Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere à psicologia aplicada ao trabalho e aos seus processos, julgue os itens subseqüentes.
O treinamento visa à aprendizagem de respostas adequadas a situações específicas, bem como à extinção de respostas indesejadas nessas situações. Para eliminar as despesas com treinamento, é recomendado que às organizações contratem pessoas já habilitadas ou eficientes para o cargo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A gerência de produção e montagem da empresa X solicitou ao setor de recursos humanos (SRH) o provimento de uma vaga de supervisor técnico para coordenar o trabalho dos montadores da área de produção. O SRH decidiu prover a vaga com um dos técnicos do referido setor que acabou de ser contratado após recente aprovação em processo seletivo.
Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que o tipo de recrutamento realizado para o provimento da vaga é o
externo.
misto.
aplicado.
interno com promoção
Concepções são formas de compreender os homens e o mundo. Julgue os itens que se seguem, acerca das concepções de desenvolvimento.
A contextualização e a transformação dos conteúdos escolares em interações culturais e sociais que acontecem na sala de aula são exemplos de implicações pedagógicas advindas da concepção interacionista.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções e premissas da teoria da motivação humana, segundo a abordagem da psicologia organizacional, assinale a opção correta.
O homem é motivado por incentivos econômicos.
O homem é um agente passivo que precisa ser administrado, motivado e controlado pela organização.
Os objetivos individuais em geral se opõem aos objetivos da organização, impondo-se, pois, um controle mais rígido.
As pessoas têm motivação básica, potencial e padrões de comportamento adequados e capacitados para assumir plenas responsabilidades.
Concepções são formas de compreender os homens e o mundo. Julgue os itens que se seguem, acerca das concepções de desenvolvimento.
A concepção ambientalista privilegia as características individuais, pois o conhecimento dessas características é importante na determinação da influência do ambiente sobre o sujeito.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção em que a atividade da psicologia do trabalho e suas especificidades estão corretamente relacionadas.
Seleção de pessoal – elaboração de perfil profissiográfico, de análise de tarefa, de análise e descrição de função, aplicação de testes e técnicas psicológicas, elaboração e aplicação de provas situacionais, emprego de dinâmica de grupos, pesquisa da cultura organizacional, análise de potencial dos empregados, validação de instrumento de seleção.
Treinamento de pessoal – realização de levantamento de necessidades de treinamento, de estudos sobre saúde no trabalho, de avaliação de reação, de conteúdos e de serviço, capacitação psicopedagógica de instrutores, programas de preparação para aposentadoria, estabelecimento de critérios de seleção para participação em cursos.
Avaliação de desempenho – escolha de tecnologia de elaboração do programa, implementação de programas de avaliação de desempenho nas organizações, coordenação de realização periódica do programa, análise de resultados específicos para programas afins, como treinamento, desenvolvimento de RH, elaboração de propostas de mudança organizacional baseada nos resultados do programa de avaliação de desempenho.
Plano de cargos e salários – realização de análise organizacional, descrição e especificação de cargos, realização de análise de cargos, implantação de plano de cargos e salários em equipe multidisciplinar, avaliação periódica do plano implantado, intervenção junto aos empregados, mediante palestras e outros meios de comunicação, para a implantação do plano, realização e análise de entrevistas de desligamento, elaboração e gestão de programas de incentivos.
Concepções são formas de compreender os homens e o mundo. Julgue os itens que se seguem, acerca das concepções de desenvolvimento.
A concepção inatista do desenvolvimento humano tem influenciado a prática pedagógica, corroborando as formas de estruturação do ensino em etapas progressivas, que corresponderiam aos processos de maturação do sujeito.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Há um mês, Pedro, de 35 anos de idade, recebeu o diagnóstico de câncer no cérebro, cujo prognóstico vislumbra poucos meses de vida. De imediato, sua preocupação era se conseguiria conciliar o tratamento com o trabalho, recusando terminantemente a proposta do médico para afastar-se temporariamente desta atividade, que representa sua ligação com a vida. No trabalho, fez um acordo com seu chefe de se ausentar apenas nos dias da quimioterapia, uma vez a cada quinze dias. Após três meses de tratamento, Pedro se apresentava fisicamente debilitado, com sintomas de desequilíbrio físico, sofrendo repetidas quedas ao tentar se levantar sozinho, mas continuava a ir trabalhar. Os colegas percebiam a dificuldade de Pedro em realizar suas tarefas, a falta de concentração e de organização, mas ficavam apreensivos de lhe pedir que se afastasse do trabalho com receio de induzi-lo a um quadro depressivo.
Acerca da intervenção do psicólogo organizacional nessa situação de doença terminal no âmbito do trabalho, assinale a opção correta.
O psicólogo deve interpretar a negação de Pedro em relação a sua incapacidade para o trabalho como patológica, acarretando prejuízos para a empresa, e deve comunicar à família seu afastamento de forma compulsória, caso ele se recuse a entrar em licença.
O psicólogo, informado das dificuldades enfrentadas pelo paciente e também da importância que ele dá ao seu trabalho, visando proporcionar a ele algumas ilusões positivas, deverá propor um afastamento temporário, apenas o suficiente para que se restabeleça dos sintomas que o tornam inoperante para o trabalho.
O psicólogo deverá convocar a família de Pedro para avaliar o impacto da situação vivida por todos diante da doença terminal, e propor que juntos tentem convencer Pedro a afastar-se do trabalho tendo em vista sua falta de condições físicas.
O psicólogo deve considerar que estando em estágio avançado da doença, Pedro pode beneficiar-se, juntamente com sua família, de um acompanhamento psicológico com foco na qualidade de vida. Nesse processo, é importante que a família possa aconselhá-lo até que sejam definidas outras metas alcançáveis, levando em consideração as limitações atuais, e ele decida afastar-se do trabalho.
Julgue os itens subseqüentes quanto ao tipo de abordagem em que se enquadra a psico-oncologia.
Psico-oncologia trata-se de transdisciplinaridade.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Na opinião de pais e professores, a progressão continuada constitui solução eficaz para o fracasso escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...