Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne ao trabalho de psicólogos em diferentes realidades e contextos, assinale a opção correta à luz do código de ética profissional.

  • A.

    Ao divulgar resultados de intervenções ou diagnósticos em meios de comunicação, o psicólogo deve se assegurar de que os pacientes envolvidos não poderão ser identificados a partir de sua exposição.

  • B.

    Um psicólogo convocado ou solicitado a prestar serviços em situações emergenciais, como um acidente aéreo ou uma enchente, deve se assegurar de exigir o pagamento mínimo por seus serviços, de modo a assegurar a dignidade no exercício da profissão e seu próprio reconhecimento.

  • C.

    O psicólogo deve encaminhar um paciente para determinada seita religiosa como parte do processo terapêutico, desde que esteja convencido de que esse é o auxílio do qual o paciente necessita.

  • D.

    No caso de avaliação psicológica solicitada por um juiz, compete ao psicólogo enviar um laudo detalhado, com todos os achados da avaliação, independentemente dos objetivos da solicitação.

  • E.

    Ao interromper um atendimento por motivos pessoais e encaminhar o paciente para um colega, o psicólogo não pode enviar documentos sobre o caso ao colega.

Acerca das emoções no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.

A adoção de estratégia defensiva, resultante da dinâmica frustração-regressão, em circunstâncias de enfrentamento de situações de inadequação social e baixa produtividade, gera nos indivíduos sentimento de inferioridade e impotência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cláudia procurou o serviço de saúde do órgão público em que trabalha, com queixas de náuseas constantes, insônia e sono agitado com pesadelos, dores de cabeça e no peito, além de muita impaciência e irritabilidade. O médico que a atendeu constatou pressão arterial elevada, assumiu seu tratamento, marcou retorno e a encaminhou para o serviço de psicologia com um relatório e pedido de parecer psicológico. O psicólogo identificou sintomas de depressão e ansiedade e colheu relatos de abuso psicológico frequentes por parte do marido, com 10 ou 12 episódios de agressão física ocorridos ao longo de cinco anos de casamento. O tratamento psicoterápico foi iniciado de imediato e os dois profissionais mantiveram discussões periódicas sobre o caso durante o período em que ambos assistiram essa paciente, tomando decisões conjuntas.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

O trabalho conjunto do médico e do psicólogo, tal como relatado, é um exemplo de assistência interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse serviço.

Crianças e adolescentes considerados tímidos por seus familiares e que concordam com essa avaliação podem ser aceitos no programa preventivo, considerando que a timidez e algumas características de personalidade são possíveis preditores de respostas sociais inadequadas ou insuficientes para o bom funcionamento do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das emoções no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações, os conflitos interpessoais são ameaças potenciais à sobrevivência dos grupos de trabalho e, por isso, devem ser eliminados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento cognitivo comportamental em grupo para portadores de depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos. Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo psicólogo para esse programa.

Como proposto pela abordagem teórica adotada, os pensamentos automáticos associados aos sintomas depressivos e mal-adaptativos deverão ser identificados em registros diários e depois contestados por meio do questionamento socrático, que é um método indutivo usado para evidenciar possíveis distorções cognitivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Eduardo é usuário de cocaína e está em tratamento psicológico de abordagem cognitiva para controle da dependência química. Ele já informou ao psicólogo que há momentos nos quais o desejo pelo uso da droga é percebido como incontrolável e que situações sociais são muito propícias ao consumo da droga porque ele se julga incapaz de conversar com amigos ou de dançar em uma festa sem o consumo.

Julgue os itens que se seguem, referentes a esse caso hipotético.

O desejo incontrolável pelo uso da droga, referido pelo paciente, é resultado de uma excitação física e emocional desencadeada por respostas cognitivas, afetivas e fisiológicas de difícil manejo por parte do usuário e decorrente de fatores como a interrupção no uso da droga e a presença de emoções negativas ou falta de prazer, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a treinamento e desenvolvimento.

Os treinamentos em serviço visam reparar as ineficiências do treinamento formal, na medida em que possibilitam maior interação entre treinando e instrutor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento cognitivo comportamental em grupo para portadores de depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos. Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo psicólogo para esse programa.

Os pacientes terão a oportunidade de opinar sobre a pauta das sessões, de modo que reconheçam um senso de poder e tenham suas prioridades atendidas. Essa prática deverá aumentar a coesão do grupo, que é um fator muito desejado nesse formato terapêutico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mariana, com 42 anos de idade, obesa, com índice de massa corporal de 53 kg/m2, sofre de hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e apneia do sono. Ela relata comer em intervalos irregulares, diversas vezes ao dia, sendo a primeira refeição feita em torno de meio-dia. Levanta-se em torno de 7 h, mas nunca sente fome para tomar café da manhã. Suas preferências alimentares incluem doces cremosos, sorvetes, tortas doces recheadas, refrigerantes regularmente, pizzas, frituras, saladas com molhos grossos à base de maionese, sanduíches enriquecidos com bacon e molhos diversos, carnes e peixes fritos. As refeições principais são fartas, com grande variedade de alimentos e duram, no máximo, de 8 a 10 minutos.

Tendo como base o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

  • A.

    A ingesta rápida nas refeições, como relatada nesse caso, representa um ponto positivo, pois comendo por menos tempo o volume ingerido é menor do que quando o paciente fica mais tempo exposto ao alimento.

  • B.

    A resposta alimentar do grande obeso é desencadeada por processos biológicos e neuroquímicos de intensidade proporcional à quantidade de células gordurosas no organismo, o que torna inviável o controle dessa resposta pela paciente em questão, justificando a cirurgia bariátrica como primeira opção de tratamento nesse caso.

  • C.

    O tratamento psicológico pode ser útil para Mariana, mas será insatisfatório como modalidade única de tratamento, a menos que haja um diagnóstico de compulsão alimentar periódica, que, por si só, já define a psicoterapia como tratamento único de escolha.

  • D.

    O paladar é determinado por variáveis interoceptivas típicas de cada organismo e pelas características sensoriais do alimento, mas também sofre influência de variáveis socioculturais e pode ser aprendido sob controle de reforçadores externos, mesmo no caso de grandes obesos, como Mariana.

  • E.

    As propriedades sensoriais palatáveis de um alimento tornam-se menos prazerosas à medida que a necessidade fisiológica de ingestão diminui. Então, se Mariana ingerir alimentos de baixa caloria até se sentir fisiologicamente saciada, em intervalos curtos e regulares, a busca pelos alimentos preferidos pode deixar de ocorrer.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...