Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, acerca de motivação e satisfação no trabalho.
A teoria do fluxo, desenvolvida por Csikszentmihalyi, considera a motivação como um estado emocional de curta duração e de alta ativação, caracterizado pela clareza de metas, intensa concentração e percepção de total controle da tarefa que está sendo realizada sendo comum em atividades de criação artística e esportivas.
No que se refere à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Conforme a concepção sócio-histórica de Vygostsky, o desenvolvimento social representa um marco fundamental na história de vida de uma criança. A obtenção do equilíbrio postural e de respostas adaptativas, por exemplo, é entendida como a base de todo o desenvolvimento da linguagem, atuando como organizador de todas as ações da criança e responsável pelo planejamento e realização de tarefas intelectuais do indivíduo.
Com relação à classificação psicodiagnóstica dos quadros psicopatológicos de sujeitos que sofrem dano psíquico ou agressão produzida por um evento sobre seu psiquismo, de forma a provocar perturbação, distúrbio, disfunção ou transtorno que restrinjam sua vida, julgue os itens a seguir. O quadro psicopatológico leve do dano psíquico constitui uma conformação patológica de índole reativa, com comprometimento substancial para as relações sociais e indicação de tratamento psicoterápico permanente.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
As implicações pedagógicas das concepções interacionistas do desenvolvimento humano apontam a importância dada ao condicionamento de comportamentos nas atividades de ensino e a utilização de reforços para os comportamentos esperados dos alunos, como elogios, notas, diplomas e prêmios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência à avaliação de desempenho, julgue os próximos itens.
Os termos critérios objetivos e subjetivos na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao processo de avaliação.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, acerca de motivação e satisfação no trabalho.
O ambiente psicossocial e o estilo gerencial podem agir como variáveis mediadoras do relacionamento entre motivação e desempenho.
No que se refere à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Uma teoria em psicologia do desenvolvimento é uma abstração linguística, um conjunto de afirmações sobre a natureza do desenvolvimento humano. Para que se possa compreender o que é e o que não é uma teoria científica em psicologia do desenvolvimento, primeiro é necessário introduzir o conceito das bases biológicas do comportamento humano.
Com referência aos sintomas inerentes à depressão psicogênica, julgue os itens que se seguem, à luz da concepção da psicopatologia a respeito dos transtornos de humor. As condutas suicidas são muito frequentes na depressão e constituem, quase sempre, pedido de socorro, pouco grave em suas consequências e com valor de manipulação de seu meio, sendo menos preocupantes do que as tentativas suicidas do paciente melancólico, no qual têm caráter definitivo e atroz
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A psicologia, em seu movimento de incorporação dos aspectos social e cultural para a explicação das ações dos homens e para a compreensão do seu desenvolvimento psicológico, aponta a frágil contribuição que a interação social tem no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos adultos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As organizações, cada vez mais, acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para que haja investimento no desenvolvimento e na capacitação dos profissionais. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 115 a 118.
Os treinamentos em serviço visam cobrir as ineficiências do treinamento formal, na medida em que possibilitam maior interação entre aluno e instrutor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...