Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
O recrutamento interno sempre é mais vantajoso do que o externo porque motiva os empregados para reciclagem constante.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Gláucia Diniz, em seu artigo Condição feminina: fator de risco para a saúde mental? (1999), enfatiza a diferenciação entre os termos sexo e gênero e suas implicações para a compreensão de questões fundamentais relacionadas à mulher e à sua inserção social. Afirma que, ao se examinarem as diferenças entre homens e mulheres com base na condição feminina (a questão de gênero: ser mulher), pode-se ampliar a compreensão sobre fatores que afetam diferencialmente a saúde mental da mulher. O termo gênero é usado para evidenciar que as características, os traços, os comportamentos e os papéis de homens e mulheres não são produtos biológicos naturais. Tudo isso resultaria de atribuição cultural feita a um e ao outro sexo. Gênero estabeleceria padrões de expectativas para as pessoas, ordenaria os processos sociais cotidianos e seria inerente às organizações e às estruturas da sociedade, como a economia, a política, a ideologia e a família. Nessa concepção, gênero é aprendido, transmitido de geração a geração e assimilado por instituições sociais; desse aprendizado resultariam estilos, orientações e experiências distintas do mundo para homens e mulheres. Diniz afirma que as funções reprodutivas das mulheres colocaram-nas em situação de risco, ao longo da história da humanidade. O ciclo reprodutivo (da menarca à menopausa) foi mistificado, por meio de rituais, tabus, estereótipos e medicalização. Estudos epidemiológicos em saúde mental mostram que ansiedade e outros transtornos emocionais são mais freqüentemente diagnosticados em mulheres adolescentes. A puberdade seria especialmente estressante para as meninas, pois as mudanças corporais e a sexualidade poderiam ser percebidas como associadas a riscos maiores de agressão, abuso sexual ou gravidez. Além disso, meninas estariam mais sujeitas a práticas discriminatórias de controle de comportamento culturalmente estabelecidas, sofrendo mais do que os meninos as pressões para a preser
Diniz apresenta um conceito com base no qual é possível romper com a noção do sujeito genérico homem.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos aspectos éticos para o exercício da psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens subseqüentes.
O psicólogo organizacional deve praticar o rigoroso respeito aos valores da pessoa humana, mas pode e deve realizar ações que enfatizem o aumento ilimitado da produtividade.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Durante a puberdade, meninos e meninas observam grandes transformações em seus corpos, que são fonte de satisfação, expectativa, medo e dúvidas. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Características sexuais secundárias, como o desenvolvimento dos ovários e a produção de óvulos, são as primeiras mudanças do período pré-puberal.
Julgue os itens seguintes, que se referem a questões éticas em psicologia.
Ao psicólogo de um órgão público é vedado o atendimento ao funcionário que solicite acompanhamento terapêutico paralelo ao que já venha fazendo em clínica particular, sem o conhecimento do outro psicólogo.
Clara, funcionária pública, queixa-se de dificuldades de relacionamento no trabalho e considera seus colegas oportunistas e hostis. Produz a contento apenas quando existe uma clara ameaça de perdas reais em função da baixa produtividade; falta ao trabalho com freqüência e solicita à chefia compreensão e abono de suas faltas sem justificativa documentada. Periodicamente, apresenta comportamento sedutor de conotação sexual no trabalho. Por vezes, se envolve em propostas de grandes projetos e, outras vezes, demonstra apatia e descaso por tudo que se refere ao trabalho.
Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Com base nas informações apresentadas, é correto concluir que as características pessoais da funcionária são a causa de suas dificuldades de relacionamento no trabalho.
O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
O perfil profissional desejável em um processo de recrutamento e seleção de pessoal é definido pelas habilid a d es téc nic as es pec ializadas e pela responsabilidade do candidato.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
Como a assistência psicológica a crianças e adolescentes é mais eficaz quando envolve conjuntamente a família, um adolescente não deve ser atendido na ausência dos pais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de motivação e satisfação no trabalho, julgue os itens a seguir.
A teoria da eqüidade parte da premissa de que a motivação humana é um processo emocional encoberto, afetivo e totalmente inconsciente.Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.
Na fase de operações formais, espera-se que os adolescentes possam raciocinar além de suas próprias experiências, formular críticas, hipóteses e análises teóricas e fazer julgamentos de valor. Aqueles que começam a questionar decisões de figuras de autoridade e a desafiar valores sociais e religiosos seguidos por eles na infância, provavelmente entraram em desenvolvimento desviante ou delinqüente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...