Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A entrevista é considerada o mecanismo mais eficaz de seleção de recursos humanos, visto que, além de fornecer dados detalhados dos candidatos, o que favorece uma análise isenta de subjetividade, pode ser utilizada tanto como procedimento exclusivo quanto como método complementar de seleção.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A utilização dos métodos de seleção permite a comparação do perfil dos diferentes candidatos, com a finalidade de selecionar os potencialmente mais capazes e prever o comportamento dos candidatos no cargo a ser ocupado.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Na escolha dos meios de recrutamento, devem-se considerar dados relativos à natureza do trabalho e à análise da relação custos/benefícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Os mecanismos de desenvolvimento da aprendizagem organizacional, voltados para o desenvolvimento de competências gerenciais, são alicerçados em uma dinâmica de reflexão e ação sobre situações-problema.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Os resultados da aprendizagem organizacional não se reportam à aprendizagem individual.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Por serem orientadas para a transmissão da cultura organizacional, as ações de treinamento favorecem experiências de aprendizagem social de valores.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O custo-hora de treinamento e o índice comparativo de treinamento por indivíduo são exemplos de resultados de treinamento vinculados ao desempenho no cargo e na equipe.
Um digitador foi encaminhado pelo médico do trabalho ao psicólogo de um hospital geral com um histórico de dor continuada e peso na mão e no braço, sinais de depressão e de irritabilidade. O paciente referiu ao psicólogo que tem buscado insistentemente o conforto de amigos e familiares para falar sobre sua dor e sobre a consequente dificuldade para realizar seu trabalho.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Distração, relaxamento e reforçamento de respostas adaptativas à dor são técnicas psicológicas para o tratamento coadjuvante da dor, mesmo quando a medicação é a primeira escolha.
Um motorista de ônibus se envolveu em um acidente, no qual cinco passageiros morreram e outros 15 ficaram feridos, inclusive ele próprio. Foi constatado que o motorista dirigia sob efeito de álcool e isso complicou bastante sua situação profissional e legal. Ele foi encaminhado para avaliação no ambulatório para tratamento de alcoolismo do hospital que o atendeu e, nesse contexto, expressou seu interesse em participar do programa comportamental oferecido para alcoolistas, bem como manifestou seu desejo de abandonar o cigarro, pois fumava duas carteiras por dia.
Acerca desse caso e do uso de álcool e tabaco, julgue os itens que se seguem.
Considerando o modelo transteórico de Prochaska e Di Clemente para mudanças de comportamento em dependentes de substâncias psicoativas, o motorista está no estágio de pré-contemplação.
Com relação ao tratamento da obesidade, julgue os itens de 83 a 90.
Para o tratamento comportamental em grupo de obesidade, em parceria com um nutricionista e um endocrinologista, o psicólogo treina o grupo a identificar gatilhos que desencadeiam a superalimentação e situações de risco para a ingesta inadequada, bem como ensina técnicas de manejo da ansiedade, de modo que todos os participantes possam se beneficiar da resposta dos demais membros às técnicas utilizadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...