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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Pedro, com 61 anos de idade, encontra-se em um quadro de depressão severa, desencadeada desde que recebeu a proposta de aposentadoria por parte da empresa em que trabalhou durante 47 anos, devido à reestruturação organizacional pela qual passa no momento. Ele, que, durante 27 anos, foi gerente financeiro, reconhece a situação atual da empresa, mas seu sofrimento com essa perda é intenso, pois ali colocou a razão de seu viver durante todos esses anos, dedicando 14 horas diárias, incansável em seu investimento, mesmo diante das reclamações de sua atenção advindas de sua família. Nunca hesitou em trabalhar nos fins de semana quando era solicitado ou se ele próprio julgasse necessário. Sempre exercendo com gosto sua função, respeitando, e fazendo respeitar aos seus subordinados, as regras e os padrões de conduta que via a empresa aplicar, visando eliminar as imprevisibilidades de comportamento, mesmo sentindo, às vezes, certa frustração quando queria inovar dentro de sua função. Mas superava tudo com a admiração e o apreço que tinha pela empresa e pelos atos que julgava heróicos por parte de seus fundadores. Para ele, a empresa era sua fortaleza, livre de fragilidades ou incoerências, era sua religião, na qual se sentia reconhecido como membro efetivo do fiel grupo organizacional. Identificado de maneira completa, ali sabia qual era o seu valor, sempre obediente às determinações vindas da estrutura institucional. Por mais que alguns traços da cultura organizacional não lhe agradassem, Pedro tinha uma relação de amor com a empresa, para ele virtuosa e merecedora de todos os seus esforços.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 81 a 86, acerca da estrutura e dinâmica organizacional.
Cabe à área de recursos humanos interferir no desenvolvimento do processo de uniformidade dos comportamentos, julgando o espontâneo ou o imprevisto como problema, o que pode restringir a criatividade, de que se ressente Pedro.
Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do psicólogo escolar.
A atuação do psicólogo escolar nas escolas das periferias deve se concentrar no trabalho com os alunos-problema.
Maria, juntamente com seu marido, procura um psicólogo para solicitar ajuda para o filho adolescente de 16 anos de idade, com quem diz, de forma angustiada, não saber mais o que fazer. Após várias tantas tentativas de aproximação, ele encontra-se oscilando entre atitudes de indiferença e atitudes de muita agressividade, tomado pelo ódio de si e de todos, indisposto a falar com quem quer que seja. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de intervenções psicoterápicas.
Privar-se do contato com os pais inclui o risco de que estes se sintam estimulados a agir, retirando o filho do tratamento, por exemplo.
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A respeito da motivação e satisfação no trabalho, julgue os itens que se seguem.
Os fenômenos de motivação, satisfação e comprometimento podem ser considerados antecedentes de desempenho no trabalho.
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Pedro, com 61 anos de idade, encontra-se em um quadro de depressão severa, desencadeada desde que recebeu a proposta de aposentadoria por parte da empresa em que trabalhou durante 47 anos, devido à reestruturação organizacional pela qual passa no momento. Ele, que, durante 27 anos, foi gerente financeiro, reconhece a situação atual da empresa, mas seu sofrimento com essa perda é intenso, pois ali colocou a razão de seu viver durante todos esses anos, dedicando 14 horas diárias, incansável em seu investimento, mesmo diante das reclamações de sua atenção advindas de sua família. Nunca hesitou em trabalhar nos fins de semana quando era solicitado ou se ele próprio julgasse necessário. Sempre exercendo com gosto sua função, respeitando, e fazendo respeitar aos seus subordinados, as regras e os padrões de conduta que via a empresa aplicar, visando eliminar as imprevisibilidades de comportamento, mesmo sentindo, às vezes, certa frustração quando queria inovar dentro de sua função. Mas superava tudo com a admiração e o apreço que tinha pela empresa e pelos atos que julgava heróicos por parte de seus fundadores. Para ele, a empresa era sua fortaleza, livre de fragilidades ou incoerências, era sua religião, na qual se sentia reconhecido como membro efetivo do fiel grupo organizacional. Identificado de maneira completa, ali sabia qual era o seu valor, sempre obediente às determinações vindas da estrutura institucional. Por mais que alguns traços da cultura organizacional não lhe agradassem, Pedro tinha uma relação de amor com a empresa, para ele virtuosa e merecedora de todos os seus esforços.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 81 a 86, acerca da estrutura e dinâmica organizacional.
