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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Segundo a Organização Mundial de Saúde, os distúrbios de saúde ou doenças relacionados ao trabalho dividem-se em duas categorias: doença profissional e doença do trabalho ou relacionada ao trabalho. Acerca dessas categorias, assinale a opção correta.
As doenças profissionais correspondem a doenças inerentes às atividades laborais, que, ao exporem necessariamente o profissional aos agentes causadores, tornam-se inevitáveis. Nem mesmo as medidas de controle adotadas pela organização são eficazes para evitá-las.
As doenças do trabalho são totalmente causadas por condições de trabalho adversas, que são agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições nos locais de trabalho.
Entre as doenças do trabalho ou relacionadas ao trabalho, são enquadrados distúrbios nos quais não se identifica apenas um agente causal, mas vários, entre os quais os laborais.
O reconhecimento de determinados distúrbios de saúde que se relacionam ao trabalho, como a LER, não difere de outras doenças, todas dependem de negociações entre setores sociais e a legislação de cada país. Em todos os distúrbios, o conhecimento científico está atrelado à interferência social.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O trabalho como regulador social é fundamental para a subjetividade humana, e essa condição mantém a vida do sujeito. Acerca das situações que podem ocorrer quando a produtividade exclui o sujeito, assinale a opção correta.
Uma alta exigência de qualificação, com maiores habilidades, mais ágil e eficaz, vem-se tornando um desafio que contribui para a qualidade de vida do homem no trabalho, o qual, ao ambicionar galgar postos de poder e de liderança, fortalece-se e sente-se valorizado nessa busca constante.
Para um pessoa, a perda do trabalho pode criar doenças psíquicas específicas, como os surtos psicóticos e a formação das neuroses. Essas são aspectos cada vez mais abordados, por envolverem a psicodinâmica do trabalho, tornando-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com a saúde das pessoas no trabalho.
A ameaça de perder seu trabalho causa a sensação de inutilidade, acompanhada de progressiva deterioração identitária, fazendo que as pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a força de trabalho de que dispõem pode ser dispensada a qualquer momento, mas isso motiva a pessoa a manter-se no trabalho, que se a única forma de sobrevivência para muitos.
Manter-se em seu trabalho sem nenhuma realização, associado ao defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas.
À luz dos ensinamentos da vitimologia, a atenção às pessoas em unidades socioeducativas parte de alguns pressupostos e ensinamentos específicos. Julgue os itens seguintes de acordo com os princípios da vitimologia.
Devem ser descritas as características pessoais da vítima que confirmem sua responsabilidade no processo de agressão.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.
Nos casos de homicídio e de abuso sexual de crianças praticados por adolescentes, é permitida a aplicação de medidas restritivas da liberdade ao agressor, como previsto pelo SINASE.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os erros de avaliação de desempenho mais comuns são resultantes de julgamentos e observações equivocadas e podem ser identificados quando se observam discrepâncias entre o desempenho real do avaliado e o julgamento feito pelo avaliador. Nesse sentido, para que não ocorram desmotivação, queda dos níveis de produtividade e ainda o fracasso do modelo de avaliação de desempenho, deve-se evitar
olhar o todo, pois uma impressão geral favorável sobre o desempenho de um fator pode resultar em pontuações positivas em todos os fatores.
ser complacente, pois isso pode gerar uma desconsideração pelas diferenças existentes entre os avaliados quanto aos padrões de desempenho.
retratar fielmente o empregado, pois é desnecessário identificar as diferenças sutis de desempenho expressas no dia-a-dia de cada avaliado.
avaliar pelas ações mais antigas e valorizar as mais recentes, que são mais representativas do comportamento do empregado ao longo do período de avaliação.
À luz dos ensinamentos da vitimologia, a atenção às pessoas em unidades socioeducativas parte de alguns pressupostos e ensinamentos específicos. Julgue os itens seguintes de acordo com os princípios da vitimologia.
Assistência é oferecida à pessoa que foi sujeita a qualquer tipo de crime e a toda sua família.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Uma das vantagens da abordagem sistêmica das organizações é que ela permite uma análise mais abrangente da complexidade das organizações e da administração de seus recursos, pois possibilita a visualização não só dos fatores ambientais internos e externos como do todo integrado.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O enfoque sistêmico para intervenção junto a jovens em conflito com a lei prevê o tratamento individual do jovem antes de sua reinserção no seio familiar, por considerar que esse jovem seja provavelmente a maior causa dos problemas familiares.
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A empresa X&Z solicitou um programa de treinamento de habilidades sociais (THS) para seus empregados, visando eliminar dificuldades específicas como: falar em público, coordenar grupos, desenvolver solidariedade e lidar com críticas. No trabalho com vivências grupais para suprir esses déficits e maximizar essas habilidades sociais, cada uma exige um foco específico. Assinale a opção que relaciona, respectivamente, o foco da vivência e as dificuldades a serem eliminadas por solicitação da empresa X&Z.
Iniciar e manter conversação; opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; expressar empatia.
Resolver problemas e tomar decisões; exercitar a automonitoria; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação.
Fazer e recusar pedidos; expressar empatia; identificar diferentes reações; expressar raiva e pedir mudança de comportamento.
Opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação; expressar empatia.
À luz dos ensinamentos da vitimologia, a atenção às pessoas em unidades socioeducativas parte de alguns pressupostos e ensinamentos específicos. Julgue os itens seguintes de acordo com os princípios da vitimologia.
Os focos de intervenção são as ações reparatórias de assistência à vítima e a punição ao agressor.
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