Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da psicologia da saúde e da atuação do psicólogo nesse campo, assinale a opção correta.

  • A. Dadas as especificidades de cada profissional, é responsabilidade do psicólogo a prevenção primária e a secundária, ficando a prevenção terciária a cargo do profissional médico.
  • B. O termo psicologia clínica da saúde é utilizado com o fim de ratificar o dualismo mental versus orgânico.
  • C. Na relação de apoio, deve-se considerar, prioritariamente, o ponto de partida da queixa — ou seja, quem é o cliente —, a alteração da relação psicólogo e paciente, e o tempo de intervenção.
  • D. A promoção de saúde engloba ações que almejam contribuir para a diminuição da incidência de doenças, de sua prevalência e das complicações delas advindas.
  • E. Ao psicólogo hospitalar é imputada a obrigatoriedade ética de deliberar sobre a necessidade da intervenção, haja vista a fragilidade do paciente e os limites institucionais.

Em relação às entrevistas clínicas utilizadas para a intervenção no contexto hospitalar, julgue os itens seguintes. No atendimento inicial de transtornos mentais graves, como a depressão e as fobias, o psicólogo utiliza a deflexão e a confrontação como técnicas de entrevista clínica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um homem de cinquenta e quatro anos de idade, portador de um tipo de câncer agressivo, em estadiamento avançado, esteja se recusando a receber assistência médica, embora relate sentir dores fortes, e prefira fazer orações e conversar com familiares. Em face desse caso clínico, julgue os itens que se seguem. O paciente da situação hipotética tem um estilo de enfrentamento focalizado no problema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os serviços especializados que compõem a rede de atenção psicossocial na abordagem a indivíduos com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas incluem

  • A. hospital-dia e grupos de autoajuda.
  • B. núcleo de apoio à saúde da família e centro de convivência e cultura.
  • C. sala de estabilização e unidade de acolhimento.
  • D. serviço de atenção em regime residencial e serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU).
  • E. clínicas especializadas e serviços residenciais terapêuticos.

No que diz respeito aos processos cognitivos, julgue os itens subsequentes. A perspectiva cognitiva experimental foi a primeira que surgiu na psicologia e firmou-se como a abordagem hegemônica entre os psicólogos durante a primeira metade do século XX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um homem de cinquenta e quatro anos de idade, portador de um tipo de câncer agressivo, em estadiamento avançado, esteja se recusando a receber assistência médica, embora relate sentir dores fortes, e prefira fazer orações e conversar com familiares. Em face desse caso clínico, julgue os itens que se seguem. A dor é percebida pelo paciente porque o processo nociceptivo detecta o estímulo álgico por meio de sensores no local do tumor que captam esse estímulo e o conduzem até o cérebro onde ele é percebido como dor, em uma experiência de natureza fisiológica e unidimensional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente com oito anos de idade foi encaminhado para avaliação psicodiagnóstica. O psicólogo recebeu a mãe da criança, que lhe apresentou um relatório médico em que se afirmava que a criança estava sendo encaminhada para avaliação psicodiagnóstica por apresentar dificuldades de aprendizagem, complicações na interação social e na aceitação de regras e limites, agressividade exacerbada, irritabilidade, enurese noturna e bruxismo. A mãe relatou queixas escolares recorrentes, com risco de eventual expulsão da criança, por conta da ocorrência de duas suspensões, nos últimos dois meses, por agressão grave a dois colegas de sala e por ameaças direcionadas à professora. Exames complementares não revelaram quadro ou deficiências orgânicas significativas que justificassem o comportamento da criança.

 No relatório, solicitava-se avaliação psicodiagnóstica. A partir dessa situação, assinale a opção correta acerca do papel do psicólogo e do processo psicodiagnóstico.

  • A. No caso da utilização da técnica de entrevista semidirigida, não cabe ao profissional assinalar vetores que possibilitem ao entrevistado iniciar ou dar continuidade ao relato.
  • B. No caso do referido paciente, a entrevista clínica e o acompanhamento psicológico constituem a técnica e a intervenção recomendadas e necessárias para evitar maiores conflitos emocionais e escolares.
  • C. Diante dos problemas ocorridos no meio escolar, cabe ao psicólogo encaminhar o paciente ao psicopedagogo a fim de que possa ser realizada a avaliação psicológica, bem como os encaminhamentos necessários ao caso.
  • D. Na situação apresentada, a capacidade de insight não deverá ser considerada no caso de uma avaliação psicodiagnóstica, haja vista seus objetivos.
  • E. Durante a realização de entrevista com a mãe, com exceção da técnica de entrevista totalmente livre, cabe ao psicólogo indagá-la sobre aspectos da conduta ou do comportamento da criança que não forem referidos ou mencionados espontaneamente.

No que diz respeito aos processos cognitivos, julgue os itens subsequentes. Um motorista bem treinado que fala ao celular enquanto dirige aloca recursos atencionais focalizados e apresenta processamento serial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem, de cinquenta anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial controlada mediante uso de medicamento, foi preso por desvio de dinheiro e falsificação de documentos na empresa onde trabalhava como gerente. No segundo dia de cárcere, após o detento queixar-se de mal-estar, verificou-se que ele apresentava aumento acentuado na pressão arterial, momento em que recebeu assistência psicológica e médica. Durante o atendimento, o paciente informou que era sedentário, tabagista, consumia bebidas alcoólicas diariamente e que já havia sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena.

Considerando o caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

O atendimento com orientação e incentivo à participação da família do detento seria desnecessário na atuação do psicólogo, uma vez que a hipertensão é uma condição clínica e não comportamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ocorrência de conflitos nas organizações é um fenômeno de ocorrência recorrente. Quanto à forma de lidar com os conflitos, assinale a opção correta.

  • A. A especialização e a interdependência entre áreas não podem ser caracterizadas como fontes de conflito, pois os grupos que se tornam interdependentes passam a ter muitas oportunidades de auxiliar no trabalho dos outros e nos interesses pessoais dos funcionários.
  • B. A gestão dos conflitos interpessoais é facilitada nas organizações públicas brasileiras, dadas as suas especificidades, como a estabilidade de seus servidores.
  • C. A moderna abordagem relacionada à resolução de conflitos considera que estes devem ser evitados, pois suas consequências sobre as interações entre as pessoas são nocivas ao ambiente de trabalho.
  • D. A dificuldade em lidar com conflitos está no desejo de gerenciá-los, pois a troca ou discussão de ideias e de soluções voltadas para as tarefas não é possível, tendo em vista as diferenças de expectativas dos envolvidos.
  • E. A maioria dos conflitos organizacionais surge das relações de poder — permeadas pela desigualdade, dependência ou controle — e nem sempre esses conflitos são explicitados, podendo ser encobertos por razões superficiais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...