Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a recrutamento e a seleção de pessoal, julgue os itens subseqüentes.
A análise dos requisitos essenciais e desejáveis para os cargos em uma organização e a definição do perfil profissiográfico podem ser consideradas etapas preliminares à realização do recrutamento e seleção.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Identificar e reconhecer as próprias emoções são primordiais para que o servidor consiga reconhecer as emoções das outras pessoas, colocar-se no lugar delas e, assim, apresentar um comportamento efetivo para resolver as diferentes situações.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os discursos organizacionais modulam o comportamento do sujeito de forma a adaptá-lo à aspiração da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Com o discurso do superexecutivo de sucesso, a empresa valoriza a forte carga de sofrimento inerente ao trabalho e à vida na empresa, prometendo o sucesso, reconhecendo o sujeito como um super-herói que busca a produtividade e o alto desempenho.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
De acordo com Mitjáns, a função de facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas, configura-se como uma das funções tradicionais dos psicólogos escolares.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico é um procedimento científico que faz uso, necessariamente, de testes psicológicos, diferentemente da avaliação psicológica, na qual se pode prescindir de testes.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da motivação e satisfação no trabalho, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as teorias motivacionais, uma necessidade satisfeita não é motivadora de comportamento. Apenas as necessidades não satisfeitas influenciam o comportamento.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Pedro, com 61 anos de idade, encontra-se em um quadro de depressão severa, desencadeada desde que recebeu a proposta de aposentadoria por parte da empresa em que trabalhou durante 47 anos, devido à reestruturação organizacional pela qual passa no momento. Ele, que, durante 27 anos, foi gerente financeiro, reconhece a situação atual da empresa, mas seu sofrimento com essa perda é intenso, pois ali colocou a razão de seu viver durante todos esses anos, dedicando 14 horas diárias, incansável em seu investimento, mesmo diante das reclamações de sua atenção advindas de sua família. Nunca hesitou em trabalhar nos fins de semana quando era solicitado ou se ele próprio julgasse necessário. Sempre exercendo com gosto sua função, respeitando, e fazendo respeitar aos seus subordinados, as regras e os padrões de conduta que via a empresa aplicar, visando eliminar as imprevisibilidades de comportamento, mesmo sentindo, às vezes, certa frustração quando queria inovar dentro de sua função. Mas superava tudo com a admiração e o apreço que tinha pela empresa e pelos atos que julgava heróicos por parte de seus fundadores. Para ele, a empresa era sua fortaleza, livre de fragilidades ou incoerências, era sua religião, na qual se sentia reconhecido como membro efetivo do fiel grupo organizacional. Identificado de maneira completa, ali sabia qual era o seu valor, sempre obediente às determinações vindas da estrutura institucional. Por mais que alguns traços da cultura organizacional não lhe agradassem, Pedro tinha uma relação de amor com a empresa, para ele virtuosa e merecedora de todos os seus esforços.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 81 a 86, acerca da estrutura e dinâmica organizacional.
As empresas buscam, pelo manejo dos mecanismos psíquicos, exercer o controle do ser humano, como ser social, para impedir o sujeito de perceber o que lhe acontece, ou para torná-lo satisfeito em sua submissão, como Pedro em sua "religião empresa".
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
As ações do psicólogo escolar devem se orientar na compreensão da aprendizagem como um processo singularizado da subjetividade humana e do espaço escolar como um sistema social e complexo.
Maria, juntamente com seu marido, procura um psicólogo para solicitar ajuda para o filho adolescente de 16 anos de idade, com quem diz, de forma angustiada, não saber mais o que fazer. Após várias tantas tentativas de aproximação, ele encontra-se oscilando entre atitudes de indiferença e atitudes de muita agressividade, tomado pelo ódio de si e de todos, indisposto a falar com quem quer que seja. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de intervenções psicoterápicas.
A agressividade excessiva denuncia uma revolta diante das perdas sofridas pelo adolescente, como o papel e o corpo de criança, além dos pais da infância.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da motivação e satisfação no trabalho, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o princípio da reciprocidade, existe a noção de débito no receptor, o que leva o doador a desenvolver expectativas de retribuição por parte do receptor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...