Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Durante o tratamento, se Marcela aceitar uma dieta mais adequada às suas necessidades, será importante deixá-la à vontade para fazer as refeições sozinha, se ela assim o desejar, desde que, ao final da refeição, ela apresente o prato vazio ou com um pequeno resto de comida.

  • C. Certo
  • E. Errado

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A atenção aos processos de desenvolvimento adulto possibilitados pelo acesso à educação superior se constitui em um amplo campo de atuação do psicólogo escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.

Entre os recursos técnicos disponíveis para a atuação institucional do psicólogo, incluem a entrevista, o psicodiagnóstico, a psicoterapia, os testes psicológicos, a observação lúdica, a dinâmica de grupos, os grupos operativos e as técnicas corporais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à psicologia aplicada ao trabalho e aos seus processos, julgue os itens subseqüentes.

O processo de recrutamento e seleção atual avalia o ser humano em seu potencial emocional e intelectual, suas habilidades de trabalhar em grupo, de liderança, seu carisma, seu equilíbrio emocional, porém reconhece que são primordiais para a organização a experiência e a capacidade técnica do candidato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Caso a paciente, apresentando a sintomatologia descrita, seja atendida primeiro pelo psicólogo, será necessário que ele faça o diagnóstico antes de decidir encaminhar a paciente para avaliação médica.

  • C. Certo
  • E. Errado

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A atuação do psicólogo escolar na educação superior, por estar se consolidando contemporaneamente, não utiliza as formas de atuação tradicionais, que têm foco prioritário no acompanhamento e atendimento aos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.

A psico-higiene não se ocupa de doenças ou de sua profilaxia, nem se restringe a estratégias técnicas de cura ou de recuperação terapêutica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à psicologia aplicada ao trabalho e aos seus processos, julgue os itens subseqüentes.

O processo de recrutamento interno tem como desvantagem o incentivo à competição entre os trabalhadores, que, na expectativa de uma promoção de cargo e de salário, adotam atitudes hostis no ambiente de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo, com 12 anos de idade, foi abandonado pela mãe quando nasceu e seu avô foi a única pessoa que conheceu como família. Até os oito anos de idade, Paulo dizia querer tornar-se bombeiro quando adulto. Quando seu avô foi assassinado, ele, vendo-se sozinho, começou a roubar para sobreviver, a apresentar comportamento violento e a desrespeitar as leis sociais. Acusado de roubo e tráfico de drogas, foi recolhido a um abrigo para menores infratores. O sonho de ser bombeiro foi, então, abandonado.

Acerca dessa situação hipotética e considerando a concepção da psicanálise relativa à criança e ao adolescente que cometem atos infracionais, julgue os itens de 72 a 76.

Em decorrência de uma estrutura psíquica fragilizada associada à patologia social, Paulo não experimenta um atentado ao narcisismo diante das sanções sociais — diferentemente do que ocorre nos casos em que os filhos vivem a crença imaginária de ser o objeto exclusivo de amor dos pais—, o que provoca a falta de limite ou a ilusão de um narcisismo ilimitado, que, por sua vez, resulta em atos antissociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A educação superior, enquanto contexto de pesquisa e de atuação, é pouco explorada pela psicologia escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...