Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes quanto à importância das relações humanas no contexto de trabalho.
A cultura organizacional exerce influência direta nos modos de atendimento ao público de uma organização.
Um homem de 42 anos de idade buscou o serviço de psicologia com queixas de relacionamento familiar ruim, incluindo brigas freqüentes, com gritos e agressões verbais, tendência ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas. Durante a entrevista inicial, foi observado que ele roía unhas, movimentava braços e pernas na cadeira, tinha um tique na boca e evitava contato olho a olho.
Na situação apresentada acima, julgue os seguintes itens, sob os diferentes enfoques teóricos.
A técnica de reflexão na entrevista para análise funcional da queixa não é utilizada porque implica inferência.
Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição tem cura. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.
A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.
O tratamento da criança deve envolver avaliação e intervenção junto à criança, à família e à escola, considerando que as dificuldades relatadas provavelmente são multideterminadas e não uma limitação da criança.
Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição tem cura. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.
A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.
A atribuição de causalidade pelo fracasso escolar feita pela própria criança é o dado mais relevante entre todos que precisam ser avaliados.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Depois de transcorrido um ano da implantação de um novo sistema de avaliação de desempenho, o gerente de RH de uma determinada empresa considerou importante fazer um diagnóstico do clima da organização. Para executar essa tarefa, foi designada uma equipe de trabalho que assumiu a responsabilidade de cumprir essa missão.
Em relação ao clima e à cultura organizacional, julgue os itens a seguir, considerando a situação hipotética apresentada.
Os valores da organização, considerados por estudiosos desse campo como as bases nas quais a cultura se sustenta, podem ser inferidos a partir dos mitos e dos ritos da organização e dos padrões de comportamento desejáveis, bons e aceitos.
Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição tem cura. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.
A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.
Práticas psicomotoras podem ser bem-sucedidas na intervenção junto a essa criança, porque suas técnicas se aplicam tanto à esfera educativa quanto terapêutica, promovendo a prevenção primária, secundária e terciária.
Psicologia - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
A avaliação de desempenho deve incluir a auto-avaliação e a avaliação do chefe imediato, mas, para apontar os pontos fracos do empregado, apenas as avaliações dos seus superiores devem ser consideradas.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, à luz dos princípios da psicoterapia comportamental cognitiva em grupo.
O trabalho descrito no texto é compatível com os princípios metodológicos de intervenção em grupo.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de motivação e satisfação no trabalho, julgue os itens a seguir.
Os sistemas de recompensas vigentes nas organizações estão apoiados na suposição de que o comportamento humano é controlado fundamentalmente pelas conseqüências.
Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição tem cura. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.
A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.
É possível que a criança seja portadora de déficit da atenção com hiperatividade ou dislexia, ou ambos, porque a disortografia e os outros dados disponíveis sobre ela são compatíveis com as três possibilidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...