Na parceria entre empregado e empregador para firmar entre si um vínculo mais forte, o sistema gerencial presente nas empresas atuais exerce domínio sobre o empregado, mas não sem que este dê sua permissão, como no caso de Pedro.
Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do psicólogo escolar.
Segundo Patto, os problemas apresentados pelo aprendiz são construídos no cotidiano da sala de aula. Dessa forma, a atuação do psicólogo escolar deve focalizar o cotidiano escolar para que esses problemas possam ser resolvidos.
Maria, juntamente com seu marido, procura um psicólogo para solicitar ajuda para o filho adolescente de 16 anos de idade, com quem diz, de forma angustiada, não saber mais o que fazer. Após várias tantas tentativas de aproximação, ele encontra-se oscilando entre atitudes de indiferença e atitudes de muita agressividade, tomado pelo ódio de si e de todos, indisposto a falar com quem quer que seja. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de intervenções psicoterápicas.
As entrevistas com os pais de adolescentes em dificuldade psicológica são momentos em que se confirmam fantasias acerca do tratamento, gerando pedidos de ajuda, da parte dos pais, para si próprios.
Acerca dos sintomas característicos da Síndrome de Burnout, julgue os itens seguintes.
Humor depressivo com total apatia e nenhuma irritabilidade, sentimento de frustração, diminuição do senso de responsabilidade são sintomas característicos da síndrome de Burnout.
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A respeito da motivação e satisfação no trabalho, julgue os itens que se seguem.
As teorias motivacionais de conteúdo explicam a motivação humana a partir da satisfação das necessidades.
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Pedro, com 61 anos de idade, encontra-se em um quadro de depressão severa, desencadeada desde que recebeu a proposta de aposentadoria por parte da empresa em que trabalhou durante 47 anos, devido à reestruturação organizacional pela qual passa no momento. Ele, que, durante 27 anos, foi gerente financeiro, reconhece a situação atual da empresa, mas seu sofrimento com essa perda é intenso, pois ali colocou a razão de seu viver durante todos esses anos, dedicando 14 horas diárias, incansável em seu investimento, mesmo diante das reclamações de sua atenção advindas de sua família. Nunca hesitou em trabalhar nos fins de semana quando era solicitado ou se ele próprio julgasse necessário. Sempre exercendo com gosto sua função, respeitando, e fazendo respeitar aos seus subordinados, as regras e os padrões de conduta que via a empresa aplicar, visando eliminar as imprevisibilidades de comportamento, mesmo sentindo, às vezes, certa frustração quando queria inovar dentro de sua função. Mas superava tudo com a admiração e o apreço que tinha pela empresa e pelos atos que julgava heróicos por parte de seus fundadores. Para ele, a empresa era sua fortaleza, livre de fragilidades ou incoerências, era sua religião, na qual se sentia reconhecido como membro efetivo do fiel grupo organizacional. Identificado de maneira completa, ali sabia qual era o seu valor, sempre obediente às determinações vindas da estrutura institucional. Por mais que alguns traços da cultura organizacional não lhe agradassem, Pedro tinha uma relação de amor com a empresa, para ele virtuosa e merecedora de todos os seus esforços.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 81 a 86, acerca da estrutura e dinâmica organizacional.
As novas modalidades gerenciais, valendo-se das técnicas que capturam os desejos e as angústias do sujeito, para colocá-los a serviço da empresa, mobilizam o sujeito para os objetivos de produção, aos quais se submete de forma livremente consentida, como fez Pedro.
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