a elaboração de laudos e pareceres relativos às áreas criminal e civil, podendo o psicólogo decidir e opinar sobre o andamento do processo judicial.
a criação de redes de assistência a famílias de alto risco, com o foco principal em atendimento conjunto de crianças vítimas de abusos e abusadores, pois o trabalho que envolva toda a família é sempre mais benéfico.
o desenlace das dificuldades com as quais o Poder Judiciário, frequentemente, precisa lidar, desde que relacionadas a seu campo de atuação, sem intercâmbio de conhecimento técnico com outros campos.
a organização do contexto de referência familiar, a fim de que a criança possa se constituir como sujeito e se desenvolver de maneira saudável.
Em atendimento psicológico, a cuidadora de José, de nove anos de idade, relatou que ele apresenta comportamentos agressivos, dificuldades em acatar regras e limites e baixa tolerância à frustração. Contou, ainda, que, aos cinco anos, José fora levado pelo conselho tutelar para um abrigo infantil, que seu pai era alcóolatra, não possuía moradia, e carregava José em um carrinho de supermercado, de modo que a criança passava o dia sentado ou deitado. Da mãe de José, nada se sabe.
A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta.José deve ser transferido para outra entidade de crianças abrigadas, a fim de que ele crie laços afetivos com um novo grupo e se distancie da fonte do seu sofrimento, seu pai.
A presença de psicólogo é fundamental nos abrigos, para promover um espaço terapêutico de escuta, permitindo o desabafo, ofertando contenção da angústia e oferecendo apoio.
O psicólogo deve trabalhar no sentido de promover a adaptação de José às características e limitações da instituição onde ele está abrigado.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças e os adolescentes são pessoas em condição particular de desenvolvimento, que necessitam de proteção integral e gozam de prioridade relativa.
José apresenta alto nível de sofrimento psíquico e deveria permanecer com o pai, que lhe assegurava condições mínimas de sobrevivência.
Acerca de situações e intervenções psicoterápicas, julgue os itens subsecutivos.
Pessoas obesas com frequência são acometidas de doenças graves como diabetes e hipertensão arterial, motivo que requer uma equipe de tratamento que inclua, além do psicólogo, um médico e um nutricionista. Entretanto, para obesos sem doenças médicas diagnosticadas, o tratamento psicoterápico isolado é preferível por ser mais eficiente para a perda permanente de peso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...