Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas organizações, julgue os itens subsequentes. Avaliar o desempenho implica em analisar complementarmente o perfil comportamental do empregado, de modo a identificar como as características pessoais influenciam ou não no desempenho do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas organizações, julgue os itens subsequentes. Se o psicólogo estabelece padrões que se relacionam diretamente aos objetivos estratégicos da organização, ele está contribuindo para um processo de avaliação de desempenho mais eficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos modelos orientados para medir os efeitos e TD&E, assinale a opção correta.

  • A. Entre os modelos orientados para resultados, insumos e ambientes de TD&E, o modelo brasileiro que se diferencia e tem reconhecimento em organizações estrangeiras é o CIRO-CIPP, desenvolvido por Pilati.
  • B. Embora tenha ampliado vastamente os modelos CIRO e CIPP, o modelo MAIS, de Borges-Andrade, desconsiderou elementos associados ao ambiente, insumos, processos, procedimentos e resultados de maneira articulada e somativa.
  • C. Os modelos de Kirkpatrick e Hamblin apontam o nível de avaliação de reações como o mais intencional e planejado. Os efeitos advindos nesse nível permitem redirecionamento nas ações dos cargos de aprendizes.
  • D. O modelo de Philips se diferencia do de Kirkpatrick no nível de resultados, pois amplia a compreensão do que seriam os efeitos nesse nível, sendo o impacto no negócio e retorno sobre os investimentos considerados efeitos essenciais.
  • E. No modelo de Hamblin, o nível de comportamento no cargo é essencial, pois permite a coleta de informações após o encerramento do curso, em um período entre dois dias e quatro semanas, e prioriza identificar os efeitos reais na organização e seus resultados.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes. Na hipótese de um psicólogo determinar os resultados que espera serem atingidos em um programa de treinamento, é correto afirmar que os objetivos instrucionais foram estabelecidos para a ação de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, referente à violência e a atos violentos.

  • A. São dispensáveis ações interdisciplinares para a abordagem da violência desde que ocorram intervenções focais na promoção da saúde.
  • B. Caracterizam-se como violência física somente os danos e as lesões internas ou externas causados ao corpo de quem é objeto do dano.
  • C. Os atos violentos praticados por indivíduos que tenham laços de afinidade e(ou) afetividade com a vítima não configuram violência intrafamiliar.
  • D. Para que um ato seja considerado violento, é necessário avaliar o dano causado, o uso da força, a intencionalidade do indivíduo no momento do ato e a violação à livre espontaneidade de quem é objeto do dano.
  • E. A violência é um problema cultural.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes. Ao analisar tarefas e identificar o ambiente, as estratégias e os recursos para se determinar onde, quem e o que precisa ser treinado nas organizações, o psicólogo realiza levantamento de necessidades de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta relativamente à dor.

  • A. Os fatores culturais são irrelevantes para a compreensão da experiência dolorosa.
  • B. Na avaliação da experiência dolorosa, a queixa álgica sobrepõe-se às qualidades afetivas referentes à sintomatologia dolorosa.
  • C. Os aspectos do inter-relacionamento familiar do indivíduo precisam ser desconsiderados na avaliação da experiência dolorosa e na escolha das possíveis adequações terapêuticas.
  • D. A compreensão da duração, da intensidade e do padrão de instalação da dor constitui procedimento suficiente para a avaliação da experiência dolorosa.
  • E. Deve-se ter cautela e critério para selecionar o método e os instrumentos de avaliação do fenômeno álgico, haja vista sua natureza complexa e subjetiva.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes. É correto afirmar que, ao longo do tempo, os rendimentos e a lucratividade geral de uma organização estão positivamente relacionados aos treinamentos que ela proporciona aos seus empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos tratamentos de transtornos alimentares e da obesidade, assinale a opção correta.

  • A. O acompanhamento terapêutico como recurso para tratamento dos transtornos alimentares demonstra menor eficiência que a hospitalização.
  • B. Grupos psicoeducacionais não são considerados uma modalidade de tratamento e(ou) de intervenção nos casos de obesidade e bulimia.
  • C. No tratamento de transtornos alimentares em adolescentes, o envolvimento dos pais deles pode ser prejudicial, já que, frequentemente, as relações entre pais e filhos tornam-se conflituosas durante a adolescência.
  • D. De acordo com a concepção multidisciplinar, os membros da equipe responsável por um paciente com transtorno alimentar precisam compartilhar das mesmas concepções teóricas e filosóficas a respeito do paciente e da doença.
  • E. Alterações de humor, condutas autodestrutivas de tipo aditivo e restrições nos interesses e nos investimentos relacionais são alguns fatores que podem agravar um quadro de anorexia ou de bulimia.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes. A execução de treinamentos pautada em princípios de aprendizagem como modelagem e estabelecimento de metas, organiza e direciona as ações de treinamento por meio da quantidade de tempo destinada à prática para assimilação de conhecimentos, habilidades e atitudes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...