Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.
O psicólogo deve orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e guardar confidencialidade irrestrita dos documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, acerca da velhice e do envelhecimento.
Embora os cuidados com o idoso dependente, quando dispensados pelos filhos sejam, em geral, compulsórios, o asilamento é visto geralmente de forma negativa tanto pelo idoso quanto pela família.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O profissional que atua como psicólogo institucional dentro da escola deverá buscar uma intervenção que auxilie no processo de tomada de consciência por parte de Tiago, Gabriela e Marcelo sobre si mesmos nas relações que vêm estabelecendo com os professores e com a escola em geral.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O psicólogo clínico que atua na escola terá de avaliar a escola como um todo, buscando identificar todos os aspectos que concorreram negativamente para a aprendizagem desses alunos.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Para Freud, o indivíduo que atinge a fase genital atingiu o pleno desenvolvimento do adulto normal. As adaptações biológicas e psicológicas foram realizadas, ele aprendeu a amar e a competir, discriminou seu papel sexual e agora está pleno para desenvolver seu intelecto de forma saudável.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O psicólogo institucional que atua na escola deve realizar, em uma primeira etapa do diagnóstico da situação apresentada por Tiago, Gabriela e Marcelo, a avaliação individual dos diferentes professores que expulsaram de sala de aula os referidos alunos, investigando eventual abuso de autoridade por parte dos professores.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.Como psicólogo clínico, o profissional do serviço de psicologia da escola deverá atender os alunos a ele encaminhados para avaliação individual, já prevenido sobre a questão do conflito da adolescência com a autoridade.
Os procedimentos adequados para o tratamento psicológico de base comportamental cognitiva para o transtorno da ansiedade generalizada não incluem o(a)
treinamento para remoção de cada evento preocupante.
encaminhamento ao psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação.
Acerca dos cuidados e das características específicas da intervenção em grupos para a promoção da saúde mental, assinale a opção incorreta.
Para que uma proposta seja bem-sucedida, as características da clientela, incluindo seus problemas, modos de enfrentamento, estilos de vida, crenças, valores e necessidades, devem ser conhecidas antes que o programa seja desenvolvido e que os procedimentos sejam escolhidos.
Os procedimentos grupais se beneficiam de uma organização homogênea, como grupo de adolescentes em situação de risco, grupo de pais com dificuldades para lidar com seus filhos e grupo de mulheres no climatério.
Quando de caráter informativo, os grupos dotam os participantes de recursos para fazer escolhas e tomar decisões sobre aspectos da vida e da saúde, incluindo noções em saúde mental, desenvolvimento da criança e do adolescente, redução de danos no uso de álcool e outras drogas e remoção de crenças disfuncionais sobre o tratamento em saúde mental.
Os grupos informativos podem utilizar jogos, dinâmicas e material pedagógico para abordar os diferentes temas propostos, como o corpo humano que sente prazer, se reproduz, adoece e precisa de cuidados; os métodos contraceptivos; e as diferentes opções sexuais.
A sexualidade entre jovens é tema de relevância para o trabalho preventivo, cuja implantação depende do acordo explícito da rede de ensino local e das famílias da comunidade.
Um psicólogo iniciou um trabalho de prevenção primária do uso de substâncias psicoativas destinado a crianças e jovens de 10 a 15 anos. Como parte do programa, crianças e jovens eram estimulados a adotar comportamentos de saúde por meio do envolvimento em diferentes modalidades esportivas.
Assinale a opção correta acerca dos objetivos e dos procedimentos possíveis para o projeto referido na situação hipotética acima.
O projeto visa à redução das seqüelas deixadas pelo uso de substâncias ilícitas.
É importante desenvolver a percepção de vulnerabilidade pessoal dos jovens.
O estímulo às práticas esportivas é um reforçador negativo para participantes obesos.
O estímulo às práticas esportivas é procedimento de prevenção secundária e não, de prevenção primária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...