Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Carla, com 25 anos de idade, vem apresentando, desde o início de sua adolescência, um transtorno psíquico caracterizado pelo consumo de grande quantidade de alimentos em um período limitado de tempo, de forma descontrolada. Comportamento que vem associado a vômitos auto-induzidos, presença de exercícios excessivos, consumo abusivo de laxativos, diuréticos e moderadores de apetite, tudo isso motivado por sua preocupação excessiva com a forma e a imagem corporal.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca do diagnóstico do transtorno psíquico descrito e das técnicas psicoterápicas indicadas ao tratamento do mesmo.
A situação em apreço corresponde a um transtorno de bulimia nervosa, para o qual a TCC grupal pode ser uma alternativa mais prática, sabendo-se que deverá ser feita com maior freqüência de sessões para obter o mesmo resultado de uma TCC individual e que a presença de transtornos de personalidade com atuações (acting-out) pode gerar atrito entre os participantes do grupo.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
A violência e o uso de drogas constituem problemas de responsabilidade exclusiva de coordenadores e diretores de escolas.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
A afetividade, para Piaget, é uma fonte energética que acelera ou atrasa o desenvolvimento intelectual e que modifica estruturas mentais.
Carla, com 25 anos de idade, vem apresentando, desde o início de sua adolescência, um transtorno psíquico caracterizado pelo consumo de grande quantidade de alimentos em um período limitado de tempo, de forma descontrolada. Comportamento que vem associado a vômitos auto-induzidos, presença de exercícios excessivos, consumo abusivo de laxativos, diuréticos e moderadores de apetite, tudo isso motivado por sua preocupação excessiva com a forma e a imagem corporal.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca do diagnóstico do transtorno psíquico descrito e das técnicas psicoterápicas indicadas ao tratamento do mesmo.
A situação descrita corresponde a um transtorno de anorexia nervosa, para o qual é indicada a terapia interpessoal, cujo enfoque se dá não diretamente nos sintomas, e sim nas deficiências das relações interpessoais do sujeito, lidando com afetos como depressão, ansiedade, solidão.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Para que a evasão deixe de ser um agente causador do fracasso escolar, é suficiente que o professor elabore ações de integração com as famílias dos alunos.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Para Wallon, uma das características do pensamento sincrético é a de que a qualidade é percebida como atributo exclusivo da coisa à qual se liga.
Carla, com 25 anos de idade, vem apresentando, desde o início de sua adolescência, um transtorno psíquico caracterizado pelo consumo de grande quantidade de alimentos em um período limitado de tempo, de forma descontrolada. Comportamento que vem associado a vômitos auto-induzidos, presença de exercícios excessivos, consumo abusivo de laxativos, diuréticos e moderadores de apetite, tudo isso motivado por sua preocupação excessiva com a forma e a imagem corporal.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca do diagnóstico do transtorno psíquico descrito e das técnicas psicoterápicas indicadas ao tratamento do mesmo.
Carla apresenta transtorno de bulimia nervosa, para o qual a terapia cognitivo-comportamental (TCC) propõe o uso de técnicas como a reestruturação cognitiva e o uso de medidas de autocontrole para estabelecer um padrão regular de alimentação, que tem ação rápida, atingindo seus efeitos em algumas semanas de tratamento.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Na visão dos pais, a falta de interesse dos filhos em estudar é uma das principais causas de evasão e repetência escolar.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
O indivíduo pode pensar de modo lógico e correto mesmo com um conteúdo de pensamento incompatível com o real. Pode trabalhar com hipóteses que, a princípio, não são falsas ou verdadeiras, são apenas possíveis. Essa é uma característica do pensamento no estágio das operações concretas de Piaget.
Lucas foi afastado do trabalho, pois vem manifestando muita dificuldade de cumprir seu horário de trabalho, referindo estar muito incomodado com as pessoas na rua e também com os colegas no trabalho, julgando que estão sempre falando mal ou rindo dele. Na rua, quando percebe, isso, esbarra de propósito nas pessoas para despistar sua raiva e depois pede desculpas para que elas não revidem. Refere que está muito difícil viver assim com todos tomando conta da sua vida e que, mesmo quando está em casa, escuta as pessoas na rua falando a seu respeito.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir quanto ao diagnóstico psicopatológico.
O caso de Lucas mostra um transtorno delirante do tipo paranóico, caracterizado pelo tema da perseguição, onde as pessoas o vêem com maus olhos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...