Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O reflexo é um dos níveis da aprendizagem relacionado às sensações provocadas pela observação e percepção das coisas no ambiente.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.
O desenvolvimento de uma cultura organizacional deve começar pela adesão dos colaboradores aos valores considerados importantes pela organização.
No que se refere ao processo psicodiagnóstico, julgue os itens que se seguem.
Por meio dos dados obtidos no psicodiagnóstico, podem-se embasar os objetivos do prognóstico e da prevenção.
Considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV (DSM IV), julgue os itens seguintes.
O transtorno de humor induzido por substâncias psicoativas pode ocorrer associado tanto à intoxicação quanto à abstinência dessas substâncias.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Entre as estratégias de intervenções para a mudança, a orientada para a educação é a que mais favorece a mudança comportamental necessária à concretização da mudança organizacional.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
No processo de avaliação e classificação de cargos, o conteúdo dos cargos é analisado e comparado, com a finalidade de ordená-los em diferentes classes, que servirão de base do sistema de remuneração.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Na tomada de decisão nos processos seletivos, devem-se valorizar mais as realizações do candidato que suas credenciais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Os mecanismos de recrutamento interno facilitam o relacionamento entre a área de recursos humanos e a de lotação do profissional.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A competição internacional, a complexidade crescente do conhecimento técnico e o grande fluxo de informações impõem a utilização, nas organizações, de formas inovadoras de seleção e avaliação, bem como o aproveitamento eficaz dos recursos humanos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
A especificação dos indicadores de desempenho compõe a fase de elaboração do modelo de avaliação.
Em um curso de orientação a jovens condutores para prevenção de acidentes de trânsito, foi apresentado o seguinte caso para a análise. Um casal saiu da maternidade com seu filho recémnascido, acompanhado do primogênito de oito anos de idade e da irmã da parturiente, grávida de oito meses. O carro em que estavam era novo, possuía cinco portas e era equipado com cinto de segurança de três pontos em todos os lugares de passageiro. A mãe sentou-se no banco traseiro, colocou um cinto de segurança em seu corpo e transportou o bebê em seu colo. A grávida acomodou-se no banco da frente, sem o cinto de segurança, porque a barriga já estava muito grande e o cinto causava desconforto. A criança de oito anos de idade foi acomodada no banco traseiro, usando o cinto de três pontos. O pai dirigia o carro e, com pressa de chegar a casa, ultrapassava a velocidade permitida para as vias percorridas e buzinava para os outros carros, tentando forçar a ultrapassagem. Ao ser parado por um policial, que o alertou sobre seu comportamento inadequado no trânsito, ele argumentou que precisava chegar rápido ao destino para garantir o conforto do bebê, da esposa e da gestante. O policial reafirmou a inadequação de seu comportamento, mas liberou o carro sem aplicar nenhuma multa. O motorista seguiu o trajeto dando risadas e enaltecendo a própria habilidade em convencer o policial a ser complacente. Virando a esquina, ele voltou a dirigir como antes, verbalizando que era mesmo um bom motorista.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir, submetidos à análise no referido curso de orientação.
Se estivesse portando sua habilitação e houvesse uma distância mínima de 15 centímetros entre sua barriga e o volante do carro, a gestante poderia trocar de lugar com o motorista e guiar o veículo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...